PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise e probabilidade juntas (com dúvida)

2 participantes

Ir para baixo

Análise e probabilidade juntas (com dúvida) Empty Análise e probabilidade juntas (com dúvida)

Mensagem por pandamaou Sáb 07 maio 2016, 16:27

Em um exame com 45 questões, tendo cada uma 5 opções de escolha, com uma alternativa certa apenas, a probabilidade de um candidato acertar 30 questões no chute é:


Fiz combinação de 45, tomados a 30 e multipliquei por 0,2^45, mas não tinha essa resposta e a única coisa semelhante era multiplicar a combinação por 0,8^15 e 0,2^30. Nesse caso, também, se houvesse uma duplicada com 0,8^45 e 0,2^45 eu me sentiria mais confortável para marcar, pois pensaria que é a chance de estar errado vs a chance de não estar errado, em todas as questões. Aí eu lembrei que isso envolveria, talvez, a parte de negação de Bayes, alguém poderia me explicar - sempre carreguei essa dúvida - sobre por que tenho (caso seja isso mesmo, é claro, posso ter me enganado) que multiplicar pela chance de ter errado?

pandamaou
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 79
Localização : Viçosa, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Análise e probabilidade juntas (com dúvida) Empty Re: Análise e probabilidade juntas (com dúvida)

Mensagem por gabrieldpb Dom 08 maio 2016, 03:01

Oi amigo, tudo bem?

Você tem C(45,30) formas de escolher as 30 questões que você irá chutar, conforme você mesmo disse. Cada uma delas, você terá uma probabilidade de 0,2 de acontecer, resultando numa probabilidade de 0.2^{30}. Porém, para cada uma das 15 questões resultantes - que já foram automaticamente determinadas - você tem uma probabilidade de 0,8 de errar no chute, que no final resultará numa chance 0.8^{15} de acontecer. Tomando a probabilidade concomitante de tudo isso acontecer, você tem uma probabilidade final de 
P=\binom{45}{30}0.2^{30}0.8^{15}

Abraço!
gabrieldpb
gabrieldpb
Fera
Fera

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos