PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dissertativa-Argumentativa: "fake news"

2 participantes

Ir para baixo

Dissertativa-Argumentativa: "fake news" Empty Dissertativa-Argumentativa: "fake news"

Mensagem por userWAY Sáb 06 maio 2023, 17:52

Oi, galera,


Elaborei a resolução de uma proposta de redação com o enunciado "redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: ativismo virtual: virtudes e riscos".

Fiquem à vontade, caso tenham apontamentos metodológicos ou gramaticais para indicar. Smile

Se quiserem, podem responder com uma proposta autoral de vocês! (Eu adoraria ver as várias abordagens que vocês dariam ao tema)

Obs.: para o tamanho da dissertação, considerei a escrita manuscrita regular de até 30 linhas.


-----------------------------------------------------------------------


Resolução:

     Atualmente, a vida social ativa na internet representa, ao mesmo tempo, muitas virtudes e vários riscos. Consequentemente, à medida que a desinformação cresce nos meios virtuais, aumenta-se a demanda pelo estabelecimento de ambientes democráticos na internet.
     Inicialmente, sabe-se que um dos maiores riscos da virtualização é o ativismo desinformativo. Esse fato se tornou mais evidente com a facilitação do acesso às redes, como constatou Umberto Eco em suas ponderações. De acordo com esse filósofo, muitas imbecilidades até então proferidas em ambientes restritos ganharam palcos públicos, como as redes sociais, facilitando-se o espalhamento de inverdades.
     Contudo, como uma alternativa para o combate desse mal, a sociedade conta com a virtude da democratização do acesso, a qual é capaz de combater as "fake news". Nesse sentido, Pierre Levy ensina que uma visão otimista das conexões virtuais é a somatização de raciocínios, possibilitando que se potencializem a partir dos ciberespaços nos quais se reúnem por afinidade. Assim, se bem elaborados, por exemplo, pelas escolas, fóruns de discussões eletrônicos podem vencer as mentiras.
     Diante do exposto, verifica-se que os riscos da produção desinformativa podem ser combatidos à medida que os ambientes de discussões online forem estabelecidos. Portanto, pode-se sugerir que os órgãos políticos incluam as dissões virtuais no currículo escolar nacional.


Última edição por userWAY em Sáb 06 maio 2023, 20:30, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir o nome da autoridade mencionada Umberto Eco.)
userWAY
userWAY
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 14/01/2023
Idade : 25

José Luiz Negreiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dissertativa-Argumentativa: "fake news" Empty Re: Dissertativa-Argumentativa: "fake news"

Mensagem por José Luiz Negreiros Dom 07 maio 2023, 11:10

userWay.

Parabéns pela sua dissertação sobre o fenômeno das fake news, tema de grande importância, sobretudo pela perturbação ocasionada na sociedade em geral, atingindo mais os menos avisados sobre o tema.

Continue assim, produzindo textos de qualidade. É uma contribuição pertinente e muito proveitosa, nessa luta de normalizar o estado de ânimo das pessoas.

Seja muito feliz!

Professor José Luiz Negreiros

José Luiz Negreiros
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/03/2023
Idade : 68
Localização : Cabreúva-SP - Brasil

userWAY gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos