PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prêmios Millenium

2 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Prêmios Millenium

Mensagem por Gabriel Rodrigues Sáb 22 Jun 2013, 21:36

Relembrando a primeira mensagem :

Oi pessoal, 

estava vendo alguns problemas clássicos que intrigam os matemáticos há algum tempo. Alguns aqui dão prêmio de até R$ 1.000.000,00 affraid
Vocês já viram? 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu não entendo absolutamente nada disso. Mal compreendo os enunciados. O do de Hodge, por exemplo:

Que classes de co-homologia em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] derivam de subvariedades complexas Z?
 
Mas algum de vocês já tentou pensar em algum? É realmente impossível assim, pra oferecer um prêmio tão significativo?

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo


Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 23 Jun 2013, 18:41

HAHA, acho que nunca tive "bruxismo" (até porque é a primeira vez que vejo esse nome pale). Mas eu considero como bom o nervosismo moderado durante a prova, porque ir com muita confiança é sempre prejudicial. 
Estou lendo aqui sobre a Fuvest. Você disse que a nota de corte da primeira fase é geralmente 40? Deve ser muito difícil então, pra média ser menos da metade. E ainda tem os livros aqui no edital... você leu todos ou só viu as críticas? (até porque deve ser complicado ler tantos assim em tão pouco tempo Shocked )

Achei muito interessante essa grade de física. Física voltada pra microeletrônica deve ser muito f#da! O/
Não sabia que tinha cursos de Física Bacharelado no Brasil... estou até repensando minhas escolhas, agora. 
Qual a sua habilitação de matemática? (como assim a sigla da matéria ser a mesma?)

Na prova da segunda fase não tem nenhuma múltipla escolha? E parece que ainda tem História, Geografia, Biologia na segunda fase, além das específicas. 🇳🇴

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Giiovanna Dom 23 Jun 2013, 18:54

A nota é 40 devido a concorrência. Quanto menor a concorrência, menor é a nota de corte, pois mais pessoas que não estudaram tanto passam pra segunda fase.

Sim, eu li todos os 9 livros, pois precisava deles pra unicamp e na fuvest, além de ter lido o resumo detalhado de todos. 

Ainda não escolhi minha habilitação, mas quero fazer mecatrônica. Quanto a esses negócios da sigla, ano que vem você vai entender Razz Nada de mais,

A segunda fase são 3 dias: 
1 - Português e redação 
2- Todas as matérias, inclusive inglês.
3 - Prova específica (a sua é matemática e física, o dia mais difícil e que tem maior peso)

Todas as questões são escritas sim, nada de alternativa. Se prepara :action-smiley-
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 23 Jun 2013, 19:01

Você leu TODOS os livros e TODOS os resumos? Shocked
Meus parabéns, então! cheers . Caramba, não sei se consigo a mesma façanha que você. Mas vou ter que dar um jeito, porque estou namorando essa grade de Física com habilitação em Astronomia há uns 20 minutos Razz

Eu dei uma olhada em umas provas do terceiro dia que eles postaram... pelo menos a parte de exatas não achei tão impossível, apesar de que se eu fosse fazê-la HOJE não me sairia muito bem. 

Então são 4 provas? A primeira objetiva e todas as outras escritas? Bom, eu provavelmente vou zerar a de Português, por causa dos livros, que não sei se consigo ler TODOS e as escritas de História/Geografia. :bounce:

Estou preocupado, na verdade, é com o mercado de trabalho para Física/Matemática bacharelado. Quais são os campos de atuação? Não sei se tem muitos centros de pesquisa no Brasil... Sad

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Giiovanna Dom 23 Jun 2013, 19:10

Sim, li todos esses livros chatos, terminei antes de agosto. Um saco 🇳🇴

Não caem muitas questões sobre os livros, nem metade das questões são sobre a literatura. Muitas pessoas léem só o resumo, não é nenhum crime não ler. Mas tem que ler o resumo PELO MENOS. A nota do primeiro dia,dos 3 dias, é a em média a mais baixa. A média geral (de todos os aprovados em todos os cursos da usp) foi 39 de 100.

História e Geografia estão no segundo dia de provas. foi o que fui melhor, dos 3 dias.Se você souber história e geografia, teráa vantagem sobre os seus concorrentes. Ou você acha que as pessoas da física gostam de história e geografia? Razz

O terceiro dia é o que tem a média maior. Afinal, quem não prefere estudar o que gosta? 

Quanto aos campos de atuação,mcomo eu já disse, a área de pesquisa fica concentrada na área acadêmica, e assim as oportunidades serão grandes no exterior. Aqui é realmente limitado, éuma realidade. Mas se você gosta, faça o que gosta. Você vai achar o seu lugar, com certeza.

Também namorei a grade de astronomia por um tempo Sad Provavelmente vou tentar fazer alguma matéria do instituto de astronomia ano que vem ou esse semestre mesmo. Talvez seremos colegas ano que vem em alguma dessas matérias. Aliás, você sabe que existe o curso Bacharelado em Astronomia, né?
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 23 Jun 2013, 19:17

Bom, minha professora disse que não é necessário ler TODOS os livros. Lendo o resumo, já dá pra ter uma noção. Obviamente o resultado não será tão bom, mas pelo menos não será um desastre. Particularmente, pretendo ler os resumos e focar mais nas exatas, mesmo. 

História e Geografia não são tão difíceis, mas o problema é que é uma prova dissertativa. Se fosse objetiva, estava no papo (brincadeira Razz ). Mas também não acho que seja impossível. Olhando as provas anteriores dá pra ter uma base do que estudar.

Se eu conseguir passar na Usp, entro em Física Bacharel, habilitação em astronomia! O\
Esse seu otimismo está me animando: "seremos colegas ano que vem em alguma dessas matérias". cheers

Existe esse curso na Usp?

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Giiovanna Dom 23 Jun 2013, 19:26

Astronomia?Sim! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
 Astronomia virou uma habilitação tão concorrida e importante que ganhou um curso exclusivo. Ele é relativamente novo.


A prova do segundo dia é relativamente tranquila, muito mais que a prova de português. 
Na unicamp, por exemplo, eles são sem noção total! a gente faz a mesma prova de
história e geografia que faz alguém que presta geografia e história. Péssimo.


As perguntas são básicas. Basta saber responder (e ter noção de como responder caso não saiba a resposta completa).
Mas isso épapo pra segunda fase, você vai ter tempo de aprender.


Ler os livros tem a vantagem de você aprender a escrever melhor lendo.
Da pra fazer a prova tranquilamente lendo somente o resumo. Mas tem que ler, e ler direito Razz
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 23 Jun 2013, 19:32

Ah, você prestou pra Unicamp também? Que curso? E achou mais difícil no geral?

Essa grade de astronomia é muito top, quero muito fazer! Ou astronomia ou física com habilitação em astronomia, dependendo do que minha nota der. 

"Dá pra fazer a prova tranquilamente lendo somente o resumo". Essa é uma boa notícia, porque não tenho organização suficiente pra ler 9 livros e ainda estudar as exatas, que tenho uma base péssima! 🇳🇴

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Giiovanna Dom 23 Jun 2013, 19:43

Prestei pro mesmo curso, Matemática Aplicada e Computacional. Achei a segunda fase mais difícil, no geral, por ter odobro de questões, o que é desnecessário, além do problema que eu já citei. Na unicamp, os cursos de matemática aplicada e física são mtos no primeiro semestre, chama-se cursão. Você escolhe só no segundo semestre o curso em si.

Eu quase fiz astronomia, no segundo ano eu tinha certeza de que era isso queeu queria. Bom, da pra ver que a certeza não era tanto Razz Felizmente na USP temos muita liberdade para cursar matérias em outros institutos. Tenho matérias que pessoas da biologia, ciências sociais, também fazem como optativa. Por isso pretendo fazer algumas matérias na física ainda.

Enfim, acho que ocurso de astronomia, em si, é menos concorrido. Mas não achoque você deva se preocupar com isso a priori. Você pode escolher 4 opções de curso quando fizer a inscrição.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Gabriel Rodrigues Dom 23 Jun 2013, 19:48

É MUITO desnecessário colocar questões tão pesadas de Humanas pra quem vai fazer um curso de exatas. 

Você só pode começar com as optativas a partir do segundo semestre? Tem algumas muito interessantes aqui, pena que é do 6° semestre pra frente (não que as outras não sejam igualmente interessantes). 
Engraçado que todos os primeiros semestres são basicamente as mesmas disciplinas. Na Usp também tem esse cursão, então? 

Você escolheu quais opções na inscrição?

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Giiovanna Dom 23 Jun 2013, 19:55

Gabriel Rodrigues escreveu:É MUITO desnecessário colocar questões tão pesadas de Humanas pra quem vai fazer um curso de exatas. 

Você só pode começar com as optativas a partir do segundo semestre? Tem algumas muito interessantes aqui, pena que é do 6° semestre pra frente (não que as outras não sejam igualmente interessantes). 
Engraçado que todos os primeiros semestres são basicamente as mesmas disciplinas. Na Usp também tem esse cursão, então? 

Você escolheu quais opções na inscrição?

Na usp não tem p cursão, mas os cursos estão na mesma carreira. Minhas opções foram:

1- Matemática aplicada e computacional
2- Matemática aplicada
3 - Física - Bacharelado
4 - Estatística

Todos os primeiros semestres são iguais pois são quase uma fase de alfabetização. É absurdo como usam cálculo em todas as matérias. Eu aprendi integrais em estatística antes de ter visto em cálculo, por exemplo. As habilitações nós escolhemos no final do segundo ano, quarto semestre.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Prêmios Millenium - Página 3 Empty Re: Prêmios Millenium

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos