PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão sobre gás

2 participantes

Ir para baixo

Questão sobre gás  Empty Questão sobre gás

Mensagem por Master Sex 06 Set 2024, 19:06

Um balão de borracha, está completamente cheio com um litro de ar, a pressão de uma atmosfera e na temperatura de 300 K. Nessas condições, o balão é colocado dentro de um refrigerador criogênico à temperatura de 100 K e a borracha permanece flexível enquanto esfria.
Com base nas informações acima, o volume do balão é 
resposta : Diminui 1/3 

minha duvida é a seguinte por que foi considerado pressão constante ?

Master
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/12/2016
Idade : 28
Localização : Campos do jordao sp brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre gás  Empty Re: Questão sobre gás

Mensagem por Lipo_f Sex 06 Set 2024, 20:01

Imagine que nós estejamos numa sala de aula, nada entra e nada sai. Eu vou e abro meu humilde refrigerante estupidamente no ponto e o gás que nele estava dissolvido acaba escapando pra sala (mais moléculas, maior pressão). Nessa hora, você logo põe a mão na orelha e diz que estalou porque "a pressão da sala aumentou". Conforme o tempo passa, o refrigerante esquenta porque a sala rouba calor dele e logo você se abraça dizendo "tá frio aqui, né?", e dali eu só tenho certeza de que você é um belo de um mentiroso!

O exemplo é bobo, mas ajuda a lembrar: se a vizinhança é enorme comparada ao sistema, as alterações nela são desprezíveis. A atmosfera vai continuar a exercer 1atm a nível do mar queira o balão ou não, porque ele é minúsculo (coitado, 1L só). A borracha sendo flexível só é a suprema garantia de que ele sempre está submetido a 1atm, equilibrando o que há afora com o que há adentro
=> V1/300 = V2/100 => V2 = V1/3, reduzindo a um terço do tamanho original.
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 364
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos