PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como lembrar repertórios - ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Como lembrar repertórios - ENEM Empty Como lembrar repertórios - ENEM

Mensagem por Lindy Brito Seg 10 Jul 2023, 08:10

Bom dia! Eu estou começando a praticar redação agora para o ENEM, eu já tenho um bom histórico do ensino médio, conheço bem a estrutura e geralmente pontuo nos 900 pontos, porém estou enfrentando uma parede e não ultrapasso essa nota. Percebo que tenho pouca variedade de argumentos porque não tenho tantos repertórios para defendê-los. Sempre que pesquiso na internet encontro várias listas, as pessoas decoram tudo aquilo? Não sei como lembrar esses conceitos de filo/socio, citações, filmes...
Lindy Brito
Lindy Brito
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/04/2021
Idade : 18
Localização : Teixeira de Freitas, BA

Arlindocampos07 e Vilefilipe1 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como lembrar repertórios - ENEM Empty Re: Como lembrar repertórios - ENEM

Mensagem por Arlindocampos07 Seg 10 Jul 2023, 10:48

Lindy Brito escreveu:Bom dia! Eu estou começando a praticar redação agora para o ENEM, eu já tenho um bom histórico do ensino médio, conheço bem a estrutura e geralmente pontuo nos 900 pontos, porém estou enfrentando uma parede e não ultrapasso essa nota. Percebo que tenho pouca variedade de argumentos porque não tenho tantos repertórios para defendê-los. Sempre que pesquiso na internet encontro várias listas, as pessoas decoram tudo aquilo? Não sei como lembrar esses conceitos de filo/socio, citações, filmes...
Opa, Lindy! 

Usando minha experiência com a produção textual, o que percebo é que realmente você tem que criar uma capacidade de memorização de repertórios boa. Para isso, o ideal é que você consuma diversas formas de conteúdo que te permitam abrir os seus horizontes no que diz respeito aos repertórios.

Eu sei que, durante a preparação, não temos muito tempo de ficar vendo jornais, lendo livros, assistindo filmes, etc. No entanto, creio que seja válido que você tente encaixar um tempinho para consumir outras ideias já que você está tendo dificuldade em diversificar seus argumentos. 

Pessoalmente, vi que algo que me ajudou muito a melhorar meus argumentos foi focar em aumentar meus conhecimentos políticos. Desde cedo, somos ensinados a pensar que "política é chato" e que não vale à pena aprender porque "tudo vai continuar do mesmo jeito". Entretanto, ao procurar aprofundar seus conhecimentos políticos, você acaba melhorando sua percepção para diversas áreas sociais (das quais a grande maioria tem seus problemas cobrados em provas como o ENEM). Por isso, o que eu poderia recomendar é que você buscasse consumir mais canais/podcasts/blogs/perfis que falem sobre política.

Eu vou recomendar alguns canais que me ajudaram muito a começar a gostar de pensar politicamente. De antemão, deixo claro que estes canais têm viés voltado para a ala mais à esquerda do pensamento político, mas, caso não sejas adepta à este polo, fique à vontade para usá-los como fonte de conhecimento do "outro lado" da história. Aprender sobre aquilo que não concordamos também é um ótimo modo de melhorarmos nossos argumentos!

Carta Capital
História Pública
Guilherme Boulos
História Cabeluda
Instituto Conhecimento Liberta
Jones Manoel
Normose
Tempero Drag
Silvio Almeida
Tese Onze
Viviane Mosé

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, só mandar.
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Vilefilipe1 e Alanna_01 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos