PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espelho concavo

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Espelho concavo  Empty Espelho concavo

Mensagem por Texaco1 Sex 31 Mar 2017, 01:58

No século III a.C., Arquimedes teria liderado guerreiros da Sicília – na época pertencente à Magna Grécia – na defesa da cidade de Siracusa, vítima constante de ataques marítimos de frotas romanas. Conta-se que ele instalava na região costeira da ilha espelhos ustórios (ou incendiários), que consistiam em enormes calotas esféricas, polidas na parte interna (côncava), que “concentravam” os raios solares, produzindo fogo nas galeras inimigas. O esquema a seguir representa um desses espelhos, em operação de acordo com as condições de Gauss, e a trajetória seguida pela luz até um ponto fatal P, de alta concentração energética. Supondo-se conhecidos os comprimentos d e h, determine o raio de curvatura do espelho:
Espelho concavo  T954czB

Esse raio D converge de novo para o ponto P então eu pensei q fosse o centro de curvatura propriamente dito dai seria R=(d²-h²)^1/2 mas deu isso
Texaco1
Texaco1
Padawan
Padawan

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/06/2016
Idade : 25
Localização : PG, PR, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Espelho concavo  Empty Re: Espelho concavo

Mensagem por CaiqueF Sex 31 Mar 2017, 02:05

Você ta confundindo foco com centro de curvatura. Lembre-se que o foco fica na metade da distancia entre o centro de curvatura e o vértice
CaiqueF
CaiqueF
Monitor
Monitor

Mensagens : 1237
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 28
Localização : Salvador -> São Carlos

Ir para o topo Ir para baixo

Espelho concavo  Empty Re: Espelho concavo

Mensagem por Texaco1 Sex 31 Mar 2017, 02:17

CaiqueF escreveu:Você ta confundindo foco com centro de curvatura. Lembre-se que o foco fica na metade da distancia entre o centro de curvatura e o vértice
Mesmo assim meu bom se a imagem está se formando no foco não faz sentido nenhum até agora pra mim kkk
Texaco1
Texaco1
Padawan
Padawan

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/06/2016
Idade : 25
Localização : PG, PR, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Espelho concavo  Empty Re: Espelho concavo

Mensagem por CaiqueF Sex 31 Mar 2017, 02:23

Texaco1 escreveu:Mesmo assim meu bom se a imagem está se formando no foco não faz sentido nenhum até agora pra mim kkk

Os raios estão convergindo para o ponto P, que fica na mesma vertical do foco. Logo
f² + h² = d²
f = (d²-h²)^(1/2)

Porem, a distancia R do centro de curvatura é 2f, assim:
R = 2(d²-h²)^(1/2)
CaiqueF
CaiqueF
Monitor
Monitor

Mensagens : 1237
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 28
Localização : Salvador -> São Carlos

Ir para o topo Ir para baixo

Espelho concavo  Empty Re: Espelho concavo

Mensagem por Texaco1 Sex 31 Mar 2017, 02:26

CaiqueF escreveu:
Texaco1 escreveu:Mesmo assim meu bom se a imagem está se formando no foco não faz sentido nenhum até agora pra mim kkk

Os raios estão convergindo para o ponto P, que fica na mesma vertical do foco. Logo
f² + h² = d²
f = (d²-h²)^(1/2)

Porem, a distancia R do centro de curvatura é 2f, assim:
R = 2(d²-h²)^(1/2)

LULZ não sabia q existia desses raios de incidência convergiam para um outro foco fora do eixo mt obrigado =D
Texaco1
Texaco1
Padawan
Padawan

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/06/2016
Idade : 25
Localização : PG, PR, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Espelho concavo  Empty Re: Espelho concavo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos