PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre fatoração polinomial

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre fatoração polinomial Empty Dúvida sobre fatoração polinomial

Mensagem por Edimar Timol Seg 25 Jun 2012, 23:30

Qual o método de fatoração para expressões do tipo: 6x2 -5xy -25y2 -23xz - 5yz +20z2 ?
Edimar Timol
Edimar Timol
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 118
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 31
Localização : Aragarças

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre fatoração polinomial Empty Re: Dúvida sobre fatoração polinomial

Mensagem por Robson Jr. Ter 26 Jun 2012, 00:49

6x² -5xy -25y² -23xz - 5yz +20z²

6x² + 10xy - 15xy - 25y² - 8xz - 15xz + 20yz - 25 yz + 20z²

6x² + 10xy - 8xz - 15xy - 25y² + 20yz - 15xz - 25yz + 20z²

2x(3x + 5y - 4z) - 5y(3x + 5y - 4z) -5z(3x + 5y - 4z)

(2x - 5y - 5z)(3x + 5y - 4z)

Algumas dicas que eu usei:

I - A expansão inicial possui termos nas variáveis x², y², z², xy, xz, yz. Ou seja, temos x com x, y e z; y com x, y e z; z com x, y e z. Uma boa suspeita seria uma fatoração da forma (Ax + By + Cz)(Dx + Ey + Fz), sendo as letras maiúsculas números inteiros, já que os coeficientes lá de cima também são inteiros.

II - Partindo de coeficientes inteiros, teríamos, por exemplo, B.E.y² originando -25y². Isso nos deixa com alguns poucos casos possíveis, tais quais B = 25 e E = -1, B = 1 e E = -25, B = 5 e E = -5 etc. Vale a pena notar que, se tivéssemos um coeficiente grande como B = 25, ao multiplicarmos os coeficientes de outras variáveis obteríamos números muitos grandes, o que não aparece na expressão. A busca reduz-se, portanto, a possibilidades como B = 5 e E = -5, B = -5 e E = 5.


Sinceramente... perdi um bom tempo nessa questão, coisa que eu jamais faria numa prova. A expressão a ser fatorada possui pouca simetria na distribuição dos coeficientes, não me lembra nada que eu já tenha visto em termos de fatoração, além de não possuir formas visíveis de escrever uma variável em função das outras para substituirmos e ver se a expressão zera (ou será que você perceberia facilmente que para x = 5(y + z)/2 a expressão se anula?)

Se algum usuário souber um método eficaz para a solução, por favor mostre pra gente...


Última edição por Robson Jr. em Ter 26 Jun 2012, 00:50, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Consertar um erro.)
Robson Jr.
Robson Jr.
Fera
Fera

Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre fatoração polinomial Empty Re: Dúvida sobre fatoração polinomial

Mensagem por Edimar Timol Ter 26 Jun 2012, 18:16

Thanks man!

Existe um teorema para tal tipo de fatoração, mas apesar de eu tê-lo usado por muito tempo, não me lembro agora e nem consigo encontrá-lo em livros.
Seguindo seu raciocínio também fica certo também, obrigado.

Edimar Timol
Edimar Timol
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 118
Data de inscrição : 16/06/2012
Idade : 31
Localização : Aragarças

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre fatoração polinomial Empty Re: Dúvida sobre fatoração polinomial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos