PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grupos Funcionais

2 participantes

Ir para baixo

Grupos Funcionais Empty Grupos Funcionais

Mensagem por JulieSouza Qui 06 Out 2016, 19:55

Em pacientes com suspeita de dengue, não é recomendada a utilização de antitérmicos e analgésicos a base de acido acetil salicílico (aspirina), por causar aumento do risco de hemorragia. Um medicamento substituto é paracetamol,um composto polifuncional,cuja formula é: 
[img]Grupos Funcionais Imgf000002_0001pic hosting[/img]

a) álcool e amida 
b) fenol,amina e cetona. 
c) álcool,amina e cetona. 
d) fenol e amida.



O gabarito indica a alternativa D.
JulieSouza
JulieSouza
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/06/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos Funcionais Empty Re: Grupos Funcionais

Mensagem por AleeZl Qui 06 Out 2016, 19:57

D, de fato.

A questão acaba não perguntando as funções orgânicas (pelo menos não está explicito no texto acima), mas pelas alternativas, é o que é possível deduzir.

OH ligado em um anel benzênico é fenol. A amida está em R-CON.

Grupos Funcionais 14uw95c
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos Funcionais Empty Re: Grupos Funcionais

Mensagem por JulieSouza Qui 06 Out 2016, 20:45

AleeZl escreveu:D, de fato.

A questão acaba não perguntando as funções orgânicas (pelo menos não está explicito no texto acima), mas pelas alternativas, é o que é possível deduzir.

OH ligado em um anel benzênico é fenol. A amida está em R-CON.

Grupos Funcionais 14uw95c

Desculpe-me! Nem percebi que postei a questão de forma incompleta, mas que bom que você entendeu...
Entendi sua resposta. No caso, a minha dificuldade ficou em encontrar a cadeia principal. Pelo o que eu entendi, você considerou o benzeno como cadeia principal e apenas a hidroxila como grupo funcional dos fenóis. Entendi corretamente?
JulieSouza
JulieSouza
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/06/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos Funcionais Empty Re: Grupos Funcionais

Mensagem por AleeZl Qui 06 Out 2016, 21:12

JulieSouza,

Atente-se sempre a definição dos grupos e das funções orgânicas. Se há um OH ligado ao benzeno, ele será um fenol.

Pelo que entendi, a sua dúvida está relacionada a: "com mais de uma função na cadeia, em qual dou prioridade para encontrar a principal (e consequentemente achar a nomenclatura)? Por qual 'ponta' começo?"

Existe uma ordem de prioridade [IUPAC] de funções orgânicas em cadeias mistas (cadeias com mais de uma função), isto é, uma função x na presença de y, se y for prioritário, a contagem começará por ele.

Veja a seguinte tabela:
Grupos Funcionais 243fclx

Então é bem simples: se você tiver, por exemplo, um ácido carboxílico e um éter na mesma molécula, sua cadeia iniciará pelo carbono mais perto do ácido, pois este é prioridade em relação ao éter.

No caso do exemplo acima, temos fenol e amida. Veja na tabela: a amida é prioritária em relação ao fenol, isto é, a cadeia começa pela parte mais perto da amida.

Uma resposta objetiva para essa sua última pergunta: Apesar da alternativa 'd' ter colocado primeiro "fenol" e depois "amida", isso não indica, necessariamente, que a cadeia inicia no fenol. Nesse caso, a cadeia principal começa na amida. Como o grupo OH está ligado apenas ao benzeno, então temos também a função fenol. Então eu analisei primeiro a amida e depois o fenol.
Grupos Funcionais Iy2xip

Espero que tenha esclarecido.
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos Funcionais Empty Re: Grupos Funcionais

Mensagem por JulieSouza Sex 07 Out 2016, 18:43

AleeZl escreveu:JulieSouza,

Atente-se sempre a definição dos grupos e das funções orgânicas. Se há um OH ligado ao benzeno, ele será um fenol.

Pelo que entendi, a sua dúvida está relacionada a: "com mais de uma função na cadeia, em qual dou prioridade para encontrar a principal (e consequentemente achar a nomenclatura)? Por qual 'ponta' começo?"

Existe uma ordem de prioridade [IUPAC] de funções orgânicas em cadeias mistas (cadeias com mais de uma função), isto é, uma função x na presença de y, se y for prioritário, a contagem começará por ele.

Veja a seguinte tabela:
Grupos Funcionais 243fclx

Então é bem simples: se você tiver, por exemplo, um ácido carboxílico e um éter na mesma molécula, sua cadeia iniciará pelo carbono mais perto do ácido, pois este é prioridade em relação ao éter.

No caso do exemplo acima, temos fenol e amida. Veja na tabela: a amida é prioritária em relação ao fenol, isto é, a cadeia começa pela parte mais perto da amida.

Uma resposta objetiva para essa sua última pergunta: Apesar da alternativa 'd' ter colocado primeiro "fenol" e depois "amida", isso não indica, necessariamente, que a cadeia inicia no fenol. Nesse caso, a cadeia principal começa na amida. Como o grupo OH está ligado apenas ao benzeno, então temos também a função fenol. Então eu analisei primeiro a amida e depois o fenol.
Grupos Funcionais Iy2xip

Espero que tenha esclarecido.

A minha dúvida foi causada pelo fato de que, caso eu considerasse o benzeno como cadeia principal, eu teria as funções orgânicas álcool, amina e cetona. Não consigo perceber por que isso não é possível.
Suas respostas são muito completas e bem feitas, obrigado pela atenção e parabéns pela dedicação.
JulieSouza
JulieSouza
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/06/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos Funcionais Empty Re: Grupos Funcionais

Mensagem por AleeZl Sex 07 Out 2016, 20:02

JulieSouza,

Agradeço o elogio. Verei se consigo sanar essa dúvida abaixo, sendo mais objetivo.

"Por que não posso considerar a cadeia principal sendo o benzeno e não ter a função álcool, amina e cetona?"

A resposta, na verdade, é bem parecida com as de cima: os GRUPOS FUNCIONAIS (desta vez me refiro aos grupos, não funções), têm também uma ordem de prioridade, por exemplo: se numa molécula eu tenho OH ligado diretamente em um benzeno, ele será um fenol, pois a definição de fenol é que haja uma hidroxila (-OH) ligado diretamente a um anel benzênico, mesmo que a cadeia comece pelo OH: lembre-se de ver o "todo", quem está ligado a quem, e não apenas parte por parte da cadeia (olhar os grupos, seja qual for, de modo isolado, é como se você considerasse que o resto da cadeia não existe).

Nesse caso acima, não podemos ter uma amina porque há uma dupla "O" ligada ao carbono e este ligado ao nitrogênio, e se temos isso, a AMIDA é prioritária sobre AMINA. Assim como as funções, os grupos funcionais também têm uma ordem de prioridade, como mencionei antes. Veja:

Grupos Funcionais 16j3l9c

A tabela mostra que, se temos um N ligado ao H, ele pode ser OU uma AMIDA OU uma AMINA. Se houver uma dupla "O" no carbono do nitrogênio ele será essencialmente uma AMIDA, pois ela é prioritária em relação a AMINA.

A resposta de não poder ser uma cetona é que, entre cetona e amida, se tivermos a amida, ela será prioritária, logo, será o grupo considerado. O que eu preciso frisar é: veja sempre o TODO e não os grupos separados, isso fará você enxergar mais de uma função, e o que vai determinar qual é a função correta, são as prioridades da tabela acima.

Essa é uma questão que confunde bastante os alunos. A dica de ver o "todo" é a mais importante a ser considerada. Talvez isso tenha respondido a sua dúvida.

Tenho um link bem interessante caso queira ler um pouco mais sobre: http://www2.iq.usp.br/pos-graduacao/images/documentos_pae/2sem2009/quimica_organica/ricardo.pdf
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos Funcionais Empty Re: Grupos Funcionais

Mensagem por JulieSouza Sáb 08 Out 2016, 09:01

AleeZl escreveu:JulieSouza,

Agradeço o elogio. Verei se consigo sanar essa dúvida abaixo, sendo mais objetivo.

"Por que não posso considerar a cadeia principal sendo o benzeno e não ter a função álcool, amina e cetona?"

A resposta, na verdade, é bem parecida com as de cima: os GRUPOS FUNCIONAIS (desta vez me refiro aos grupos, não funções), têm também uma ordem de prioridade, por exemplo: se numa molécula eu tenho OH ligado diretamente em um benzeno, ele será um fenol, pois a definição de fenol é que haja uma hidroxila (-OH) ligado diretamente a um anel benzênico, mesmo que a cadeia comece pelo OH: lembre-se de ver o "todo", quem está ligado a quem, e não apenas parte por parte da cadeia (olhar os grupos, seja qual for, de modo isolado, é como se você considerasse que o resto da cadeia não existe).

Nesse caso acima, não podemos ter uma amina porque há uma dupla "O" ligada ao carbono e este ligado ao nitrogênio, e se temos isso, a AMIDA é prioritária sobre AMINA. Assim como as funções, os grupos funcionais também têm uma ordem de prioridade, como mencionei antes. Veja:

Grupos Funcionais 16j3l9c

A tabela mostra que, se temos um N ligado ao H, ele pode ser OU uma AMIDA OU uma AMINA. Se houver uma dupla "O" no carbono do nitrogênio ele será essencialmente uma AMIDA, pois ela é prioritária em relação a AMINA.

A resposta de não poder ser uma cetona é que, entre cetona e amida, se tivermos a amida, ela será prioritária, logo, será o grupo considerado. O que eu preciso frisar é: veja sempre o TODO e não os grupos separados, isso fará você enxergar mais de uma função, e o que vai determinar qual é a função correta, são as prioridades da tabela acima.

Essa é uma questão que confunde bastante os alunos. A dica de ver o "todo" é a mais importante a ser considerada. Talvez isso tenha respondido a sua dúvida.

Tenho um link bem interessante caso queira ler um pouco mais sobre: http://www2.iq.usp.br/pos-graduacao/images/documentos_pae/2sem2009/quimica_organica/ricardo.pdf
Caramba... parabéns por ter um conhecimento tão amplo! Não deixou passar nada! Acho que nenhum professor chegou a citar algo assim, muito menos vi alguma menção a isso nos livros... Tentarei manter essas tabelas em mente.
Muito obrigado pelas respostas completas, consegui entender tudo.
JulieSouza
JulieSouza
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/06/2016
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos Funcionais Empty Re: Grupos Funcionais

Mensagem por AleeZl Sáb 08 Out 2016, 09:29

JulieSouza,

Muito obrigado!

Eu tive bastante dificuldade nessa matéria há um ano (nunca tinha visto no E.M., literalmente), mas acabei persistindo e passei a compreender melhor. A prática sempre é um ponto forte, e assim como você fez, tirar as dúvidas (por mínimas que sejam), ajudam a consolidar o que foi aprendido, tal como eu também venho fazendo aqui no fórum.

Continue nessa caminhada.

Bons estudos!
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Grupos Funcionais Empty Re: Grupos Funcionais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos