PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colocação Pronominal

2 participantes

Ir para baixo

Colocação Pronominal Empty Colocação Pronominal

Mensagem por J.Guilherme Sáb 31 Ago 2024, 18:17

Em qual alternativa o pronome oblíquo pode ser classificado como tônico? 

A Bruna a amou até o fim.
B César comprou uma bolsa para ela.
C Ela nunca se importa com as críticas.
D Estou me sentindo bem
J.Guilherme
J.Guilherme
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/08/2024
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Colocação Pronominal Empty Re: Colocação Pronominal

Mensagem por Lipo_f Sáb 31 Ago 2024, 21:57

Em se tratando de pronomes pessoais, temos três tipos: do caso reto, do caso oblíquo, de tratamento. Vamos focar só no segundo deles.
Os do caso oblíquo são divididos em tônicos e em átonos. Basicamente, todas as pessoas do discurso têm um oblíquo átono (à exceção das terceiras, que têm quatro) e dois oblíquos tônicos (as terceiras têm três). Os oblíquos átonos são usados junto dos verbos (daí que a gente faz todo aquele estudo da colocação pronominal [dos pronomes oblíquos átonos]) e essa é o ponto FUNDAMENTAL pra descartar o que é tônico do que é átono: tônicos não vão colados no verbo, daí que eles sempre puxam consigo uma preposição.
a) Bruna a amou (= Bruna amou-a). Nota como esse a é grudado ao verbo, então é átono
c) Ela nunca se importa (= Ela nunca importa-se, ignorando o nunca). Também colado
d) Estou me sentindo bem (= Estou sentindo-me bem). Idem a e c.
O único que não vai junto do verbo é o da b: comprou para ela (mas sim, eu poderia usar comprou-lhe a bolsa, e lhe é átono).
Lipo_f
Lipo_f
Jedi
Jedi

Mensagens : 445
Data de inscrição : 16/05/2024
Idade : 19
Localização : Belém, Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos