PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajude uma pessoa desesperada com a Física

2 participantes

Ir para baixo

Ajude uma pessoa desesperada com a Física Empty Ajude uma pessoa desesperada com a Física

Mensagem por Erlon Cardoso Sáb 16 Jun 2018, 01:40

Olá a todos que estão lendo isso aqui , sou novo no fórum, mas já recorri certas vezes a ele para resoluções de exercícios, não sei se está na categoria correta ou algo do tipo, me perdoem se eu errei em algo no momento da postagem, relevem e se possível corrijam. 

Bom, tenho 17 anos e muita dificuldade com exatas, estudei em colégio público e nunca dei muita bola para aprender nada, passava de ano sempre raspando. Enfim fui um péssimo aluno, só agora me toquei quanta coisa eu perdi com isso.

Acabei o ensino médio, e decidi a pouco tempo em fazer um vestibular de uma universidade da minha cidade e o ENEM, mas percebi que não terei tempo o suficiente para estudar todas os assuntos necessários das matérias, especialmente da matéria de Física que tenho bastante dificuldade.

Queria então perguntar aqui, sei que não é o correto, mas talvez seria uma esperança para mim, as áreas da FÍSICA são todas diretamente interligadas? ou existe alguma área mais isolada da outra? Posso pular uma área para ir focar em outra? ou fazendo isso terei muitos prejuízos?

Acho que dando um exemplo fica melhor de compreender a ideia.
 
Ex: Eu poderia pular ou só estudar o mais básico em Mecânica e partir para estudar Elétrica? Sem ter grandes prejuízos no desenrolar da Elétrica? ou os conteúdos são muito interligados? ou seja, preciso de alguns conhecimentos prévios da mecânica para compreender plenamente a elétrica? ou não necessariamente? (estudei há pouco tempo eletrostática e me deparei com "Força Elétrica", contudo não cheguei a ver Força na Mecânica, pois pulei)

PS: Já terminei de estudar toda a "matemática básica" se é que isso ajuda em algo.

Estou neste momento notando que a Física é uma progressão de conteúdos que serão hora ou outra necessários ao aluno no decorrer da matéria, percebo bastante isso quando pego algumas questões interdisciplinares (que englobam + de uma área da física) fico boiando....

Resumindo tudo o que foi exposto até o momento, gostaria de verdade que alguém que entende realmente de física ou já estudou todas as áreas do ensino médio, possa me dar algumas dicas sobre o que eu deveria fazer nessa situação? Desistir e ver tudo na ordem correta mesmo que não dê tempo? Ver só o que é mais recorrente, mas não ter um entendimento pleno? Ver apenas o básico de cada área? Estou PERDIDASSO!!!!

As Áreas que tenho que ver são: Mecânica, Eletricidade e Magnetismo, Termologia, Óptica, Ondulatória (algumas mais recorrentes do que outras)   

Se você que está lendo puder me informar o que é quesito essencial para o aluno ter antes de aprender cada uma dessas Áreas eu agradeceria muito, muito, muito!

Estou com uma estratégia que consiste em estudar profundamente as áreas (ou apenas certos assuntos delas) que mais caem, mas tenho medo de pular de um bloco menos recorrente para o outro e acabar percebendo que eu precisava do anterior para melhor entendimento, tenho muito medo mesmo :/

O que vocês aconselhariam, já que não tenho tempo para ver todos os assuntos dessas áreas, posso ver cada um sem ordem? ou devo ver o mais importante em cada um? seria mais plausível?

Queria bastante de verdade ver tudo, tudo mesmo, mas não vai ter como :/ 

Grato pela sua atenção! *MELHOR APLICADA A CATEGORIA*

Erlon Cardoso
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/06/2018
Idade : 23
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Ajude uma pessoa desesperada com a Física Empty Re: Ajude uma pessoa desesperada com a Física

Mensagem por Elcioschin Sáb 16 Jun 2018, 02:19

Mecânica e Elétrica parecem totalmente independentes uma da outra mas não é verdade. Existe uma matéria de curso superior que faz analogia entre grandezas mecânicas e grandezas elétricas. Por exemplo, em Mecânica existe o potencial gravitacional (a altura de um corpo em relação à superfície da Terra) e na Eletricidade existe o potencial elétrico (de um corpo carregado, em relação ao potencial elétrico da Terra, considerado nulo). Outros exemplo: a resistência elétrica é equivalente ao atrito mecânico e a corrente elétrica (i = C/s) é equivalente à vazão mássica (kg/s) ou volumétrica (m³/s) da Mecânica. Um capacitor elétrico é equivalente à uma mola na Mecânica. E muito mais!

Noções de Mecânica absolutamente necessárias para estudar eletricidade:
Vetores: adição e subtração. Cálculo de vetor resultante.
Sistema de Unidades de Medida (SI)
Aceleração, Forças, Leis de Newton da Dinâmica, Equações do MRU e MRUV

Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajude uma pessoa desesperada com a Física Empty Re: Ajude uma pessoa desesperada com a Física

Mensagem por Erlon Cardoso Sáb 16 Jun 2018, 17:00

Elcioschin escreveu:Mecânica e Elétrica parecem totalmente independentes uma da outra mas não é verdade. Existe uma matéria de curso superior que faz analogia entre grandezas mecânicas e grandezas elétricas. Por exemplo, em Mecânica existe o potencial gravitacional (a altura de um corpo em relação à superfície da Terra) e na Eletricidade existe o potencial elétrico (de um corpo carregado, em relação ao potencial elétrico da Terra, considerado nulo). Outros exemplo: a resistência elétrica é equivalente ao atrito mecânico e a corrente elétrica (i = C/s) é equivalente à vazão mássica (kg/s) ou volumétrica (m³/s) da Mecânica. Um capacitor elétrico é equivalente à uma mola na Mecânica. E muito mais!

Noções de Mecânica absolutamente necessárias para estudar eletricidade:
Vetores: adição e subtração. Cálculo de vetor resultante.
Sistema de Unidades de Medida (SI)
Aceleração, Forças, Leis de Newton da Dinâmica, Equações do MRU e MRUV

Primeiramente muito obrigado por sua resposta! Wink
Mas se não for pedir muito, o senhor poderia me passar o que eu preciso previamente para aprender estas áreas: 
(não toda área, mas apenas o mais importante de cada uma área) 
 
- Mecânica, Eletricidade e Magnetismo, Termologia, Óptica, Ondulatória

Acabei procurando e percebendo que dentro de uma área certos tópicos não caem no Enem, ou não vem mais caindo tanto... Então decidi pulá-los, portanto sabendo do mais importante/básico de cada área eu consigo ter pleno entendimento dessas áreas? Em qual ordem eu deveria ver estas áreas?

Grato mais uma vez!

Erlon Cardoso
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/06/2018
Idade : 23
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Ajude uma pessoa desesperada com a Física Empty Re: Ajude uma pessoa desesperada com a Física

Mensagem por Elcioschin Sáb 16 Jun 2018, 21:57

Se a sua intenção é somente o ENEM, então estude o que cai mais no ENEM, conforme você percebeu.

Se o seu interesse é a prova do vestibular na sua cidade, você terá que pesquisar o que tem caído nas provas dos últimos anos.

Agora, se você pretende fazer vestibular em outras cidades ou estados, não tem outro jeito: você terá que estudar tudo. E veja, dentro de Mecânica, por exemplo, um assunto depende dentro do outro: se você não dominar MRU e MRUV você não não conseguirá aprender Lançamento Horizontal e Lançamento Oblíquo no vácuo, nem Gravitação
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajude uma pessoa desesperada com a Física Empty Re: Ajude uma pessoa desesperada com a Física

Mensagem por Erlon Cardoso Seg 18 Jun 2018, 23:50

Olá Elcioschin! Meu foco agora realmente é o Enem, fazendo algumas pesquisas, percebi que o que mais cai é Eletricidade e Ondulatória, como agora estou com tempo meio curto até o Enem que é em novembro posso partir para estudar essas matérias sem medo, ou é necessário algo antes para eu ter conhecimento pleno das áreas? 

Estudo Física em casa 4 vzs por semana dando um total de 6h semanais + 4h de exercícios semanais e muito obrigado por sua resposta!

Erlon Cardoso
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 15/06/2018
Idade : 23
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Ajude uma pessoa desesperada com a Física Empty Re: Ajude uma pessoa desesperada com a Física

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos