PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Enem contribuiu com o ensino superior?

+14
studies0001
Xnessax
Kobalt42
Nina Luizet
PedroCunha
BrunoGiu
Elom Binn
sidgarcia
anaclaracn
Christian M. Martins
Fito42
jobaalbuquerque
Diaz
Euclides
18 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Convidado Qui 03 Dez 2015, 22:38

Relembrando a primeira mensagem :

Ao longo desse primeiro semestre na faculdade de engenharia venho reparando que alguns dos meus colegas (80% da turma para ser mais específico) tem grande dificuldade na área de exatas. Alguns não sabem **expressão de baixo calão** nenhuma a diferença entre molécula e átomo, outros não sabem que -1 é maior que -2 e que não é possível dividir duas matrizes, etc. No entanto boa parte da turma provém da escola pública por meio de cotas raciais ou/e financeiras. Enfim, a minha questão a ser levantada é se a adesão da prova do Enem pelas universidades federais como meio único de ingresso à mesma diminuiu o nível do ensino público superior? Gostaria de ler os comentários de vocês a respeito desse assunto, por exemplo, a mesma situação ocorre aí no sul e sudeste do Brasil?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Euclides Sex 04 Dez 2015, 14:19

A discussão sobre a educação e o ensino é sempre necessária dada a sua decorrente importância fundamental para o país.

Não basta discutir como ensinar, métodos são obviamente relevantes, mas é preciso saber para quê ensinar. O que se espera da educação? Ensinam-se os jovens para que fim? O que a nação espera desse investimento? Só quem fixa metas pode perseguir um resultado.

A resposta a essas perguntas vai definir o conteúdo e eventualmente os métodos. Vai definir o que é fundamental para formar um cidadão pleno e o que é complementar e preparatório para qualificá-lo a prosseguir numa graduação profissional.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Christian M. Martins Sex 04 Dez 2015, 15:59

Vou contribuir apenas informando-lhes a situação das universidades gaúchas:

Aqui no RS, para ser BEM sincero, os cursos de Universidades Federais que apresentam maior densidade de concorrentes (como Medicina, Psicologia e as Engenharias mais disputadas) são os únicos que aprovam um número relativamente grande de pessoas que entram com uma boa base teórica.

Os outros cursos, e cursos de universidades particulares (inclusive aquelas que todo brasileiro conhece e diz ser ÓTIMA, como a PUCRS), aprovam pessoas com conhecimento NULO; decrescendo MUITO a qualidade das aulas.

A saída para o gaúcho que quer fazer um curso menos concorrido, ou uma universidade particular, é estudar muito em casa, como complementação às aulas; o problema é que, em geral, os estudantes desses cursos/universidades não tem desejo algum de fazer isso. Por fim, chega-se ao resultado final do defesado ensino brasileiro: essas universidades acabam aprovando pessoas incapazes de exercer sua profissão.

Deixo vocês com uma frase que o estudante gaúcho dessas áreas que citei ama dizer: "Para que vou estudar isso e aquilo? Nunca vou usar no meu trabalho!"
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Convidado Sex 04 Dez 2015, 17:24

Vocês viram essa iniciativa do governo japonês em pedir o cancelamento de cursos de humanas? Eu até apoio, embora o ato seja um pouco radical. Tem muito estudante de humanas que só fica vegetando e ainda se acha o super inteligente. É claro que o que eu estou falando não é um julgamento científico, é particular.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Euclides Sex 04 Dez 2015, 17:31

Dezotti, você me surpreendeu!

Tem muito estudante de humanas que só fica vegetando e ainda se acha o super inteligente
isto está bem preconceituoso!

Você não acha que o mercado de trabalho seja quem deve regular essas demandas? Extinguir cursos de Ciências Políticas, Direito e Economia, contribui para diminuir a "inteligentsia" de um país.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Convidado Sex 04 Dez 2015, 17:48

Euclides escreveu:Dezotti, você me surpreendeu!

Tem muito estudante de humanas que só fica vegetando e ainda se acha o super inteligente
isto está bem preconceituoso!

Você não acha que o mercado de trabalho seja quem deve regular essas demandas? Extinguir cursos de Ciências Políticas, Direito e Economia, contribui para diminuir a "inteligentsia" de um país.

Eu sei que é preconceituoso. Comecei a pensar quando notei um número razoável de estudantes de humanas com camisetas de apologia ao consumo de maconha, nos perímetros da universidade de londrina. Não quero que meu filho seja educado por um professor de história que consumiu drogas na faculdade.
Sei que soa como uma generalização, mas não estou afirmando assim. O mercado de trabalho atua regulando essas demandas sim, e como eu havia afirmado, foi um pouco radical a decisão do Japão. Um país burocrático como o Brasil seria duramente prejudicado com a ausência dos profissionais de humanas, tanto na área pública quanto na privada. No geral, o que eu estou querendo dizer é que os cursos de humanas tem que exigir mais dos alunos.
Enfim, é um julgamento. E eu sei que é preconceituoso.  

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por anaclaracn Sex 04 Dez 2015, 23:50

Oi? Cancelar cursos de humanas? Qual vai ser a vantagem de cancelar esses cursos essenciais para o convívio em sociedade e a formação de indivíduos críticos?
(Fazendo um parênteses aqui, essa discussão me lembrou do tema da redação da UERJ esse ano: a necessidade de conhecer experiências históricas de violência e opressão, para a construção de uma sociedade mais democrática.)
É "compreensível" essa decisão do Japão, o país quer mais e mais mão de obra especializada para trabalhar em suas fábricas.
Aliás, acho triste essa generalização de que estudante de humanas é vagabundo e maconheiro.

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por sidgarcia Sáb 05 Dez 2015, 00:37

Bate em Harvard e pede para cancelarem as humanas...
sidgarcia
sidgarcia
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/06/2015
Idade : 30
Localização : Jales - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Elom Binn Sáb 05 Dez 2015, 08:46

Esse tópico me cheira o mais puro preconceito.
PQ não entraram no ime ou ita se queriam escolas de alto padrão ?

E ainda apagaram meu comentário.

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 38
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por BrunoGiu Sáb 05 Dez 2015, 10:52

Vou ter que concordar com a Ana Clara. Nem todo estudante de humanas é esse "pseudointelectual" que não estuda, tampouco as faculdades devem ser mais exigentes pra deixar o aluno na rédea curta. 

Acho que a vida pessoal do indivíduo não deve se misturar com a profissional, certo? Se o professor do seu filho fumou maconha na universidade, isso vai impedir ele de dar uma educação de qualidade ao seu filho? Não né? Foi uma decisão dele usar, e não vai mudar nada. :bom:
BrunoGiu
BrunoGiu
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/02/2015
Idade : 25
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por PedroCunha Sáb 05 Dez 2015, 12:30

Isso realmente é ofensivo. Aqui na UFV o preconceito com o curso de Ciências Sociais chegou a tamanhas proporções que os estudantes do citado curso fizeram uma carta aberta à toda a faculdade, expondo a situação deles, o preconceito existente e mais importante: a importância do seu curso .

Essa ideia de que estudantes de exatas são mais inteligentes, ou ainda que um engenheiro, por exemplo, não precisa de uma base humana, é ridícula e ultrapassada. O pensamento crítico é uma habilidade necessária para qualquer cidadão .

O Brasil pode estar ruim agora, mas afirmo com toda certeza que se uma medida semelhante aquela que está tramitando no Japão fosse aprovada aqui, a situação pioraria de uma maneira inimaginável. Essa medida soa como uma afronta à democracia.

É a minha opinião.
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O Enem contribuiu com o ensino superior? - Página 2 Empty Re: O Enem contribuiu com o ensino superior?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos