PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regência - 2 Exercícios Dissertativos

2 participantes

Ir para baixo

Regência - 2 Exercícios Dissertativos Empty Regência - 2 Exercícios Dissertativos

Mensagem por GranTorino Qua 23 maio 2018, 15:17

Olá, gostaria da correção desses 2 exercícios, por favor.

1) Substitua o substantivo destacado por um pronome pessoal.

a) A vítima perdoou seu agressor.
b) Os alunos aspiravam ao sucesso.

RESPOSTA da apostila: a) A vítima lhe perdoou. b) Os alunos aspiravam a ele.
Minha tentativa de respondê-la: a) A vítima perdoou-lhe. b) Os alunos aspiravam-no.


2) Considere as frases a seguir

1. Os detentos agradaram ao diretor da penitenciária.
2. Os detentos agradaram o diretor da penitenciária.

Qual das duas frases seria menos provável, levando-se em conta nossa conhecimento de mundo? Por quê?

Minha tentativa de respondê-la: ( Gostaria de saber se eu perderia algum ponto, caso em uma prova dissertativa eu respondesse exatamente dessa maneira  ) A segunda. Pois é mais fácil os detentos satisfazerem o diretor do que acariciá-lo.

Grato pela ajuda importantíssima!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regência - 2 Exercícios Dissertativos Empty Re: Regência - 2 Exercícios Dissertativos

Mensagem por dd0123 Sex 24 Ago 2018, 22:40

No primeiro exercício você acertou a letra A (não há nada na oração que indique a exclusividade da próclise, sendo também aceito a sua ênclise). Mas a B, você considerou o objeto como objeto direto ao colocar "-no".. Aspirar é, na oração, verbo transitivo indireto. Além disso, você deve se lembrar que "aspirar" faz parte dos verbos transitivos indiretos que não aceitam o "lhe" como seu objeto indireto, logo, "ao sucesso" deve ser substituído por "a ele" (único caso de substituição de objeto para o verbo "aspirar").

O segundo exercício está correto. Eu não vejo nenhum problema em respondê-la dessa maneira, ainda que eu não seja um avaliador..
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 25
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos