PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Regra de L'Hôpital (6) - Apêndice I

Ir para baixo

A Regra de L'Hôpital  (6) - Apêndice I Empty A Regra de L'Hôpital (6) - Apêndice I

Mensagem por Euclides Ter Fev 05 2013, 12:30

......A Regra de L'Hôpital
(por Guillaume François Antoine, Marquês de l'Hôpital, em 1696)..





..quando aprendemos as técnicas para o cálculo de limites deparamo-nos com certas situações chamadas ..indeterminações. Limites como:

..

..ou

..

..que nos conduzem a resultados preliminares como

..

..que são dois tipos de indeterminações.

..Nesses casos o recurso era buscar uma forma de fatoração ou manipulação algébrica que pudesse "levantar" a ..indeterminação, isto é, contorná-la. Em alguns casos isso será simples e outras vezes muito trabalhoso.

..A regra de L'Hôpital nos garante que (nesses casos de indeterminação) se e forem ambas funções diferenciáveis e , exceto para .., então

......

..Tomemos como exemplo o primeiro limite fundamental

......

..esse limite tem um cálculo convencional muito difícil, mas torna-se simples quando se aplica a regra de L'Hôpital

......

.. ou então

......

..que nos mostra que a regra de L'Hôpital pode ser aplicada sucessivamente até que desapareça a indeterminação. Esta ..é uma ferramenta de enorme utilidade que facilitará muito o cálculo de limites complicados.

_______________________________________________________________________
..PS: se você tiver dúvidas neste assunto coloque-as como questões na seção Iniciação ao Cálculo do ..fórum
________________________________________________________________________


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos