PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Enem contribuiu com o ensino superior?

+14
studies0001
Xnessax
Kobalt42
Nina Luizet
PedroCunha
BrunoGiu
Elom Binn
sidgarcia
anaclaracn
Christian M. Martins
Fito42
jobaalbuquerque
Diaz
Euclides
18 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Convidado Qui 03 Dez 2015, 22:38

Ao longo desse primeiro semestre na faculdade de engenharia venho reparando que alguns dos meus colegas (80% da turma para ser mais específico) tem grande dificuldade na área de exatas. Alguns não sabem **expressão de baixo calão** nenhuma a diferença entre molécula e átomo, outros não sabem que -1 é maior que -2 e que não é possível dividir duas matrizes, etc. No entanto boa parte da turma provém da escola pública por meio de cotas raciais ou/e financeiras. Enfim, a minha questão a ser levantada é se a adesão da prova do Enem pelas universidades federais como meio único de ingresso à mesma diminuiu o nível do ensino público superior? Gostaria de ler os comentários de vocês a respeito desse assunto, por exemplo, a mesma situação ocorre aí no sul e sudeste do Brasil?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Euclides Qui 03 Dez 2015, 23:02

Boa pergunta e fico curioso com as avaliações dos colegas. Uma Universidade de alto nível se faz com instalações, equipamentos e material humano (professores e alunos).

Pergunta minha: cada escola não tem autonomia para fixar sua nota de corte?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Diaz Sex 04 Dez 2015, 00:32

Minha opinião para parte do problema principalmente na região norte.: Diferente do resto do país aqui na região Norte não é difícil você entrar em um curso de Engenharia pelo Enem, apesar das notas de corte serem relativamente ''altas'' na primeira chamada muitas dessas pessoas que passam nem são daqui da região (A maior nota de corte ano passado foi Eng. Civil com 713 pontos em AC) apenas colocam, pois vêem que não irão passar nas universidades de seu estado, isso ocasiona muitas listas de espera e revela a verdadeira nota de corte considerando apenas os candidatos do nosso estado, lembram daquela nota de corte de 713? Ela caiu até 640 no decorrer da lista de espera (Ufam considera Matemática, CN,CL e Red como peso 2 para Eng.) então isso mostra como é a realidade do Ens. Médio no AM (Claro existem exceções) PS: Isso é em AC imagine em Cotas.
Outro motivo é que aqui parece que só existe Direito e Medicina, os cursos de Eng. não são muito respeitados, pois não são tão dificultosos de entrar (Geralmente alguém que nem tem tanta afinidade com exatas mas vê que não vai conseguir passar em Dir, Med ou Odonto opta por cursar Eng.) e isso acaba criando alunos que apenas estão ali por ''Status''. E não acaba por aí, além de tudo isso existem aqueles que vieram com a síndrome do Ens. Médio achando que tudo vai ser igual como era, com os professores dando tudo de mão beijada, sem esforço, sem ter que correr atrás de professor, com professor dando ponto por lista, com muitos resumos, provas só com questões de vestibulares e definitivamente não é assim, cria assim então o aluno que não aceita a realidade da faculdade e decidi ir para lá só p dizer ''Sou universitário''. E por último as escolas aqui correm muito atrás de aprovação, pô até aí tudo bem, preparam o aluno e tudo mais, porém com a motivação errada, iludem o aluno falando que a faculdade vai mudar sua vida, faculdade é tudo que você precisa, que ela vai fazer tudo por você e sim a universidade te dá uma gama de oportunidades incríveis, mas só se você se destacar e correr atrás. O aluno passa o Ens. Médio ouvindo que tem que passar para a universidade, quando ele chega lá adivinha o que ele quer? Só passar de período que nem no Ens. Médio.

Esses são os motivos que observei, claro que temos exceções, porém infelizmente são exceções e não maioria.

E para mim umas maneiras de melhorar isso seria óbvio a educação e mudando essa ideologia de ''Temos que passar, pois faculdade/diploma é tudo que eu preciso'' para ''Tenho que passar, pois quero aprender mais e usar tudo que aprendi para desenvolver e ajudar a sociedade'' não precisamos de mais máquinas de passar de período e sim de pessoas que queiram inovar e fazer a diferença. E uma solução de curto prazo para mim seria ter uma nota mínima de corte.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Euclides Sex 04 Dez 2015, 00:43

Diaz escreveu:Minha opinião para parte do problema principalmente na região norte.: Diferente do resto do país aqui na região Norte não é difícil você entrar em um curso de Engenharia pelo Enem, apesar das notas de corte serem relativamente ''altas'' na primeira chamada muitas dessas pessoas que passam nem são daqui da região (A maior nota de corte ano passado foi Eng. Civil com 713 pontos em AC) apenas colocam, pois vêem que não irão passar nas universidades de seu estado, isso ocasiona muitas listas de espera e revela a verdadeira nota de corte considerando apenas os candidatos do nosso estado, lembram daquela nota de corte de 713? Ela caiu até 640 no decorrer da lista de espera.....

Em resumo:

1) as escolas tentam fixar níveis altos
2) as escolas federais precisam preencher todas as vagas
3) os alunos da região não alcançam os objetivos
4) os níveis são forçosamente baixados

resultado: problemas sérios no ensino médio fazem fracassar as metas das escolas federais. (meio comum no país todo).

O ensino médio é o maior problema educacional no Brasil.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Diaz Sex 04 Dez 2015, 01:06

Infelizmente. Aqui em Manaus a escola que ficou em primeiro lugar baseado na Nota no Enem e entre os 100 primeiros no Nacional tem apenas 15 alunos no 3o Ano, essas escolas fazem tudo por reputação e nome. :/
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Euclides Sex 04 Dez 2015, 01:32

Diaz,

eu me decidi a me dedicar a este fórum quando tive a certeza de que ao jovem brasileiro era mais fácil ter acesso a um computador e à internet do que a boas escolas. Infelizmente temos de usar um provedor que (embora nestes anos tenha sido leal e competente) pode a qualquer momento desistir, falir ou tirar-nos o espaço.

Usamos o LaTeX da CodeCogs por uma magnífica compreensão do seu proprietário (na Inglaterra) que decidiu autorizar-me graciosamente, sem custos (espero que nunca se arrependa disso).

Temos a colaboração valiosa e voluntária de excelentes e bons amigos que aqui estão todos os dias distribuindo sua boa vontade e competência. Sou obrigado a citar todos os rapazes e garotas que atuam e atuaram como monitores e colaboradores, O Raimundo Pereira, Medeiros, Ivomilton, Jota R, e meus parceiros de sempre, José Carlos e Elcioschin.

Um projeto de custo zero (tinha de ser) e lucro zero. Movido a boa vontade. Eu preciso sentir que somos uma ajuda válida e os depoimentos espontâneos que recebemos me mantém firme.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Convidado Sex 04 Dez 2015, 01:46

Caro Euclides, o pir2 é um diferencial na vida dos estudantes, nem me imagino sem este fórum nas rotinas diárias dos meus estudos. E Diaz obrigado pelo comentário, infelizmente muitos alunos de outras regiões do Brasil apenas jogam suas notas nas universidades daqui do norte para complementar na lista de aprovação e como consequência disto temos  diversas listas de 2º chamada ao longo do ano. E outra, a federal onde estudo é bem ''boazinha'' com os estudantes de engenharia, por exemplo nós temos aulas de reforço para cálculo 1 e 2 e as questões das provas são retiradas das listas de exercícios que resolvemos. Enfim, a educação pública em geral vive uma situação precária por conclusão.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Convidado Sex 04 Dez 2015, 08:09

É bem isso que o pessoal falou mesmo. 

Não consigo imaginar hoje um ENEM composto majoritariamente de questões difíceis, até porque quem se forma no Ensino Médio não está preparado para responder determinadas questões de matemática, por exemplo. Ainda que nos "ensinem" o que é uma função bijetora no primeiro ano do EM, sairemos de lá sem saber o que esse termo significa, pois a escola trabalha com um método de ensino ineficaz e burro, em que você só precisa do conteúdo até o momento da prova. Se um aluno de escola pública vai prestar o ENEM, é com essa mentalidade que ele vai: fracionando os objetivos em estudar -> fazer a prova -> esquecer.

O maior legado que a escola poderia deixar para um estudante que vai entrar no ensino superior é o autodidatismo. Não nos tornaremos cidadãos se não tivermos a capacidade de aprender e avaliar informações por nós mesmos. Mas infelizmente nem isso ela oferece. 

A realidade de hoje já foi apresentada pelos outros membros. O que temos que fazer é nos reservar ao nosso trabalho. Não ficar achando que faculdade é lugar de justiça, de fazer amizades, etc. Devemos ir lá, fazer o que temos que fazer e não ficar criando expectativas sobre colegas e professores. Para ser o melhor profissional, você não precisa da melhor universidade (guardadas as devidas proporções), do melhor professor, dos melhores colegas de turma, você só precisa fazer por merecer. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por jobaalbuquerque Sex 04 Dez 2015, 11:15

O que percebo é como o ensino no Brasil é defasado; eu estudei em escola particular mas não morava na capital do meu estado (MA), aí que tá um contraste absurdo no ensino que é passado em diferentes regiões de um mesmo estado, e uma diferença ainda maior quando se compara as públicas com as privadas. Acho que aqui no fórum muitos membros moram ou moravam em cidades interioranas e é de saber que muitas escolas municipais, estaduais aprovam seus alunos, apenas por isso, porquê assim é repassado mais verba às mesmas, seja pela Fundeb ou qualquer outro capital, percebem? Uma quantidade enorme de alunos vem se arrastando desde o ensino fundamental por motivos políticos de terceiros e o que é pior, que alguns professores tornam-se responsáveis por isso, não querendo em nenhum momento tirar responsabilidade de estudante, não é isso, mas é gritante o quão pífia acaba sendo a maior parte da educação por aqui. Retomando a questão do ENEM, basta ver o ranking que é divulgado das melhores escolas, as mais bem colocadas sem contestação são as privadas, por mérito claro, aí se analisarmos as primeiras públicas são os institutos federais, que acredito possuírem uma administração diferente...com isso o "Exame Nacional do Ensino Médio", que tanto o Ministério da Educação rasga de elogios só mostra a irresponsabilidade que é tratado o ensino; que realmente leva ótimos alunos pra medicina, direito, engenharias (e essa é a ordem dos status nas faculdades), mas os que acertam 145, 150 questões de 180, com um aproveitamento assim, não são as cotas que vão fazer estarem em um mesmo nível estudantes de realidades diferentes


Última edição por jobaalbuquerque em Sex 04 Dez 2015, 14:15, editado 1 vez(es)
jobaalbuquerque
jobaalbuquerque
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 510
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 27
Localização : sao luis

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Fito42 Sex 04 Dez 2015, 14:02

          Acho que o próprio estilo do vestibular brasileiro é um erro. Mesmo a FUVEST não seleciona os alunos mais interessados e com conhecimento pro ativo. A parte teórica do "vestibular" dos EUA, por exemplo, é considerado mais fácil que a prova do ENEM, mas o processo seletivo vai muito além de um caderno de questões. Há inúmeras entrevistas e análises dos candidatos de tal forma a selecionar aqueles realmente interessados em algum desenvolvimento científico, em pesquisas etc. Creio que se compararmos o conhecimento teórico dos alunos de engenharia daqui e dos EUA nos primeiros anos de curso, ganharíamos fácil. A questão é, por quê eles conseguem nos ultrapassar? O que fazemos de errado ou deixamos de fazer?
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos