PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Demônio de Maxwell

2 participantes

Ir para baixo

Demônio de Maxwell Empty Demônio de Maxwell

Mensagem por MMedicina Seg 06 Set 2021, 09:52

(Ufscar 2000) Maxwell, notável físico escocês da segunda metade do século XIX, inconformado com a possibilidade da morte térmica do Universo, consequência inevitável da Segunda Lei da Termodinâmica, criou o "demônio de Maxwell", um ser hipotético capaz de violar essa lei. Essa fictícia criatura poderia selecionar as moléculas de um gás que transitassem entre dois compartimentos controlando a abertura que os divide, como ilustra a figura.


Por causa dessa manipulação diabólica, as moléculas mais velozes passariam para um compartimento, enquanto as mais lentas passariam para o outro. Se isso fosse possível,
Gabarito A, minha dúvida está na letra A, C e E alguém  pode me ajudar?
Demônio de Maxwell Screen26
Demônio de Maxwell Screen27

MMedicina
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/07/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Demônio de Maxwell Empty Re: Demônio de Maxwell

Mensagem por Marcim Seg 06 Set 2021, 12:44

Letra a: correta, este sistema é análogo a fazer o calor fluir do mais frio para o mais quente, ele diminui a desordem do sistem, já que separa partículas com características semelhantes e viola a entropia.
C: a energia total do sistema é a mesma. Pensa na caixa inteira, e não em um só compartimento. A energia cinética das partículas não mudou, ela só se agrupou.
E: não existe troca de calor sem troca de energia. É um absurdo, visto que calor é energia em movimento
Marcim
Marcim
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 20/01/2021
Idade : 19
Localização : Goiânia, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Demônio de Maxwell Empty Re: Demônio de Maxwell

Mensagem por MMedicina Seg 06 Set 2021, 23:32

Marcim escreveu:
Letra a: correta, este sistema é análogo a fazer o calor fluir do mais frio para o mais quente, ele diminui a desordem do sistem, já que separa partículas com características semelhantes e viola a entropia.
C: a energia total do sistema é a mesma. Pensa na caixa inteira, e não em um só compartimento. A energia cinética das partículas não mudou, ela só se agrupou.
E: não existe troca de calor sem troca de energia. É um absurdo, visto que calor é energia em movimento
Na verdade eu estava em duvida mesmo era na D a E eu já tinha certeza, escrevi errado

MMedicina
Padawan
Padawan

Mensagens : 51
Data de inscrição : 29/07/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Demônio de Maxwell Empty Re: Demônio de Maxwell

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos