PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalho da força elétrica.

2 participantes

Ir para baixo

Trabalho da força elétrica. Empty Trabalho da força elétrica.

Mensagem por numberbaby123 Sex 06 Jun 2014, 08:22

Um dipolo elétrico (cargas pontuais +q e -q separadas pela distância d) encontra-se num campo elétrico uniforme, de intensidade E, como mostra a figura; o ângulo teta entre a reta que une as cargas (orientada de -q para q e o sentido do campo elétrico é medido no sentido anti-horário (a partir do sentido do campo). Um agente externo que desloque o dipolo da posição TETA= 0° para a posição TETA= 180° realiza um trabalho igual a:
a) qEd.
b)-qEd.
c)2qEd.
d)-2qEd.
e)zero.


Trabalho da força elétrica. 10416844_895736073776303_2088350440_n
numberbaby123
numberbaby123
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 16/04/2014
Idade : 30
Localização : rio de janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força elétrica. Empty Re: Trabalho da força elétrica.

Mensagem por Elcioschin Sex 06 Jun 2014, 11:14

Note que:

1) Durante toda a movimentação da carga +q ela fica sujeita a uma força elétrica Fe = q.E no mesmo sentido do campo elétrico uniforme (da esquerda para a direita).

2) Durante toda a movimentação da carga -q ela NÃO fica sujeita a uma força elétrica, porque ela está fora da região de campo uniforme.

Logo, a força externa F = Fe realiza um trabalho positivo (ela tem mesmo sentido do movimento de +q) dado por:

Distância percorrida por +q (no mesmo sentido do campo) = d

W = F.d ---> W = Fe.d ----> W = q.E.d

Você tem o gabarito?
Se tem, deveria tê-lo postado, obedecendo a Regra XI do fórum!!!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71991
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força elétrica. Empty Re: Trabalho da força elétrica.

Mensagem por numberbaby123 Sex 06 Jun 2014, 11:57

Mestre o gabarito é 2qEd, e eu não sei como chegar a este resultado, afinal o que me atrapalha muito é quando o trabalho envolve o ângulo. Eu estava conseguindo fazer todas as questões do livro que envolvia o trabalho de uma força elétrica. Quando veio essa questão que envolve ângulo eu me matei pra fazer ela mas não consegui de jeito nenhum...

ENFIM, O RESULTADO DA 2qEd!!! Me ajuda mestree.
numberbaby123
numberbaby123
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 16/04/2014
Idade : 30
Localização : rio de janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força elétrica. Empty Re: Trabalho da força elétrica.

Mensagem por Elcioschin Dom 08 Jun 2014, 17:41

Seu desenho não aparece mais. Vou aproveitar o desenho do tópico bloqueado.

Seja N a posição, na figura, da carga +q e P o da carga -q.
Seja M o ponto onde NP corta o limite inferior do campo uniforme.

Na posição mostrada, a força elétrica que age em +q vale Fe = q.E e tem o mesmo sentido do campo (da esquerda para a direita).

Na carga - q não existe esta força elétrica, pois ele não está na região do campo uniforme.

Para a carga +q se movimentar no sentido oposto ao do campo, o agente externo deve exercer uma força contrária à força Fe (da direita para a esquerda) ---> |F| = |Fe|

Faça agora 1 novo desenho:

Com centro em M e raio MN trace um arco de circunferência no sentido horário, até encontrar a reta limite inferior do campo em N': esta é a posição do ponto N para θ = 0º

Com o mesmo centro e mesmo raio trace outro arco no sentido anti-horário, até encontrar a mesma reta limite em N": esta é a posição do ponto N para  θ = 180º

Com centro em M e raio MP trace um arco de circunferência no sentido horário, até encontrar a reta limite inferior do campo em P': esta é a posição do ponto P para θ = 0º

Com o mesmo centro e mesmo raio trace outro arco no sentido anti-horário, até encontrar a mesma reta limite em P": esta é a posição do ponto P para  θ = 180.

Note que P'N' = N"P" = d

A força F = q.E somente realiza trabalho no sentido do movimento (sentido oposto ao do campo)

Logo ---> W = F.d ----> W = q.E.d

Assim, não concordo com o gabarito
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71991
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho da força elétrica. Empty Re: Trabalho da força elétrica.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos