PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Células tronco

4 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Células tronco

Mensagem por B-Johnn Sáb 01 Dez 2012, 18:00

Relembrando a primeira mensagem :

Célula tronco é a célula que fica dentro do blastocisto??????
B-Johnn
B-Johnn
Padawan
Padawan

Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 44
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo


Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 01 Dez 2012, 19:06

Davi, como os pesquisadores induzem o desenvolvimento específico de uma célula?
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por DaviBahia Sáb 01 Dez 2012, 19:07

Não sei lhe afirmar isso; não sou pesquisador. Certamente, é bem possível captar células-troncos da fase de blástula. Disso, ninguém pode duvidar.


Última edição por DaviBahia em Sáb 01 Dez 2012, 19:08, editado 1 vez(es)
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 01 Dez 2012, 19:08

No último post você quis dizer embrioblasto, certo?
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por DaviBahia Sáb 01 Dez 2012, 19:09

Ok, embrioblasto. Isso está relacionado à fase da blástula. Isso que eu quis dizer.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 01 Dez 2012, 19:29

Você tem toda razão quando diz que às vezes são utilizadas as células do embrioblasto(não por serem melhores, pois ainda não se tem um grande controle sobre sua diferenciação. Quando os cientistas retiram as células do embrioblasto e utilizam meios nutritivos em uma placa de Pétri, eles não têm 100% de certeza do tipo de tecido formado), mas em nenhum lugar eu disse o contrário. Tenha em mente, porém, que nem sempre a indústria se utiliza do que é mais mais desejadp. A energia solar é melhor que as termelétricas, mas, por ser mais cara, os países a ignoram ... Situação semelhante acontece com as células com capacidade ilimitada de diferenciação. Elas são os objetivos das pesquisas, mas o mundo não pode esperar. Quando se tiver um grande controle, evidentemente que elas serão utilizadas pelo fato de estarem em uma fase mais primitiva de diferenciação. Enquanto isso, utiliza-se o que se tem em mãos(ser utilizada ≠ ser o objetivo) ...

Dê uma lida nessa reportagem http://veja.abril.com.br/020305/p_074.html


acredito que ela seja bem elucidativa e responda todos seus questionamentos(quanto à ética, quando à utilização de células da mórula e quando à prioridade em relação às células com capacidades ilimitadas de diferenciação ... )

Na verdade, já havia respondido isso anteriormente. Os questionamentos que você fez podem ser sanados com rápidas pesquisas. A placenta, por exemplo, tem também células tronco(não pense que essas células só poderão formar placentas). Inclusive, já foi usada como cura para a granulomatose crônica(tem também estudos em relação à DM2) ... O mesmo ocorre com o cordão umbilical, um anexo, importante para os estudos sobre problemas hematológicos e doenças degenerativas(já foi usado, por exemplo, em talassêmicos e em pessoas com a. falciforme) . Mas isso eu deixo para você mesmo pesquisar.

obs.: Não precisamos ser da área para sabermos. Isso é a falácia do apelo à autoridade
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por DaviBahia Dom 02 Dez 2012, 10:10

Não é falácia. Existem alguns questionamentos que são resolvidos facilmente a partir do apelo à autoridade. Isso não é falácia, é humildade.

Li os textos que você me enviou e agradeço. Porém, permanecemos sem atingir uma conclusão mútua.

A partir de um embrioblasto, as chances de se obter tecidos "úteis" é muito maior.

DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por Leonardo Sueiro Dom 02 Dez 2012, 10:11

Isso é verdade. Isso ocorre por limitações tecnológicas.

você está certo nesse ponto, não questionei isso
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por DaviBahia Dom 02 Dez 2012, 10:13

Completo a minha última mensagem afirmando que o apelo à autoridade é extremamente útil; deve falar do assunto quem sabe do assunto e quem está nos bastidores. Isso é lógico e óbvio.

Porém, nossa discussão não é filosófica. Acredito que seja mais interessante continuar com a discussão sobre Biologia.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por Leonardo Sueiro Dom 02 Dez 2012, 15:56

"Apelo autoridade é extremamente útil" cheers

Davi, você criou isso do nada. Onde eu disse que não é mais vantajoso(evidentemente que essa vantagem é circunstancial, pois dependemos de avanços tecnológicos.)? O que eu disse foi que as pesquisas estão sobre fases anteriores, justamente tentando driblar essas limitações, para que possamos manipular células mais primitivas.


Você não apelou à autoridade no ponto que citou acima Davi(seu post foi apagado e agora vai parecer que sou maluco), e sim no momento que colocou seu professor/pesquisador como referência inquiestionável e eu como um não-pesquisador.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por tobisouza Sex 12 Abr 2013, 00:23

Ressuscitando aqui, também estava com essa dúvida, mas pesquisei e encontrei a resposta.
Meu professor me ensinou que a melhor fase para retirada das células-tronco é a blástula. Porém, algumas questões dos vestibulares que achei na internet apresentam a mórula como melhor fase devido a sua totipotência.
Assisti o vídeo do Jubilut. Ele confirmou que as pesquisas das células tronco são feitas na blástula.
watch?v=TmFoWf_wYwg
12:10
Pra realmente não ficar com nenhuma dúvida, pedi o livro da Sônia Lopes (Bio Vol Único) emprestado e lá também afirma que a blástula é o melhor fase. Teoricamente
pode-se sim retirar as células da mórula, mas é muito mais viável retirar as da blástula. A diferença de uma pra outra é que a primeira também produz os anexos embrionários (totipotente) , e as células retiradas do interior da blástula não se diferenciam nesses anexos (pluripotente) . Nenhum indivíduo adulto precisa de anexos embrionários.
Então as pesquisas de célula-tronco são feitas na blástula. Se encontrar alguma questão, respondo sem dúvida.

Células tronco - Página 3 Semttuloafaf

tobisouza
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/04/2013
Idade : 28
Localização : SSA

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco - Página 3 Empty Re: Células tronco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos