PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Circunferência e reta

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Circunferência e reta - Página 2 Empty Circunferência e reta

Mensagem por Gabrieldrago Seg 02 Dez 2013, 18:10

Relembrando a primeira mensagem :

Consideremos o ponto A ( -1 , 5 ) e a reta (s) de equação x + y - 3 = 0. Determine a equação da circunferência de raio r= 5 u.c que passa por A e tem centro na reta (s).
Gab: (x+5)² + (y-8 )² = 25 e (x-2)² + (y-1)² = 25

Bom, eu tentei primeiramente fazer distância de ponto a ponto, tendo essa distância que seria o raio, igualei o raio à distância do centro, o qual chamei de ( x , y ) até o ponto A ( que está contido na circunferência ) .Fazendo isso achei (x+1)² + (y-5)² = 25 ... Depois,tentei substituir o X da reta que tem o centro, pelo y dessa equação, ou seja pus y = 3 - x ( a partir daqui não sei se fiz correto ) ... Deu uma equação do segundo grau maluca ,ou seja, não era pra substituir rsrs ,mas , não sei o que devo fazer . Se alguém puder ajudar agradeço =D!

Gabrieldrago
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 23/11/2013
Idade : 28
Localização : Vitória, Espirito Santo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Circunferência e reta - Página 2 Empty Re: Circunferência e reta

Mensagem por PedroCunha Qua 04 Dez 2013, 09:05

Ah sim.

O enunciado diz que a circunferência passa pelo ponto A e tem centro na reta s, certo?

O centro da circunferência é C(xo,yo) que é igual à x + y - 3 = 0. Isolando a variável y, temos: y = 3 - x ou yo = 3 - xo. Sabendo que a distância do centro da circunferência à um ponto qualquer da mesma é igual ao raio, podemos aplicar a fórmula da distância entre dois pontos, ficando com:

(-1 - xo)² + [5 - (- xo + 3)]² = 5² 


É isso.


Att.,
Pedro
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos