PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo?

3 participantes

Ir para baixo

Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo? Empty Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo?

Mensagem por Fósforos Malone Dom 15 Mar 2015, 17:07

Oi pessoal do fórum, esse é meu primeiro post aqui, então se eu falar alguma besteira me desculpem tá? hehe
Galera, terminei a escola ano passado e estou morando em outra cidade, mas não trabalho, só estou estudando por conta própria no momento. Sempre fui bom aluno, mas sempre fui meio nervoso, fiz ENEM ano passado, mas não consegui passar na federal pq o nervosismo me ferrou bastante. Mas ano passado, no 3rão, fiz a prova do ITA, estudava em escola pública e isso me atrapalhou pois a preparação lá era quase nula em termos de qualquer vestibular, só pra ter uma ideia, nunca tive aula de química nem de física com professores formados nessas disciplinas. Fiz a prova do ITA, mas sabia muito pouco de tudo q caiu, parecia coisa de outro mundo. Mas msm assim continuo estudando, o problema é q não trabalho e acabei de fazer 18 anos e os outros vivem me dizendo o q fazer. Desde os primeiros dias do ano, decidi dedicar esse ano só pra estudar em casa, pois não tenho como pagar cursinho, falei isso pra minha mãe e ela meio q ficou indiferente, mas dá pra ver q ela não tá nem aí pra isso.  Sad 
   Enfim, agora q tenho 18, todo mundo me chama de vagabundo e me manda arrumar emprego, falam q a vida é mais do q estudar e enchem minha paciência. Minha mãe me dá um dinheiro por mês pra eu me manter, mas é pouco, pq as condições não são nada boas. E como já falei tenho alguns problemas de nervosismo e fico pensando q se eu passar o ano trabalhando talvez não consiga passar nem na federal. Vi depoimentos de muitos aprovados no ITA, mas nenhum deles trabalhava, e alguns diziam q se vc quer passar no ITA tem q se dedicar só pro ITA e q não dá pra conciliar trabalho e preparação. Gostaria de saber o q vcs acham disso, se poderiam me dar alguma sugestão a respeito, pois me sinto muito mal com tudo isso, já pensei em desistir algumas vezes, mas a vontade de ser iteano me faz querer tentar de novo e de novo. Alguma sugestão? Muito obrigado a todos. Rolling Eyes
Fósforos Malone
Fósforos Malone
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2014
Idade : 27
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo? Empty Re: Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo?

Mensagem por Orihara Dom 15 Mar 2015, 18:16

Olá jovem, tudo certo?

Vou lhe contar um pouco da minha história:

conheci o ITA no final do ano passado, já com meus 19 anos e há um ano longe da escola. O meu ensino médio todo tive de estudar e trabalhar e com isso não conseguia focar meu rendimento 100% nos estudos, e como minha escola não era das melhores (mesma situação que a sua) tinha um conhecimento bem fraco nas matérias que caem no ITA. No início desse ano, ainda trabalhava (falo aqui do mês de Janeiro) e decidi estudar com foco para o ITA, trabalhava oito horas e meia por dia como desenvolvedor de sistemas e ao voltar pra casa, restava-me quase 5 horas para estudar durante a noite.
Foi necessário somente um mês para eu perceber que não é a melhor situação você decidir estudar para o ITA e trabalhar ao mesmo tempo. É uma quantidade enorme de conteúdo a ser aprendida, vista minha base fraca, em pouco tempo. Foi então que, no mês de Fevereiro saí do emprego, e posso dizer com propriedade que meu rendimento está infinitamente superior ao que tinha alguns meses atrás enquanto trabalhava.

Agora com minha história finalizada, vou destacar alguns pontos que podem ser de seu interesse:

- não dê bola para quem lhe chama de vagabundo por estudar. Cada um tem seus sonhos e ambições na vida. Talvez o deles seja comprar um carro aos 18 anos, porém o seu é passar em uma faculdade e se tornar um engenheiro aos 23 anos;
- o único problema de não trabalhar, é você não ter sua independência financeira. Eu não senti tanto esse problema pois não costumava sair direto, então não fez falta de certa forma;
- alguns cursinhos são muito caros realmente, porém há uma opção online criada pelo site do Kuadro com mensalidades bem acessíveis;
- talvez há a possibilidade de conciliar trabalho com os estudos, porém na situação em que me encontro, não tem como visto que preciso aprender praticamente todo o conteúdo que cai na prova;
- para o nervosismo, uma opção é pegar simulados e fazê-los de forma cronometrada, simulando a prova real... assim no dia da prova para você será apenas mais um simulado.

Material, orientações e tudo o que você precisa pra passar no ITA tem na internet e de graça, então a maior parte vem da sua vontade de ir atrás e fazer seu tempo valer a pena.

Sei que ficou grande, mas espero que lhe possa ajudar de certa forma. Estamos juntos nessa batalha!

Desculpa qualquer erro de gramática ou concordância, porém espero que a mensagem que quis passar tenha ficado clara.

Bons estudos!
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo? Empty Re: Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo?

Mensagem por 88sude Dom 15 Mar 2015, 19:35

Eu trabalho cerca de 9h por dia , tirando as 2 horas de transporte público .
 Eu queria ITA também, mas no meu caso realmente não tenho condições , tenho que me bancar porque se eu não pagar o aluguel vou pra rua, minha mãe e meu pai moram longe de mim e também não tem condições nem de pagar o próprio financiamento da casa. 
As dicas que eu te dou: aproveite enquanto você pode e estude, mas estude muito.

- quando alguém te chamar de vagabundo nem dá bola, vagabundo é quem não faz nada. Estudar é uma tarefa árdua, se fosse coisa de vagabundo teria um monte de vagabundo na faculdade.


- trabalho e estudo -> é dureza, mas pro ITA acho que não tem como não . Falo por mim , desisti do ITA porque vi que não tinha chances, hoje venho estudando pra USP ( que também está difícil ...)

- pra ansiedade é só praticando mesmo =/

Boa sorte nos estudos !
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo? Empty Re: Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo?

Mensagem por Fósforos Malone Seg 16 Mar 2015, 12:31

Muito obrigado pessoal!!! Bons estudos pra vcs tbm.:tiv:
Fósforos Malone
Fósforos Malone
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2014
Idade : 27
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo? Empty Re: Estudar pro ITA e trabalhar ao mesmo tempo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos