PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por quanto tempo estudar um mesmo assunto?

2 participantes

Ir para baixo

Por quanto tempo estudar um mesmo assunto? Empty Por quanto tempo estudar um mesmo assunto?

Mensagem por TrailRunner Ter 12 Abr 2016, 14:14

Fala galera beleza?

Bom esse ano eu estou estudando por conta própria, comprei alguns livros nos 'sebos', e estou montando um acervo de arquivos digitais também.

Como eu trabalho, só tenho 3 horas por dia para me dedicar aos estudos. Montei um horário de estudos no qual estava estudando 2 horas por dia cada matéria. Estava assim: 1 hr teoria 1 hr atividade. Após essas 2 horas passava para outra matéria e fazia a mesma coisa. No caso como são apenas 3 horas por dia no outro dia eu continuo as 1 hora restantes da matéria.

Achei esse método um pouco ruim porque as vezes  eu estudava 1 hr determinada matéria e quando dava +- 1:30~1:40h da mesma matéria estudada eu ficava cansado de ver aquele mesmo conteúdo por muito tempo e não absorvia tantas informações mais.

Ajustei essa semana o horário para que nos primeiros dias eu apenas estude a teoria, ou seja vai ser 1 hr de cada matéria somente teoria, após termina esse ciclo eu volto apenas fazendo as atividades da matéria.

Ai que entra a GRANDE DÚVIDA de tudo isso.

Quanto tempo (dias, aulas) estudar um mesmo assunto? Por exemplo na parte de humanas, tenho bastante dificuldade, principalmente história, que requer bastante interpretação e entendimento do assunto. As vezes acho que fica apenas em atividades por 1 hora pode não ser suficiente, e fico com aquela dúvida se passo para o próximo assunto ou insisto no mesmo até aprender.

E sempre bate aquele pensamento, o tempo está passando, daqui alguns meses é a prova do Enem e não vou ter visto todo conteúdo programado.

Alguém da uma luz, o que fazer diante dessa situação? Abraço!
TrailRunner
TrailRunner
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Por quanto tempo estudar um mesmo assunto? Empty Re: Por quanto tempo estudar um mesmo assunto?

Mensagem por Diaz Ter 12 Abr 2016, 14:54

Olá Psychodelic!

Bom, existem vários métodos de estudo e técnicas diferentes. A parte mais difícil na jornada de estudar sozinho é identificar qual método, livros, técnicas trazem a maior eficiência para você! Você estudando usando o tempo como unidade, já tentou estudar por objetivo? E outra já direcionou seu foco? Por exemplo quantos vestibulares irá tentar? Para qual curso? Isso é fundamental numa preparação! Pois ajuda a definir a estratégia, pq a prova do Enem é bem diferente da USP e sem contar que a prova do Enem tem suas próprias peculiaridades pelo sistema pesos (cada univ. tem o seu para cada curso) e pelo sistema TRI. Por exemplo: Se você quiser Eng, a prova de matemática e CN terá um peso maior. Antes de estudar é necessário ter algumas prioridades de matérias e assuntos! Seu foco é somente Enem? Qual curso? Qual universidades? O seu calendário e horário de estudos devem ser feitos baseados nessas perguntas. Caso queira compartilhar posso fazer uma resposta mais completa para sua pergunta inicial.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Por quanto tempo estudar um mesmo assunto? Empty Re: Por quanto tempo estudar um mesmo assunto?

Mensagem por Diaz Ter 12 Abr 2016, 15:01

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Leia este tópico pode ajudar tbm.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por TrailRunner Ter 12 Abr 2016, 18:27

Obrigado pela respostas Diaz. respondendo suas perguntas. Pretendo fazer somente ENEM mesmo, até porque não tenho como fazer para alguma universidade fora de Belo Horizonte, não tenho condições para sair daqui. O foco é Cefet ou uma privada, no caso a PUC Minas. UFMG pelo que pesquisei Eng. civil é tempo integral, ou seja, como trabalho não poderia fazer a mesma. Se largo o trabalho, não tenho alguém para me ajudar. 
Para ingressar no Cefet ou na Puc o que vale mesmo é a maior nota de corte, não sendo necessário ir melhor em uma determinada matéria.
TrailRunner
TrailRunner
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo