PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calculo de consumo médio

2 participantes

Ir para baixo

Calculo de consumo médio Empty Calculo de consumo médio

Mensagem por Cliany Sex 10 Nov 2017, 11:19

Bom dia, estou fazendo um TCC onde foi construido um desidratador de alimentos, nos resultados preciso colocar o consumo médio do desidratador, basicamente foi assim que fiz os testes:

O protótipo tem dois grupos de consumo energético: o primeiro fixo que é o sistema de ventilação + termostato que tem potencia total de 17 W
O segundo variável que o um resistor de 1000 W que é acionado pela comutação do relê do termostato.
Nos testes eu selecionei algumas faixas de temperatura, como 60 °C, por exemplo, e observei por 10 minutos qual seria o tempo que o resistor ficou ativo para manter essa temperatura. Nesse cas
o foi 3,88 min, após isso eu multipliquei por 6 (razão entre 60 e 10) para ter o tempo que o resistor ficou ativo em 1 hora.
Com isso eu tive o seguinte resultado:
23,28 min que o resistor necessita ficar ativo para manter a temperatura por 1 hora.
Com esses dados eu usei a fórmula: Energia = potência x tempo
Onde potência é 1 kW (resistor)
energia = kWh
tempo = horas
Com esses 23,28 min (0,388 h) eu posso dizer então que o consumo de energia do resistor em 1 hora foi de 0,388 kWh.
Isso somando ao consumo fixo (0,017 kWh - 17 W de potência) eu posso dizer que o desidratador tem um consumo médio de 0,405 kWh/h. Sabendo que o kWh para público alvo do projeto está cotado pela LIGHT em 58 centavos, posso dizer que o preço pelo gasto energético por hora é de 23 centavos por hora.

Precisaria de alguém que pudesse avaliar a linha de raciocínio para ver se está correta. O TCC é de téc em química, por isso as dúvidas frente a essa área.

Cliany
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/11/2017
Idade : 31
Localização : Barra Mansa, Rj.

Ir para o topo Ir para baixo

Calculo de consumo médio Empty Re: Calculo de consumo médio

Mensagem por JoaoGabriel Dom 10 Dez 2017, 22:28

Estou entendendo que, quando você fala que é um resistor de 1000W, é um resistor que dissipa 1000W quando aplicada tensão nominal, que deve ser o caso. Portanto ao meu ver está correto considerar este valor.

Eu consideraria da seguinte maneira:

Tempo ligado = 3,88 min = (3,88/60) h = 0,065 h

E = P*t --> E = (1kW+0,017kW)*(0,065h) = 0,066 kWh 

Se o custo da energia for 0,58 R$/kWh, haverá um gasto de 0,066*0,58 = R$ 0,038, por cada ciclo de 10 minutos.

Em uma hora, após 6 ciclos de 10 minutos, o consumo totalizará 6*0,038 = R$ 0,23.
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos