PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velocidade Relativa

2 participantes

Ir para baixo

Velocidade Relativa Empty Velocidade Relativa

Mensagem por gilmarsf94 Sex 29 Mar 2013, 02:04

Descendo um rio, um barco com o motor a toda potência, percorre 60 km em 2 h. Em sentido contrário, percorre 40 km em igual intervalo de tempo. A velocidade do barco em relação às águas e a velocidade das águas em relação às margens do rio são, respectivamente, em km/h, iguais a:

a) 12,5 e 7,5
b) 25 e 5
c) 25 e 20
d) 30 e 5
e) 30 e 20

Gabarito: B

Tipo, eu consegui montar o sistema das velocidades e achar Vbarco = 25 km/h e Váguas = 5 km/h. Mas eu pensei que esses dois resultados fossem em relação a margem do rio, mas o enunciado tá pedindo a velocidade do barco em relação às águas, então eu fiz Vbarco em relação ás águas = Vbarco - Váguas vetorialmente -> Mas como o barco e a água estão em sentidos opostos, vem Vbarco em relação ás águas = 25 + 5 = 30 km/h.

Não sei se deu pra entender a minha dúvida. Mas é que essa parte dos referenciais tá me confundindo mt nesse caso em específico. confused

gilmarsf94
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/12/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade Relativa Empty Re: Velocidade Relativa

Mensagem por Euclides Sex 29 Mar 2013, 03:19

A velocidade do barco em relação ao rio mais a velocidade do rio em relação à margem é que produzem aqueles deslocamentos. O barco anda em relação às águas e é carregado por elas.

Velocidade do barco em relação à margem é igual 30km/h na descida e 20km/ na subida.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade Relativa Empty Re: Velocidade Relativa

Mensagem por gilmarsf94 Sex 29 Mar 2013, 13:21

Euclides escreveu:A velocidade do barco em relação ao rio mais a velocidade do rio em relação à margem é que produzem aqueles deslocamentos. O barco anda em relação às águas e é carregado por elas.

Velocidade do barco em relação à margem é igual 30km/h na descida e 20km/ na subida.

Ah, agora deu pra entender, hehe. Vlw. Smile

gilmarsf94
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/12/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade Relativa Empty Re: Velocidade Relativa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos