UTFPR
5 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
UTFPR
Relembrando a primeira mensagem :
No triangulo retângulo representado a seguir, existem três círculos tangentes entre si e aos lados do triangulo.Determine, em metros, o raio do menor circulo, sabendo-se que o raio do maior é 5 m e o maior cateto do triangulo vale 17m.
Tentei com varias semelhanças de triangulo e não consigo chegar nem no raio da circunferência central, menos ainda no da menor.
No triangulo retângulo representado a seguir, existem três círculos tangentes entre si e aos lados do triangulo.Determine, em metros, o raio do menor circulo, sabendo-se que o raio do maior é 5 m e o maior cateto do triangulo vale 17m.
Tentei com varias semelhanças de triangulo e não consigo chegar nem no raio da circunferência central, menos ainda no da menor.
150nandu150- Jedi
Re: UTFPR
A minha ficou assim:
a^2 = 17^2 + (a-7)^2
a^2= 289 + a^2 - 14a + 49
14 a = 338
a= 338/14 :2 = 169/7
c= 169/7 - 7
c= 120/7
onde errei ?
a^2 = 17^2 + (a-7)^2
a^2= 289 + a^2 - 14a + 49
14 a = 338
a= 338/14 :2 = 169/7
c= 169/7 - 7
c= 120/7
onde errei ?
may-amorimwinxplena- Padawan
mil desculpas. Quem errou em conta fui eu (que subtraí em vez de somar 289+49) e vc está certa.
a = 169/7 -----> c = 120/7
e aí, conseguiu achar R e r?
a = 169/7 -----> c = 120/7
e aí, conseguiu achar R e r?
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Fiz a semelhança de triângulos:
R - r / 5 - R = R + r / 5 + R
5R - 5r + R^2 - Rr = 5R + 5r - R^2 - Rr
10r = 2R^2
R= raíz de 5r
Como finalizo ? Eu tentei fazer semelhança entre um dos triângulos pequenos e o grande mas não deu muito certo ....
R - r / 5 - R = R + r / 5 + R
5R - 5r + R^2 - Rr = 5R + 5r - R^2 - Rr
10r = 2R^2
R= raíz de 5r
Como finalizo ? Eu tentei fazer semelhança entre um dos triângulos pequenos e o grande mas não deu muito certo ....
May, é o seguinte...
dos triângulos pequenos (veja meu desenho) que ligam os centros das circunstâncias, só conhecemos um cateto e a hipotenusa. Acontece que o segmento CO que contém as hipotenusas é bissetriz do ângulo B^CA do triângulo grande, logo não há semelhança entre os triângulos com R e r e o triâng ABC.
Porém existe semelhança entre aqueles triângulos pequenos e o triângulo OMC. Neste conhecemos os catetos OM=5 e CM=12; por Pitágoras achamos CO=13. E agora podemos fazer a semelhança:
(5 - r)/(5 + r)= OM/CO = 5/13
ou
(R - r)/(R + r) = OM/CO = 5/13
dos triângulos pequenos (veja meu desenho) que ligam os centros das circunstâncias, só conhecemos um cateto e a hipotenusa. Acontece que o segmento CO que contém as hipotenusas é bissetriz do ângulo B^CA do triângulo grande, logo não há semelhança entre os triângulos com R e r e o triâng ABC.
Porém existe semelhança entre aqueles triângulos pequenos e o triângulo OMC. Neste conhecemos os catetos OM=5 e CM=12; por Pitágoras achamos CO=13. E agora podemos fazer a semelhança:
(5 - r)/(5 + r)= OM/CO = 5/13
ou
(R - r)/(R + r) = OM/CO = 5/13
Medeiros- Grupo
Boa noite, Medeiros! Primeiramente, desculpe pela demora (tive uns problemas na internet)... Fiz seguindo os passos que você disse e deu certo!!! Mas não entendi com clareza porque não pode fazer a semelhança com o triângulo grande (ABC) , pode me explicar ?
simplesmente porque NÃO são triângulos semelhantes. Observe que ambos têm apenas o ângulo reto em comum. Os outros dois ângulos são diferentes -- o agudo dos menores é a metade do agudo de ABC (bissetriz, lembra?).
vc agora deve estar percebendo que achar os valores de "a" e "c" não serve para nada nesta questão, né?
vc agora deve estar percebendo que achar os valores de "a" e "c" não serve para nada nesta questão, né?
Medeiros- Grupo
Entendi !!! Eu deixei passar a questão dos critérios para a semelhança .... Realmente, nem precisava do a e do c , o que deixa a questão bem menos trabalhosa e mais simples! Obrigada pela ajuda e paciência em explicar!
Página 2 de 2 • 1, 2
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos