PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sólon

2 participantes

Ir para baixo

Sólon Empty Sólon

Mensagem por Felupp Qui 06 maio 2021, 14:39

(Fuvest-SP) Vendo Sólon [que] a cidade se dividia pelas disputas entre facções e que alguns cidadãos, por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer resultado, fez aprovar uma lei específica contra eles, obrigando-os, se não quisessem perder seus direitos de cidadãos, a escolher um dos partidos. ARISTÓTELES. A constituição de Atenas. São Paulo: Hucitec, 1995. A lei visava:
A diminuir a participação dos cidadãos na vida política da cidade.
B obrigar os cidadãos a participar da vida política da cidade.
C aumentar a segurança dos cidadãos que participavam da política.
D deixar aos cidadãos a decisão de participar ou não da política.
E impedir que conflitos entre os cidadãos prejudicassem a cidade.


Resposta: B

Alguém pode me dizer qual lei foi essa ?

Felupp
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Sólon Empty Re: Sólon

Mensagem por BatataLaranja345 Sex 07 maio 2021, 17:27

Olá Felupp!
Boa tarde!

Gostei bastante da sua questão! Ela trouxe um tema bem específico sobre um período ateniense!
Então, eu dei uma pesquisada a respeito de quem foi o Sólon, em Atenas, pois não me recordo desse tema Sad

Terá um link aqui embaixo onde te levará a Wikipédia. Lá é tudo explicado, sobre quem ele era e o que ele fez. De acordo com o que eu li lá, realmente o correto é a letra B!
Espero que tenha te ajudado! Grande abraço! cheers

Link.: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3lon
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sólon Empty Re: Sólon

Mensagem por Felupp Sex 07 maio 2021, 18:07

Olá @BatataLaranja345,agradeço muito pela sua resposta.
A minha dúvida é em relação a afirmação da letra "b". O que eu conheço de Sólon é que ele foi um legislador que promoveu uma maior abrangência da cidadania ateniense, mas não vejo essa obrigatoriedade para a participação política que a alternativa afirma.
Grande abraço.

Felupp
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Sólon Empty Re: Sólon

Mensagem por BatataLaranja345 Sex 07 maio 2021, 18:50

Ahh sim, entendi.
Eu creio que essa "obrigatoriedade" está relaciona a, por exemplo, quando há eleição no Brasil, todos os aptos devem votar... aqueles que não justificam o motivo da ausência são "punidos"
Como Atenas foi um lugar democrático, em tese, eu creio que essa obrigação vinha justamente do conceito de cidadania, no sentido de que: po, Sólon deu certa abertura política para os povos atenienses mais fragilizados, fez mudanças nas políticas também... logo, eu acho que esse ato obrigatório seria mais por isso. Pois, ele fez diversas mudanças, então, o povo deveria participar delas, e se mostrarem a favor/contra a outras.
Eu consideraria ela por correta por causa disso... mas, olhando pelo oq eu pesquisei, realmente não parece que havia... mas, se compararmos com o atual, creio que há alguma semelhança!

Espero ter te ajudado ai! Boa noite e grande abraço pra vc! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sólon Empty Re: Sólon

Mensagem por Felupp Sáb 08 maio 2021, 17:38

@BatataLaranja345 Pelo seu raciocínio fez sentido pra mim, agradeço muito pela ajuda. Abração.

Felupp
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/02/2021

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sólon Empty Re: Sólon

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos