PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo eletrico e forca eletrica

2 participantes

Ir para baixo

Campo eletrico e forca eletrica Empty Campo eletrico e forca eletrica

Mensagem por Lilyana Bastos Ter 16 Jul 2013, 02:47

Tenho uma duvida em relacao ao sentido dos vetores campo eletrico e forca eletrica. Sei que ambos tem a mesma direcao, e que em relacao ao sentido se a carga de teste (q) for positiva (q>0) o vetor campo eletrico e a forca eletrica tem o mesmo sentido, e se a carga de teste (q<0) o vetor campo eletrico e a forca eletrica tem sentidos contrários. O que me bateu duvida foi em relacao a o sentido. Não sei se quando a teoria diz que o campo e a forca serão contrários ou no mesmo sentido em relacao ao campo formado ao redor das cargas de teste q ou se é contrario em relacao a carga maior Q, pois no caso a carga de teste esta inserida dentro do campo eletrico da carga Q. Sei que a dúvida parece besta mas assisti essa aula antes do recesso e esqueci totalmente essa parte. Obrigada desde já.

Lilyana Bastos
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 22/06/2013
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Campo eletrico e forca eletrica Empty Re: Campo eletrico e forca eletrica

Mensagem por Elcioschin Ter 16 Jul 2013, 10:08

Inicialmente vamos tratar do campo elétrico E

O campo é devido à carga Q
Se a carga Q for positiva, o vetor campo elétrico num ponto P qualquer é de afastamento, isto é, o sentido é de P para longe da carga.
Se a carga Q for negativa, o vetor campo elétrico num ponto P qualquer é de aproximação, isto é, o sentido é de P para a carga.

Vamos agora tratar da força numa carga de prova

Colocando uma carga de prova no ponto P, ela fica sujeita à ação de uma força F:

Se Q > 0 e q > 0 o sentido de F é de afastamento, isto é, o mesmo de E

Se Q > 0 e q < 0 o sentido de F é de aproximação, isto é, contrário de E

Se Q < 0 e q > 0 o sentido de F é de aproximação, isto é, o mesmo de E

Se Q < 0 e q < 0 o sentido de F é de afastamento, isto é, o contrário de E

Basta então, lembrar da Lei de Coulomb
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71779
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos