PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mega Sena

3 participantes

Ir para baixo

Mega Sena Empty Mega Sena

Mensagem por tkueda Dom 29 Set 2013, 19:17

A população brasileira sabe, pelo menos intuitivamente, que a probabilidade de acertar as seis dezenas da mega sena não é zero, mas é quase. Mesmo assim, milhões de pessoas são atraídas por essa loteria, especialmente quando o prêmio se acumula em valores altos. Até junho de 2009, cada aposta de seis dezenas, pertencentes ao conjunto {01, 02, 03, ..., 59, 60}, custava R$ 1,50.

Considere que uma pessoa decida apostar exatamente R$ 126,00 e que esteja mais interessada em acertar apenas cinco das seis dezenas da mega sena, justamente pela dificuldade desta última. Nesse caso, é melhor que essa pessoa faça 84 apostas de seis dezenas diferentes, que não tenham cinco números em comum, do que uma única aposta com nove dezenas, porque a probabilidade de acertar a quina no segundo caso em relação ao primeiro é, aproximadamente,

A) 1 vez menor.
B) 2 vez menor.
C) 4 vezes menor.
D) 9 vezes menor.
E) 14 vezes menor.

Gabarito:

Resolução: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/anglo/2010/enem/02/q171.pdf

Nao estou conseguindo entender pq o numero de possibilidades de acertar uma quina é Combinaçao de 6 em 5.
E pq p/ acertar a quina apostando 9 numero é Combinaçao de 9 em 5

a Mega sena tem 6 numeros premiados. Se eu usar combinaçao dos 6 premiados em 5 espaços para calcular o numero de possiblidaades de quinas, na minha cabeça fica faltando alguma coisa.. e os numeros nao premiados? minha cabeça ta fritando e nao encontro uma resposta



tkueda
Jedi
Jedi

Mensagens : 253
Data de inscrição : 10/02/2013
Idade : 30
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

Mega Sena Empty Re: Mega Sena

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 29 Set 2013, 23:04

Não fica.. pense bem. O sorteio vai "escolher" 5 números dentre os 6 que você apostou, ou dentre 9 no segundo caso.

De quantas formas ele pode escolher isso? Ou seja, de quantas formas você pode ganhar uma quina (5-upla) dentre 6 números ou 9 números?
Combinação de 6 tomados 5 a 5 e de 9 tomados 5 a 5, respectivamente.

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mega Sena Empty Re: Mega Sena

Mensagem por tkueda Seg 30 Set 2013, 09:21

Entendi o caso de 6 numeros
E p/ o caso de 9 numeros, fazer C9,5 não estaríamos considerando 9 números premiados e agrupando-os de 5 em 5?
Não teria que ser Combinação de 6 em 5 vezes Permutação de 9? C6,5 x 9!

tkueda
Jedi
Jedi

Mensagens : 253
Data de inscrição : 10/02/2013
Idade : 30
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

Mega Sena Empty Re: Mega Sena

Mensagem por Gabriel Rodrigues Ter 01 Out 2013, 17:54

Não, creio que não. É mais ou menos assim: 
você escolherá 9 números. Se você ganhar a quina, será uma 5-upla dentro desses 9 números que você escolheu. Lembre-se que, num espaço amostral equiprovável, a probabilidade de um evento ocorrer é: 

P = n° de elementos favoráveis / n° de elementos totais

Estamos focando no primeiro. De quantas formas você pode ganhar a quina se escolher 9 números? Bem, será o número de modos de agrupar 5 elementos dentre esses 9: 

C9,5

Fazendo isso, estamos considerando os 9 números escolhidos. Agrupamos de 5 em 5 para saber quantas são as formas de ganhar na quina. 
Daí, teriamos que dividir pelo espaço amostral. (mas não é necessário, já que é mesmo para os dois eventos e eles vão ser cancelados na divisão). 

Por que quer fazer C6,5 . 9! ?

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mega Sena Empty Re: Mega Sena

Mensagem por tkueda Ter 01 Out 2013, 19:43

Eu consegui compreender seu raciocínio, mas eu fico com uma pulga atras da orelha.. sinto que falta alguma coisa
se temos 9 numeros e queremos uma quina, se fizermos combinaçao de 9 em 5 não estariamos considerando todos os numeros e nao só os premiados?

Por exemplo, se os numeros premiados fossem 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Fazendo C9,5 eu nao estaria incluindo a combinaçao de quaisquer numeros de 5 em 5? Incluindo os nao premiados.. formando combinaçoes de 5 em 5 como 8, 9, 11, 15 e 20 por exemplo (que nao geram premio nenhum) ?

Por que quer fazer C6,5 . 9! ?
Eu pensei em fazer C6,5 pois eram 6 numeros premiados e queriamos apenas 5.. e fiz 9! pois seria a permutaçao desses 9 numeros.. mas nao sei se está correto


E eu poderia fazer desta maneira: ?

Probabilidade de ganhar uma quina com 6 numeros:



as 5 primeiras fraçoes sao as probabilidades de acertar o numero
a ultima fraçao eh a probabilidade de errar o numero
e o 6! é a Permutaçao de 6, pois sao 6 numeros premiados e agente só quer 5, entao fazemos a recombinaçao desses numeros..

tkueda
Jedi
Jedi

Mensagens : 253
Data de inscrição : 10/02/2013
Idade : 30
Localização : Mato Grosso

Ir para o topo Ir para baixo

Mega Sena Empty Re: Mega Sena

Mensagem por Queiroga Seg 25 Ago 2014, 16:25

Nossa.. também custei a entender.. deixa eu tentar clarear suas ideias:

P(A) = n(A)/n(E)
P(B) = n(B)/n(E)

logo

P(A)/P(B) = n(A)/n(B)

n(A) é só o que é favorável, no caso ele ganhar a quina dos 6 números que ele escolheu de maneira diferente, 86 vezes, no caso, 86 x C6,5

n(B) também é o favorável, que seria 5 dos 9 números escolhidos serem os premiados, no caso, C9,5

logo

P(A)/P(B) = (84 . 6)/126 = 4

P(A) = 4 P(B)

e é por isso que você desconsidera os outros números que não foram premiados, porque o espaço amostral é o mesmo e é cancelado na equação, já que ele só quer saber da probabilidade!

Espero ter ajudado, mesmo que 1 ano depois hahaha abração
Queiroga
Queiroga
Padawan
Padawan

Mensagens : 74
Data de inscrição : 09/04/2012
Idade : 26
Localização : Brasil

magalhaes194 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mega Sena Empty Re: Mega Sena

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos