PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modelo atômico de Sommerfield

2 participantes

Ir para baixo

Modelo atômico de Sommerfield Empty Modelo atômico de Sommerfield

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Dom 17 Dez 2017, 15:15

Lembro das minhas aulas de Química, que a professora desmistificou que o modelo atômico representado em filmes, desenhos e séries estava errado, como esse, por exemplo:
Modelo atômico de Sommerfield Modelo-atomico-rutherford
Ela me falou que a primeira camada era uma elipse, a segunda camada era um 8 e a terceira não lembro o que ela disse. Mas eu tento procurar esse modelo atômico na internet e não acho. Alguém pode me ajudar r me esclarece de o porquê simplificarem tanto de ficar errado?
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Modelo atômico de Sommerfield Empty Re: Modelo atômico de Sommerfield

Mensagem por Hume_Mascarenhas Qua 17 Jan 2018, 23:28

A simplificação ocorre por uma questão de praticidade na didática. É mais fácil de se compreender os princípios básicos observando-se esse modelo ''rutherfordiano de cinema''. 

A dualidade onda-partícula de Broglie e a incerteza de Heisenberg ensinam que as partículas comportam-se ora como matéria ora como energia e que não podemos especificar simultaneamente a posição e a velocidade de uma partícula num exato momento. Portanto, o modelo atual baseia-se em regiões probabilísticas, cujas órbitas (conceito introduzido por Schrödinger) seriam as regiões de máxima probabilidade.



Se quiser se aprofundar mais sobre o assunto, sugiro que leia sobre Paul Dirac. Ele determinou os chamados números quânticos que dizem respeito a provável localização em uma região orbital. 



Espero ter ajudado
Att    V.M

Hume_Mascarenhas
Hume_Mascarenhas
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 17/01/2018
Idade : 26
Localização : Guarulhos, SP, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos