Mecânica
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Mecânica
Um motorista que atende a uma chamada de celular é levado à desatenção, aumentandoa possibilidade de acidentes ocorrerem em razão do aumento de seu tempo de reação. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,00 m/s2. Em resposta a uma emergência, freiam com uma desaceleração igual a 5,00 m/s2. O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem. Que distância o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, até a parada total dos carros?
A 2,90 m
B 14,0 m
C 14,5 m
D 15,0 m
E 17,4 m
Minha resolução (baseada no expresolve) está linkada a seguir: https://i.servimg.com/u/f65/20/58/21/06/2210.jpg
Minha dúvida: Porque é considerado a Velocidade inicial = 14m/s para calcular a velocidade 1 do motorista B (desatento)? O enunciado não diz "O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem."? Logo, não seriam velocidades diferentes para os motoristas nesse caso?
A 2,90 m
B 14,0 m
C 14,5 m
D 15,0 m
E 17,4 m
Minha resolução (baseada no expresolve) está linkada a seguir: https://i.servimg.com/u/f65/20/58/21/06/2210.jpg
Minha dúvida: Porque é considerado a Velocidade inicial = 14m/s para calcular a velocidade 1 do motorista B (desatento)? O enunciado não diz "O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem."? Logo, não seriam velocidades diferentes para os motoristas nesse caso?
AlyneArgen- Recebeu o sabre de luz
Re: Mecânica
Alyne,
Essa Vel inicial de 14m/s é usada só para calcular o espaço que o desatento anda nesses 1s de diferença.
Depois é só calcular a distância percorrida pelo desatento enquanto freia, somar com o espaço dos 1s e comparar com a freada do motorista atento.
Além disso, a análise do problema começa com a freada do motorista atento, esse é o nosso tempo zero > T=0 > Vel. inicial = 14m/s
Espero ter ajudado a elucidar um pouco seu questionamento, mas estou à disposição caso precise de mais clareza.
Essa Vel inicial de 14m/s é usada só para calcular o espaço que o desatento anda nesses 1s de diferença.
Depois é só calcular a distância percorrida pelo desatento enquanto freia, somar com o espaço dos 1s e comparar com a freada do motorista atento.
Além disso, a análise do problema começa com a freada do motorista atento, esse é o nosso tempo zero > T=0 > Vel. inicial = 14m/s
Espero ter ajudado a elucidar um pouco seu questionamento, mas estou à disposição caso precise de mais clareza.
Israel F.Ferreira- Iniciante
AlyneArgen gosta desta mensagem
Respondendo sua pergunta: Ambos se encontravam a 14m/s, porém, como o motorista desatento levou 1 segundo a mais para iniciar a frenagem, devido a aceleração produzida, sua velocidade foi para 15m/s. Nesse intervalo de tempo, ele também percorreu uma distância d maior que o atento. Somando da distância d' a mais que ele percorre para parar completamente (uma vez que é necessário um deslocamento maior para parar totalmente o carro a 15m/s do que o de 14m/s), teremos d + d', que resultam na resposta da questão.AlyneArgen escreveu:Um motorista que atende a uma chamada de celular é levado à desatenção, aumentandoa possibilidade de acidentes ocorrerem em razão do aumento de seu tempo de reação. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,00 m/s2. Em resposta a uma emergência, freiam com uma desaceleração igual a 5,00 m/s2. O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem. Que distância o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, até a parada total dos carros?
A 2,90 m
B 14,0 m
C 14,5 m
D 15,0 m
E 17,4 m
matheus_feb- Mestre Jedi
AlyneArgen gosta desta mensagem
Ajudou sim! Agora que li sua correção, pude identificar meu erro de interpretação. Obrigada.Israel F.Ferreira escreveu:Alyne,
AlyneArgen- Recebeu o sabre de luz
Israel F.Ferreira gosta desta mensagem
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos