Força magnética [EN 2008]
2 participantes
PiR2 :: Questões Especiais :: Escolas Militares :: Física
Página 1 de 1
Força magnética [EN 2008]
Uma partícula eletrizada de massa m e carga elétrica +q é lançada, com velocidade V= ( v.cosθ).i + ( v.senθ).j, no interior de um campo magnético uniforme B=Bo.i [Bo = constante]. Despreze a ação da gravidade. O trabalho realizado pela força magnética, que atua sobre a partícula, em um intervalo de tempo ∆t, é
a) q.v²Bo(senθ).(cosθ).∆t
b) q.v².bo.(cosθ).∆t
c) q.v.Bo.∆t
d) zero
e) q.v.Bo².(cosθ).∆t
obs: i ( componente vetorial de X) ; j ( componente vetorial de Y) e Bo = campo magnético cnstante.
Esta questão consegui responder pela lógica: A quesão q eu encontrei foi a mesma da alternativa A, porém partindo do pré-suposto que o campo Bo esta na mesma direção da velocidade Vx , consequêntemente o angulo entre eles é zero, logo sen0º= 0 e cos0º= 1
EQUAÇÃO: q.V².Bo( sen0º).(cos0º) = zero
Eu gostaria de saber se meu raciocínio está certo, assim como a equaçao que eu encontrei?
Qualuer dúvia pode me perguntar.
resp: D
a) q.v²Bo(senθ).(cosθ).∆t
b) q.v².bo.(cosθ).∆t
c) q.v.Bo.∆t
d) zero
e) q.v.Bo².(cosθ).∆t
obs: i ( componente vetorial de X) ; j ( componente vetorial de Y) e Bo = campo magnético cnstante.
Esta questão consegui responder pela lógica: A quesão q eu encontrei foi a mesma da alternativa A, porém partindo do pré-suposto que o campo Bo esta na mesma direção da velocidade Vx , consequêntemente o angulo entre eles é zero, logo sen0º= 0 e cos0º= 1
EQUAÇÃO: q.V².Bo( sen0º).(cos0º) = zero
Eu gostaria de saber se meu raciocínio está certo, assim como a equaçao que eu encontrei?
Qualuer dúvia pode me perguntar.
resp: D
ASPIRA 11- Recebeu o sabre de luz
Giovana Martins gosta desta mensagem
Re: Força magnética [EN 2008]
Esta questão é a forma complicada daquele modelo de questão mais fácil que versa sobre o trabalho da força magnética perpendicular ao deslocamento da partícula. Quando estamos trabalhando apenas com o módulo das forças, acaba que o problema se torna simples, pois teremos de imediato cos(90°), o que tornará nula a expressão do trabalho.
Aqui acontecerá a mesma coisa, só que primeiro deve ser realizada a álgebra vetorial tendo em vista o fato de a velocidade e o campo magnético terem sido fornecidos na forma vetorial.
A partir da forma vetorial da força magnética:
\[\mathrm{\overset{\to }{F}_M=q\left(\overset{\to }{v}\times \overset{\to}{B}\right )}\]
O símbolo x representa um produto vetorial, e não uma multiplicação.
Assim:
\[\mathrm{\overset{\to }{F}_M=q \begin{vmatrix}\mathrm{\hat{i}} &\mathrm{\hat{j}} &\mathrm{\hat{k}} \\ \mathrm{vcos(\theta)} &\mathrm{vsin(\theta )} &0 \\ \mathrm{B_0} &0 &0 \\ \end{vmatrix}=-qvB_0sin(\theta )\hat{k}}\]
A força magnética, portanto, é perpendicular ao vetor velocidade ao vetor campo magnético.
O trabalho da força magnética pode ser escrito como:
\[\mathrm{\tau =\overset{\to }{F}_M\cdot \overset{\to }{\ell }=F_M\ell cos(\theta) }\]
O símbolo · representa um produto escalar, e não uma multiplicação.
Como o vetor força magnética é perpendicular ao vetor velocidade e, portanto, ao vetor deslocamento, logo, θ = 90°, tal que o trabalho da força magnética é nula.