Protestantismo e Absolutismo

Ir em baixo

Protestantismo e Absolutismo

Mensagem por Liliana Rodrigues em Sex Mar 16 2018, 16:02

O processo de transformações [...] ocorridas na Europa ocidental, a partir do século XI, culminou no século XVI com uma grande revolução espiritual. Essa revolução, que eclodiu sob a forma de movimentos de contestação à autoridade e ao poder da Igreja de Roma, tomou o nome genérico de Reforma Protestante. O processo histórico que levou à centralização monárquica na Europa ocidental deu origem [...] às monarquias nacionais. [...] Em sua dinâmica [...] o rei continuou a acumular poderes cada vez mais amplos e de maior alcance. Desse processo surgiu, no curso do século XVI, em vários lugares da Europa, um novo tipo de formação política: o Estado absolutista.


Durante o século XVI, a grande revolução espiritual relacionou-se à nova formação política, pois essa revolução

A) dividiu a Europa em dois grandes blocos, o católico, sob a hegemonia da França, e o protestante, sob a da Holanda, países onde se implantou o absolutismo de direito divino.

B) garantiu a transferência das rendas arrecadadas pela Igreja Católica para os Estados monárquicos, o que assegurou o enriquecimento, por exemplo, do Império alemão.

C) não só retardou a consolidação do absolutismo, como na França, devido às guerras de religião, mas também fortaleceu os reis, como no caso da criação da Igreja anglicana na Inglaterra.

D) permitiu aos monarcas a escolha da religião de seus súditos, favorecendo, por exemplo, a afirmação das monarquias absolutistas ibéricas, que aderiram ao protestantismo.

E) estimulou conflitos entre países com religiões diferentes, o que gerou a Guerra dos Trinta Anos e, consequentemente, contribuiu para consolidar o absolutismo no Sacro Império.

Resp: C)
Como as guerras de religião retardou a consolidação do absolutismo na França?

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1848
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 21
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Protestantismo e Absolutismo

Mensagem por Aluna59 em Sex Mar 16 2018, 19:56

Pessoalmente eu achei a questão bem mal formulada, você sabe de qual vestibular ela é? 
Pelo que entendi a questão refere-se ao seguinte contexto: 
A partir de 1560, sob a Regência de Catarina de Medicis, são combatidos os calvinistas. No episódio conhecido como a Noite de São Bartolomeu, são assassinados 20 mil huguenotes (protestantes).Trava a guerra dos três Henriques, entre 1585 e 1589, para garantir a sucessão dinástica. Em 1589 Henrique de Bourbon sobe ao trono e em 1593 converte-se ao catolicismo sob o pretexto de que “Paris vale uma missa”. O seu apogeu é alcançado com Luís XIV, o Rei Sol, entre 1661 e 1715.
A relação de atraso refere-se a diferença de crenças entre as dinastias francesas, haviam reis católicos radicais e reis que se aproximavam dos protestantes (huguenotes), esse conflito é evidenciado na "guerra dos três henriques". 
Eu sei que é confuso, mas pense que tais conflitos internos diminuem a estabilidade do rei, e só terminam quando Henrique Bourbon abandona sua crença protestante para converter-se ao catolicismo e se dedicar a monarquia.
avatar
Aluna59
matadora
matadora

Mensagens : 269
Data de inscrição : 07/09/2016
Idade : 20
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Protestantismo e Absolutismo

Mensagem por Liliana Rodrigues em Ter Mar 27 2018, 21:01

Não lembro com certeza de qual vestibular que é essa questão, mas se não me falha a memória, é de alguma puc. 
Obrigada pela explicação, deu pra entender sim!! Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1848
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 21
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Protestantismo e Absolutismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum