PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modelos dissertativos-argumentativos

Ir para baixo

Modelos dissertativos-argumentativos Empty Modelos dissertativos-argumentativos

Mensagem por Convidado Qui 01 Ago 2013, 21:24

Falem ae meus caros!

Vcs sabem onde posso encontrar textos dissertativos-argumentativos como este abaixo?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A ideia é fazer várias cópias pra fazer o estilo de escrita agregar-se à minha pessoa. Mas pra isso eu preciso de um grande volume desses textos, de preferência clássicos, de autores já bem conceituados. Sabem onde eu posso achar um compêndio de textos assim?

Vlw!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Modelos dissertativos-argumentativos Empty Re: Modelos dissertativos-argumentativos

Mensagem por Euclides Qui 01 Ago 2013, 21:48

Olá JHenrique,

esse tipo de texto é o que é comumente pedido nas redações de vestibulares. A estrutura típica é:

- um preâmbulo de um parágrafo sintetizando o assunto que será tratado e indicando onde se pretende chegar.

- o corpo propriamente dito, onde são desenvolvidos os argumentos que caracterizam o problema, ou situação e os argumentos que conduzem ao ponto de vista do redator.

- uma conclusão de um parágrafo que sintetiza as sugestões ou pontos de vista do argumentador.

O estilo deve obedecer à norma culta da língua, não deve conter aspectos subjetivos ("achologia"), evitar o excesso de adjetivação, deve refletir um conhecimento de causa e não meros palpites, pode conter referências históricas ou a estudos e pesquisas que ajudam a substanciar a argumentação.

Na nossa seção de redação muitos colegas postaram suas dissertações sobre variados temas e as submeteram à avaliação dos demais. Você encontrará lá essas redações e algumas opiniões dos leitores. Você mesmo poderá formar sua própria avaliação.

Esse tipo de texto é comumente encontrado todos os dias nos nossos jornais nas colunas de opinião. São escritos por jornalistas experientes com bom domíno do estilo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos