PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gráficos de mudança de estado físico

2 participantes

Ir para baixo

Gráficos de mudança de estado físico Empty Gráficos de mudança de estado físico

Mensagem por lip3mp3 Sex 31 Jan 2014, 22:59

Galera, meu professor falou uma coisa que me fez questionar parte do que eu entendi sobre esses gráficos

Primeiro, ele disse que em uma mistura heterogênea entre dois sólidos podem haver dois pontos de fusão... Por que seria isso? Porque um derrete antes do outro?
Se isso acontece, por que então não acontece com a agua + sal? Por exemplo, a água vai evaporar e depois o sal vai entrar em ebulição, bem depois. Entendo que é uma mistura homogênea, mas por que nas homogêneas, ao invés de a temperatura de ebulição* ser constante, é variável e também não há dois pontos de ebulição(água e depois sal)?
Não achei nenhum livro de química de ensino médio daqui de casa que dissesse isso...
Obrigado!

lip3mp3
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 34
Localização : jp

Ir para o topo Ir para baixo

Gráficos de mudança de estado físico Empty Re: Gráficos de mudança de estado físico

Mensagem por Euclides Sáb 01 Fev 2014, 00:00

Uma mistura heterogênea é no "final das contas" um "amontoado de coisas". Um copo cheio de cubos de gelo e cubos de chumbo contém uma mistura heterogênea. Nesse tipo de mistura as substâncias que compoem as fases não interagem e, se aquecida a mistura, cada substância desenvolve seu comportamento natural.

Nas misturas homogêneas já ocorre alguma interação entre as moléculas das substâncias, não distinguimos fases e o comportamento durante o aquecimento pode apresentar-se como na figura abaixo:

Gráficos de mudança de estado físico 0y8d

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gráficos de mudança de estado físico Empty Re: Gráficos de mudança de estado físico

Mensagem por lip3mp3 Sáb 01 Fev 2014, 17:44

Valeu Euclides! Mas por exemplo, se houver uma solução de NaCl+ H2O, o ponto de fusão será próximo ou longe de 100ºC? Porque eu entendo que quando a água chegar a próximo de 100ºC ela vai evaporar, mas não o sal, então como a solução sofreu ebulição se um dos componentes não? Considera-se a ebulição do solvente?

lip3mp3
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 34
Localização : jp

Ir para o topo Ir para baixo

Gráficos de mudança de estado físico Empty Re: Gráficos de mudança de estado físico

Mensagem por Euclides Sáb 01 Fev 2014, 18:07

Uma solução de NaCl+H2O tem o ponto de ebulição aumentado.

"Um líquido ferve à temperatura na qual sua pressão de vapor é igual à pressão atmosférica.
A pressão de vapor de uma solução a cada temperatura diminui como resultado da
presença de um soluto e assim é necessário aquecer a solução a uma temperatura mais alta,
a fim de alcançar seu ponto de ebulição. A figura abaixo apresenta o que foi dito"

Gráficos de mudança de estado físico D7tw

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gráficos de mudança de estado físico Empty Re: Gráficos de mudança de estado físico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos