PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vale a pena cursar engenharia mecatrônica?

2 participantes

Ir para baixo

Vale a pena cursar engenharia mecatrônica? Empty Vale a pena cursar engenharia mecatrônica?

Mensagem por dutra86 Sáb 06 Fev 2021, 00:24

Olá pessoal, é meu primeiro post no fórum então espero que esteja no tópico certo.
Bom, vale a pena cursar engenharia de controle e automação (mecatrônica)?
Eu estou prestando USP, Unicamp e Unesp e em todas eu coloquei eng mecatrônica por ser a que eu mais tinha me identificado depois de um tempo de pesquisa. Porém, recentemente eu ouvi uns relatos de pessoas dizendo que engenharia mecatrônica não vale muito a pena pq o mercado de trabalho é muito restrito e as empresas preferem contratar engenheiros eletricistas/mecânicos/computação. Outra coisa que ouvi dizer é que pelo CREA engenheiros de controle e automação não podem assinar projetos, o que reduz muito o salário desses profissionais no mercado de trabalho.
Alguém aqui tem contato com essa área e tem alguma sugestão? Será que eu deveria trocar de engenharia no final do primeiro ano? Obrigado desde já.

dutra86
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena cursar engenharia mecatrônica? Empty Re: Vale a pena cursar engenharia mecatrônica?

Mensagem por Nickds12 Sáb 06 Fev 2021, 01:01

Se for seu sonho e se você tiver algum contato na área, ou irá tentar de tudo para ter connections nessa área, sim. É uma área muito legal.

Mas caso a resposta seja não:

Não. A indústria da mecatrônica é uma indústria parada no tempo(não inova) e muito restrita em termos de contratação de pessoal até mesmo em países desenvolvidos, e muito cara para as empresas.

Por exemplo: em alguns casos, enquanto uma multinacional gasta quase 100 mil em um articulated robot, essa mesma multinacional poderia optar por um pick and place com um servo motor com movimento padronizado, que não precisaria de um engenheiro mecatrônico para simular offline os movimentos, e nem de muito projeto.

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

dutra86 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos