PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFABC X UTFPR

2 participantes

Ir para baixo

UFABC X UTFPR Empty UFABC X UTFPR

Mensagem por Kuartz Ter 08 Jan 2013, 12:58

Eu quero cursar engenharia elétrica em uma universidade pública, porém não sei se faço UFABC, onde eu teria que primeiro fazer o bacharel em ciência e tecnologia e depois escolher engenharia de energia, ou se faço UTFPR, onde é engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica.

Na UFABC:

Fiquei sabendo que a UFABC é super bem conceituada na área de pesquisa, que lá eles querem "alunos de ponta", sendo que possui um bacharel interdisciplinar que segue o modelo de universidades da Europa e Estados Unidos. Porém se eu entrar na UFABC e depois dos 3 anos de BC&T escolher Eng. de energia eu só vou poder trabalhar com energias renováveis? No meu diploma vai vir que eu me formei em eng. de energia ou eng. elétrica? Também gostaria de saber sobre como está o mercado para um engenheiro de energia? Mesmo tendo feito UFABC posso fazer pós graduação em outra universidade? Poderia trabalhar com eletrônica por exemplo?

Na UTFPR:

Ainda não sei muito sobre a UTFPR, sei que é uma boa universidade e que tem engenharia elétrica, se fosse para lá eu entraria no câmpus de Cornélio Procópio ou Pato Branco. Alguém sabe como é por lá? Vantagens e desvantagens.

Preciso de uns conselhos para poder fazer a minha escolha, por isso estou recorrendo à esse fórum, sei que vcs podem me ajudar

Kuartz
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

UFABC X UTFPR Empty Re: UFABC X UTFPR

Mensagem por Nat' Ter 08 Jan 2013, 13:50

Oi Kuartz,

Não sei muito sobre engenharia elétrica ou de energia. Mas no início do ano eu estive na Unifesp, onde comecei o curso bacharelado em ciência e tecnologia(BC&T), que segue o mesmo padrão do curso da UFABC. E realmente esse curso é muito bom para que quer atuar na área de pesquisa, pois nesses 3 anos são abordadas áreas multidiciplinares, que normalmente não seriam estudadas juntão em um curso de engenharia "normal".

Na minha opnião, a sua escolha depende do seu foco, se você quizer após formado, trabalhar na área de pesquisa, a UFABC seria uma boa pedida. Mas se quizer atuar em empresas, eu particularmente escolheria uma eng. no estilo "normal", pois não sei como o mercado de trabalho encara o BC&T, pois a Unifesp, ainda não formou nenhuma turma desse curso.

Bom, espero ter ajudado!Smile

Obs. Na Unifesp, eu conheci uma garota que fazia engenharia na UTFPR, mas ela passou na Unifesp e achou mais vantajoso ir cursar o BC&T.

Última edição por Nat' em Ter 08 Jan 2013, 14:01, editado 2 vez(es)
Nat'
Nat'
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Nat' Ter 08 Jan 2013, 13:55

Kuartz escreveu:Mesmo tendo feito UFABC posso fazer pós graduação em outra universidade?

Esqueci de comentar esse ítem. Se você fizer o BC&T na UFABC, pode fazer a pós-graduação em outras universidades. Inclusive, após os cursar os três anos, você pode ir fazer o Pós-BC&T na Unifesp. A Unifesp oferece na área de exatas os cursos:

- Ciência da computação;

- Matemática Computacional;

- Eng. de Materias

- Eng. Biomédica.
Nat'
Nat'
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Kuartz Qua 09 Jan 2013, 20:07

Alguém mais tem alguma opinião?