PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

linkage

2 participantes

Ir para baixo

linkage Empty linkage

Mensagem por nudwu92 Sex Abr 20 2018, 20:10

Um indivíduo, com o genótipo AaBb, produz gametas nas seguintes proporções: 25% AB, 25% Ab, 25% aB e 25% ab. Outro indivíduo, com o genótipo DdEe, produz gametas nas seguintes proporções: 50% DE e 50% de. Podemos concluir que:

a) os genes D e E estão ligados e entre eles não ocorre crossing-over.
b) os genes D e E estão ligados e entre eles ocorre crossing-over.
c) os genes D e E segregam-se independentemente e entre eles não ocorre crossing-over.
d) os genes A e B estão ligados e entre eles não ocorre crossing-over.
e) os genes A e B segregam-se independentemente e entre eles ocorre crossing-over.



queria uma explicação das alternativas

nudwu92
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 195
Data de inscrição : 15/05/2017
Idade : 26
Localização : salvadorr

Ir para o topo Ir para baixo

linkage Empty Re: linkage

Mensagem por Hayzel Sh Sex Abr 20 2018, 21:54

a) E e D só podem estar no mesmo cromossomo, para que as possibilidades sejam apenas dois gametas. Esse indivíduo tem os genes D e E no mesmo cromossomo; e os genes d e e no outro cromossomo, homólogo a esse. Se seus gametas sofressem crossing-over, haveria ainda os gametas recombinantes, que seriam De e dE, em menor proporção.

b) Para a proporção ser de 50% para cada gameta parental, não pode haver gametas recombinante. Se ocorre crossing, a proporção seria menor de 50% para os gametas DE e de.

c) Se eles segregassem independentemente, a proporção seria de 25% para cada uma das 4 possibilidades de gameta. Nesse caso, o indivíduo teria dois pares de cromossomos homólogos, e não apenas um par, como é o caso. Em um par de homólogo, um cromossomo teria D e o outro d; no outro par, um deles teria E e o outro e. Mas, pela proporção de 50% para cada um dos 2 gametas, fornecida pelo enunciado, o indivíduo só pode ter dois cromossomos, sendo que há genes diferentes ligados em cada um deles, como eu já expliquei em a).

d) Se estivessem ligados e tivessem sido formados sem crossing-over, haveria apenas duas possibilidades de gametas, e não 4.

e) Como eu expliquei em a), se houvesse crossing-over no indivíduo DdEe, com os genes ligados, haveria, sim, 4 possibilidades de gametas, podem não na mesma proporção (25%) e sim em proporções maiores do gametas parentais em relação aos recombinantes. Não pode ser essa alternativa porque todos eles tem a mesma porcentagem e o crossing-over, na prática, não ocorre com tanta frequência a ponto de produzir gametas recombinantes na mesma proporção do que gametas parentais.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos