PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Células tronco

4 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Células tronco Empty Células tronco

Mensagem por B-Johnn Sáb 01 Dez 2012, 18:00

Célula tronco é a célula que fica dentro do blastocisto??????
B-Johnn
B-Johnn
Padawan
Padawan

Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 44
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco Empty Re: Células tronco

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 01 Dez 2012, 18:06

As células contidas dentro do blastocisto são sim células-tronco, mas não são as famosas células-tronco, pois são apenas pluripotentes, ou seja, possuem limitado poder de diferenciação se comparadas às totipotentes. Estas sim têm a capacidade de formar qualquer tecido do seu corpo e são elas as mais importantes para a pesquisa científica. Podem ser encontradas nas primeiras divisões(clivagens) do zigoto, ali perto do estágio de mórula.

Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco Empty Re: Células tronco

Mensagem por DaviBahia Sáb 01 Dez 2012, 18:16

O mais vantajoso não é buscar as células-tronco no estágio da mórula. É muito melhor se efetuar esse processo na fase da blástula, quando as células estão mais maduras.

Nesse caso, uma célula-tronco não produzirá um anexo embrionário, por exemplo. Essa é a desvantagem das células-tronco da mórula (totipotentes): elas podem produzir anexos que não são interessantes para a considerável maioria das pesquisas científicas (pra que alguém vai querer obter, a partir de uma célula-tronco, por exemplo, uma placenta ou algo semelhante? É muito melhor se obter um tecido cardiaco, muscular, etc.).

O fato de serem totipotentes não significa que são mais vantajosas que as multipotentes. Muito pelo contrário, pelo menos no meio científico.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco Empty Re: Células tronco

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 01 Dez 2012, 18:18

Davi, as células da fase de mórula são sim mais importantes. E as pesquisas estão em cima delas, não só pela capacidade de diferenciação como também por algumas questões éticas


Última edição por Leonardo Sueiro em Sáb 01 Dez 2012, 18:20, editado 1 vez(es)
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco Empty Re: Células tronco

Mensagem por DaviBahia Sáb 01 Dez 2012, 18:20

Obs.: antes, nas escolas, ensinava-se que a melhor fase para se buscar a célula-tronco era a mórula. Atualmente, muitos professores, que têm se informado melhor no meio científico, já afirmam que é bem mais vantajoso buscar as células-tronco na blástula.

Em um vestibular, poderia haver uma das duas versões. Esse é o grande problema... eu optaria pela versão mais moderna.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco Empty Re: Células tronco

Mensagem por DaviBahia Sáb 01 Dez 2012, 18:22

Leonardo Sueiro escreveu:Davi, as células da fase de mórula são sim mais importantes. E as pesquisas estão em cima delas, não só pela capacidade de diferenciação como também por algumas questões éticas

Por que seria mais ético? Por que um cientista teria interesse num anexo embrionário? Qual é o adulto que precisa de anexo embrionário? Pense nisso. Recomendo até que pergunte a um cientista da área o que é melhor.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco Empty Re: Células tronco

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 01 Dez 2012, 18:22

Eu sei que utilizam a fase blástula, mas a mais importante para a pesquisa, como disse, é sim a mórula ...

Obs.: antes, nas escolas, ensinava-se que a melhor fase para se buscar a célula-tronco era a mórula. Atualmente, muitos professores, que têm se informado melhor no meio científico, já afirmam que é bem mais vantajoso buscar as células-tronco na blástula.

Em um vestibular, poderia haver uma das duas versões. Esse é o grande problema... eu optaria pela versão mais moderna.
Qual a fonte dessa mudança de comportamento da pesquisa?

Por que seria mais ético?
Há uma hipótese de que se poderiam evitar descartes embrionários na fase de mórula

Se você pesquisar sobre isso no Yahoo! Respostas
Yahoo respostas não é algo confiável.

antes, nas escolas, ensinava-se que a melhor fase para se buscar a célula-tronco era a mórula

Davi, nenhuma escola ensina isso ... A escola não forma pesquisadores.

Vjea isso: http://www.aprendebrasil.com.br/foruns/proposta.asp?id=93846


Última edição por Leonardo Sueiro em Dom 02 Dez 2012, 16:07, editado 8 vez(es)
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco Empty Re: Células tronco

Mensagem por DaviBahia Sáb 01 Dez 2012, 18:23

Se você pesquisar sobre isso no Yahoo! Respostas, verá que há as duas versões. Eu acredito na versão atual. Há tempos se diz que na mórula é mais vantajosa. Bem que dizem que "Uma mentira contada mil vezes se torna verdade" (Joseph Goebbels).

Perdoem-me se eu estiver errado. Porém, pelo que eu me informei ultimamente, a melhor fase é a blástula.


Última edição por DaviBahia em Sáb 01 Dez 2012, 18:26, editado 1 vez(es)
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco Empty Re: Células tronco

Mensagem por DaviBahia Sáb 01 Dez 2012, 18:25

Leonardo Sueiro escreveu:Davi, nenhuma escola ensina isso ... A escola não forma pesquisadores.

Vjea isso: http://www.aprendebrasil.com.br/foruns/proposta.asp?id=93846

Como assim nenhuma? Toda generalização é incorreta (absolutamente toda generalização!).

A minha escola já ensinou, bem como a de alguns amigos meus. Será que só algumas escolas de Salvador ensinam isso? Tenho certeza que não.

E você não respondeu à minha pergunta: qual é o adulto que precisa de uma placenta pra sobreviver?
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco Empty Re: Células tronco

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb 01 Dez 2012, 18:27

Davi, no cordão umbilical e em outros anexos também tem células-tronco, sobretudo hematopoéticass
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Células tronco Empty Re: Células tronco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos