PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

coordenadas geográficas

2 participantes

Ir para baixo

coordenadas geográficas Empty coordenadas geográficas

Mensagem por HTTPS_ALETHEA98 Qua Ago 09 2023, 17:36

Em um exercício militar, ao planejar um deslocamento, o
comandante responsável identificou dois pontos para os quais deverá deslocar sua tropa.
Estes pontos apresentam as seguintes coordenadas geográficas:
Ponto “A” - Latitude:

29 49' 30"S 

Ponto “B” - Latitude:

29 45' 00"S 

- Longitude:

54 54' 00" W  - Longitude:

54 55' 30" W 

Após a chegada ao ponto “A”, um grupo de militares dessa tropa será deslocado para o
ponto “B”, tendo que seguir em que direção?


A) leste.
B) oeste.
C) nordeste.
D) sudeste.
E) noroeste.


obs: OLÁ, ALGUÉM PODERIA ME EXPLICAR ESSA COMO SE EU FOSSE UMA CRIANÇA DE 5 ANOS???

HTTPS_ALETHEA98
Iniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 15/10/2021

Ir para o topo Ir para baixo

coordenadas geográficas Empty Re: coordenadas geográficas

Mensagem por Gui+lherme Ter Set 19 2023, 14:27

Olá!
Acredito que o gabarito seja a letra E, ou seja, Noroeste.

Fiz uma ilustração que tenta demonstrar a resposta, um desenho simples kkk.
Latitude é a distância em relação a linha do Equador (de 0 a 90° Norte a Sul). 
Portanto o ponto A está mais ao Sul que o ponto B, porque eu tenho mais minutos no ponto A, lembrando que ' significa minutos, por exemplo, 54°59'00'' S está mais próximo de 55° do que 54°10'00'' porque o primeiro falta 1' (um minuto) para chegar a 55°, já o outro faltam 50' (50 minutos) para chegar a 55°, portanto o primeiro está mais embaixo e mais próximo de chegar ao próximo grau do que o segundo que tem menos minutos, está menos ao Sul que o primeiro e precisará de mais minutos para chegar ao próximo grau.
Já, a Longitude é a distância em relação ao Meridiano de Greenwich que vai de 0 a 180°. Essas distâncias ocorrem devido ao formato esferóide da Terra. Portanto como a longitude de B é maior que a de A, o primeiro ponto estará mais a Oeste (W = West que quer dizer Oeste traduzido do Inglês ao Português) do que o segundo ponto. Portanto, ao observarmos o desenho veremos que a seta ela tem orientação para o Norte, porém ao mesmo tempo para o Oeste em diagonal, portanto trata-se do sentido Noroeste!
coordenadas geográficas Mapa12

Gui+lherme
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos