PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dualidade onda-partícula

2 participantes

Ir para baixo

Dualidade onda-partícula Empty Dualidade onda-partícula

Mensagem por ItzLucas Seg 18 Mar 2024, 22:56

Pessoal, me surgiu um dúvida que pode parecer meio boba ou trivial para alguns, mas eu fiquei curioso com o seguinte: Se elétrons, fótons ou outros entes atômicos não são considerados como partícula ou onda, por que na mecânica quântica podemos "considerar eles como ambos"? Ou então, considerá-los sendo a probabilidade de estar entre os dois, tanto a partícula quanto a onda? Estou no 3° semestre de física médica e como devem saber, não tenho experiência ainda, mas é uma dúvida que me intrigou, não sei se pode ser considerada trivial ou não.

ItzLucas
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/03/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Dualidade onda-partícula Empty Re: Dualidade onda-partícula

Mensagem por j.felipe_feitosa Seg 08 Abr 2024, 15:49

Boa tarde! Sua dúvida é muito pertinente, sendo a dúvida de muitos quando começam a estudar a física do mundo microscópico. Ela envolve um debate enorme sobre o significado da teoria quântica. Pensei em falar um pouco sobre todo o embate filosófico que surge com a criação da mecânica quântica, já que essa é uma teoria que, por ser tão abstrata ao entendimento humano, admite diferentes interpretações. No entanto, acredito que essa parte não seja tão necessária, e, caso queira saber mais ou conversar sobre isso pode me mandar uma mensagem.

O entendimento humano é limitado quando se trata de mecânica quântica. Não conseguimos de fato compreender a essência do comportamento das partículas. Na verdade, a resposta pra sua pergunta envolve um pouco de psicologia ou pedagogia.