PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força magnética [EN 2008]

2 participantes

Ir para baixo

Força magnética [EN 2008] Empty Força magnética [EN 2008]

Mensagem por ASPIRA 11 Seg 28 Out 2013, 17:36

Uma partícula eletrizada de massa m e carga elétrica +q é lançada, com velocidade V= ( v.cosθ).i + ( v.senθ).j, no interior de um campo magnético uniforme B=Bo.i [Bo = constante]. Despreze a ação da gravidade. O trabalho realizado pela força magnética, que atua sobre a partícula, em um intervalo de tempo ∆t, é

a) q.v²Bo(senθ).(cosθ).∆t
b) q.v².bo.(cosθ).∆t
c) q.v.Bo.∆t
d) zero
e) q.v.Bo².(cosθ).∆t                 

obs: i ( componente vetorial de X) ; j ( componente vetorial de Y)  e Bo = campo magnético cnstante.

Esta questão  consegui responder pela lógica: A quesão q eu encontrei foi a mesma da alternativa A, porém  partindo do pré-suposto que  o campo Bo esta na mesma  direção  da velocidade Vx , consequêntemente o  angulo entre eles é zero, logo   sen0º= 0 e cos0º= 1 

EQUAÇÃO:  q.V².Bo( sen0º).(cos0º) = zero

Eu gostaria de saber se meu raciocínio está certo, assim como a equaçao que eu  encontrei?

Qualuer dúvia  pode  me perguntar.

resp: D
ASPIRA 11
ASPIRA 11
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Força magnética [EN 2008] Empty Re: Força magnética [EN 2008]

Mensagem por Giovana Martins Hoje à(s) 15:12

Esta questão é a forma complicada daquele modelo de questão mais fácil que versa sobre o trabalho da força magnética perpendicular ao deslocamento da partícula. Quando estamos trabalhando apenas com o módulo das forças, acaba que o problema se torna simples, pois teremos de imediato cos(90°), o que tornará nula a expressão do trabalho.

Aqui acontecerá a mesma coisa, só que primeiro deve ser realizada a álgebra vetorial tendo em vista o fato de a velocidade e o campo magnético terem sido fornecidos na forma vetorial.

A partir da forma vetorial da força magnética:

\[\mathrm{\overset{\to }{F}_M=q\left(\overset{\to }{v}\times \overset{\to}{B}\right )}\]

O símbolo x representa um produto vetorial, e não uma multiplicação.

Assim:

\[\mathrm{\overset{\to }{F}_M=q \begin{vmatrix}\mathrm{\hat{i}} &\mathrm{\hat{j}}  &\mathrm{\hat{k}}  \\ \mathrm{vcos(\theta)} &\mathrm{vsin(\theta )}  &0  \\ \mathrm{B_0} &0  &0  \\ \end{vmatrix}=-qvB_0sin(\theta )\hat{k}}\]

A força magnética, portanto, é perpendicular ao vetor velocidade ao vetor campo magnético.

O trabalho da força magnética pode ser escrito como:

\[\mathrm{\tau =\overset{\to }{F}_M\cdot \overset{\to }{\ell }=F_M\ell cos(\theta) }\]

O símbolo · representa um produto escalar, e não uma multiplicação.

Como o vetor força magnética é perpendicular ao vetor velocidade e, portanto, ao vetor deslocamento, logo, θ = 90°, tal que o trabalho da força magnética é nula.

Grande Mestre
Grande Mestre

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo