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Mensagem por romulos1 12/11/2020, 11:19 pm

Fala, pessoal, alguém poderia corrigir para mim?
Aliás, esse tema foi meio complicado, não estava preparado. Saberiam me dizer se tem algum filósofo, livro, que trata da violência?  agregaria muito nesse tipo de eixo temático. Até porque eu acho que forcei demais citando o Paulo Feire kkkkk

     A OMS define a violência como o uso de força, ou poder, em ameaça ou na prática contra pessoa que resulte, ou possa resultar em sofrimento, desenvolvimento prejudicado, dano psicológico. Nesse sentido, é notório que a pedofilia no Brasil apresenta-se como uma agressão gravíssima às crianças, tendo em vista os danos físicos e mentais causados pelo abuso. Dessa forma, é necessário avaliar os principais fatores que corroboram com essa prática nefasta, a fim de solucionar o problema, entre elas: falta de preparo dos profissionais de educação em perceber indícios de violência e as dificuldades em efetuar a denúncia.
     Em primeira análise, sabe-se que uma criança abusada demonstra sinais que alertam para o problema, como timidez, dificuldades de aprendizado e socialização. Assim, uma formação pedagógica que apenas prepara os professores para uma educação bancária, ou seja, segundo Paulo Freire, ensinar apenas conteúdos técnicos, sem um diálogo entre docente e discente e sem preocupação com a formação total do indivíduo, desprepara os educadores no que tange a observação dos indícios de pedofilia. Consequentemente, as crianças perdem o possível apoio da escola na sua segurança contra a violência sexual.
     Além disso, de acordo com dados do Disque 100 de 2018, 70% dos casos de pedofilia ocorrem dentro de casa. Logo, faz-se claro que muitos jovens convivem com os abusadores, o que dificulta a denúncia, devido ao controle total, ou parcial, do pedófilo dos meios de comunicação, como celulares e computadores, e contado da vítima com o mundo externo. Com efeito, embora sejam muitas as campanhas contra o abuso sexual infantil, muitos também são as pessoas que deixam de efetivar as denúncias devido à  impossibilidades e restrições, assim, perpetuando o crime.
     Depreende-se portanto, que a pedofilia no Brasil é um problema que urge solução. Para isso, o Ministério da Educação-instância educacional máxima do pais- deve, em auxílio com instituições de ensino, educar a população no que diz respeitos às causas e consequências físico-psicológicas do crime de abuso infantil, por meio de palestras nas escolas- sobretudo na área de psicologia-, abertas ao público. Espera-se com isso, que esse crime diminua em todo país e a descrição de violência da ONU deixe aos poucos de ser uma realidade para muitas crianças.
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Mensagem por _Arthur_ 12/11/2020, 11:56 pm

Pierre Bourdieu fala sobre violência simbólica.
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Mensagem por romulos1 13/11/2020, 12:07 am

Beleza, vou dar uma olhada, obrigado! Mas a redação de modo geral ficou ruim?
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Mensagem por _Arthur_ 13/11/2020, 12:24 am

A definição de violência feita pela OMS agregou nada ao texto, já que você não a relacionou à pedofilia. 

corroboram com essa prática nefasta, 
Corroborar significa confirmar. Faz sentido falar "confirmam com"? Não, né? "corroboram essa prática nefasta" é o correto


Nesse sentidosegundo Paulo Freire há, nas instituições educacionais brasileiras, uma formação pedagógica que apenas prepara os professores para uma educação bancária, ou seja, ensina-se apenas conteúdos técnicos, sem um diálogo entre docente e discente e sem preocupação com a formação humana do indivíduo, o que, por conseguinte, desprepara os educadores no que tange à observação dos indícios de pedofilia. Desse modo, as crianças perdem o possível apoio da escola na sua segurança contra a violência sexual.


  Além disso, de acordo com dados do Disque 100 de 2018, 70% dos casos de pedofilia ocorrem dentro de casa. Nesse viésfica claro que muitos jovens convivem com os abusadores, o que dificulta a denúncia, devido ao controle total, ou parcial, do pedófilo sobre os meios de comunicação, como celulares e computadores, o que, afinal, dificulta o contato da vítima com o mundo externo. Assim, embora sejam muitas as campanhas contra o abuso sexual infantil, muitas também são as pessoas que deixam de efetivar as denúncias devido a impossibilidades  e restrições, perpetuando, assim, o crime.



Não ficou claro o que você quis dizer com "impossibilidades e restrições".

 a descrição de violência da OMS deixe aos poucos de ser uma realidade para muitas crianças.


a "descrição" deixar de ser realidade soa muito estranho. Tem que usar outro repertório. Essa OMS só lhe embananou.


Última edição por _Arthur_ em 13/11/2020, 12:32 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por _Arthur_ 13/11/2020, 12:31 am

No lugar da OMS, experimente usar o ECA, muito mais pertinente.
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Mensagem por Thiago Ber 13/11/2020, 12:42 am

Boa noite, Romulos1! Tudo bem?
Antes de começar a analisar a sua produção textual por extenso, gostaria de responder-lhe as suas perguntas realizadas ao início do seu questionário:
Sobre este eixo temático (a violência advinda da pedofilia no Brasil), a literatura brasileira, dando grande enfoque à literatura contemporânea, aborda diversas vezes temas correlacionados a este tipo de violência (ainda que muitas vezes, de maneira indireta). Eu recomendaria a você, como uma forma de preparar o seu repertório cultural em relação a temas ligados à violência, a ler as obras do escritor Rubem Fonseca (principal responsável pela construção da literatura que chamamos de ''literatura brutalista''). Em suas obras, você verá inúmeros casos de histórias e situações que chegam ao extremo, tudo isto sendo escrito e narrado em uma linguagem muito clara e objetiva! Este tipo de literatura não serve apenas para nos dar um choque de realidade, como também agrega muito conhecimento acerca da problemática e da forma pela qual ela afeta a sociedade no território brasileiro (levando em conta, também, que o Rubem Fonseca foi delegado da polícia militar do Rio de Janeiro durante mais de 30 anos, ou seja: ele presenciou muitas situações, e tudo isto agregou em suas obras posteriormente).
Por fim, um pequeno conto de Rubem Fonseca que se aproxima deste eixo temático (ainda que de outra forma), deve-se pela curtíssima história chamada: ''O outro''. Se você procurar na internet, achará facilmente!! Esta narrativa conta sobre a vida de um jovem morador de rua que teve sua vida ceifada (não por pedofilia, mas sim, por homicídio) por um megaempresário que vivia uma vida demarcada pelo stress corriqueiro, ansiedade e angústia. Vale a pena ler esta curta obra que representa um lado muito complexo e maligno de nossa sociedade.
Então, depois de respondida a sua pergunta, vamos à correção da sua redação!!
Sem mais delongas, vamos lá:

Perceba, antes de mais nada, que o seu texto está bem construído! Quando nos deparamos com temas que envolvem uma forma específica de violência, torna-se uma tarefa muito mais árdua construir um texto que esteja coeso e claro a fim de fornecer uma leitura objetiva e direta ao examinador. Em sua prosa, é possível perceber que, apesar de existirem alguns pontos fracos que podem ser consertados, você trabalhou a construção de um esqueleto textual (que está muito bem montado) o qual deixa as suas ideias muito bem compreensíveis, tudo isto em uma única leitura. Além disso, perceba que a sua estrutura textual segue um vocabulário muito claro e preciso para a leitura, apenas tome cuidado com o uso dos travessões ao início da conclusão, como por exemplo no momento demarcado por: '...Ministério da educação-instância educacional máxima do país- DEVE (...)'', acredito que estre travessão entre ''país'' e ''deve'' foi erro de digitação. Caso não tenha sido, tome muita cautela pois, como já sabemos, o travessão possui a função de reforçar uma ideia ou dar ênfase a mesma e, neste caso da sua escrita, perceba que não existe nenhuma ideia junto ao travessão, apenas posterior a ele.
Agora, irei analisar cada parte da sua escrita de forma mais aprofundada:

Introdução-> No meu ponto de vista, o seu contexto de cultura (apesar de ser uma definição geral), condiz completamente com as suas problemáticas que serão demonstradas ao leitor no final de sua introdução, e este é um dos aspectos mais fortes em seu texto: perceba que, apesar da simplicidade das ideias, ele está muito claro e muito bem construído, e a união de ideias claras (ainda que simples) com uma boa coesão textual são fatores que colaboram diretamente para a construção de uma boa redação (e consequentemente de uma boa avaliação). Um fator atrelado a isto que você pode melhorar, deve-se pela conclusão do seu terceiro período: perceba que, após a sua ideia de ''prática nefasta'', você pôs a observação ''a fim de solucionar o problema'' entre vírgulas e logo após isto citou suas duas ideias força, e aqui temos um pequeno problema: dependendo do grau de exigência da banca que irá analisar seu texto, pode haver neste caso uma complicação com esta suposição de finalidade ('a fim de solucionar o problema''), pois subentende-se ao examinador, ainda que não seja necessariamente a sua intenção, de que você irá falar sobre meios de combater esta intempérie dentro dos seus desenvolvimentos (fator que pode levar quem está lendo a concluir que você irá ''antecipar'' as ideias da sua conclusão). Lembre-se: utilize da introdução para expor suas ideias-força e problemáticas!
Fora isso, a sua introdução está ótima!

D1->Repare que existe uma característica em seu primeiro desenvolvimento que o diferencia dos demais parágrafos do seu texto: neste, você seguiu todos os passos corretamente para a construção de um desenvolvimento esteticamente ideal. Seus três períodos estão bem colocados e escrito e tudo isto, quando atrelado ao seu fechamento de parágrafo (realizado através do terceiro período iniciando com a palavra ''Logo''), demonstra ao leitor que você não somente explicou suas ideias durante o desenvolvimento, como também finalizou-as neste. Este é um ponto muito forte para sua nota subir em uma correção!
Apenas atente, finalmente, ao seu contexto de cultura trazido para dentro do parágrafo! Repare que você não explicou anteriormente a este repertório sobre o motivo que leva a formação pedagógica a preparar os professores apenas para uma educação sistematizada (quais seriam os problemas/que desencadeiam este fator?) que subsequentemente desestimula as vítimas de pedofilia a denunciar os agressores, e esta ausência de explicação pode levar o examinador a pressupor que você trouxe o filósofo brasileiro Paulo Freire apenas para suprir (mascarar) essa falta de explicação, dando a ideia de que você não soube pensar em fatores que levam a educação a se tornar sistematizada. que desencadeiam

D2->Antes de mais nada, gostaria de falar primeiramente que o seu segundo parágrafo de desenvolvimento continua demonstrando ao leitor que você possui habilidade de escrita, devido à organização que a estética existente dentro dele (seja pelos períodos bem definidos, quanto pela abertura seguida da explicação e subsequentemente fechamento das ideias). Um fator que você pode melhorar apenas neste parágrafo, deve-se pelo seu repertório cultural trazido para dentro dele! 
Repare que este dado estatístico, apesar de ser um dado recente e bastante claro, atrela muito valor à sua posterior explicação existente dentro do texto. Porém, você realmente possuía este dado em mente ou você acabou pesquisando para trazer para dentro da sua redação? Cuide bastante pois, muitas vezes, dados estatísticos acabam mais atrapalhando do que ajudando em um texto, devido à decoreba que muitas vezes existe por detrás dos mesmos.

Conclusão->Acredito que a sua conclusão apenas reforça o que já foi dito anteriormente: ela está bem construída e coesa às problemáticas ditas anteriormente. Apenas cuide com a expressão ''Espera-se''(início do terceiro período) posta logo ao final de seu texto. Lembre-se que você deve sempre afirmar as suas propostas de intervenção sociocultural, e esta expressão não afirma certeza em sua fala. Ao invés disto, você pode substituí-la por alguma palavra/expressão como: ''Consequentemente; ''Como resultado, este crime IRÁ diminiuir (...)''; ''Com isto, os males advindos da pedofilia SERÃO combatidos e solucionados (...)''; etc. 

Por fim, gostaria de dizer-lhe que o seu texto é muito bom, e isto não deve somente pelas ideias. Perceba que um ponto extremamente positivo existente dentro dele deve-se pela sua estrutura textual, que está muito bem escrita e fornece um clareza tão grande das ideias que, mesmo em uma primeira leitura, você consegue ficar bastante situado sobre o que você defende e sobre o seu ponto de vista!
E sabe qual seria uma prova disto? A principal prova é que você esqueceu de falar qual era o tema que você tinha escrito no início da pergunta (você falou apenas de livros/meios que falem da violência), o que deixa a entender que trata-se da violência de uma forma geral. Porém, no primeiro parágrafo de introdução, percebe-se rapidamente que o assunto a ser abordado será especificamente sobre a pedofilia. Possui uma forma melhor de clareza e coesão textual do que esta?
Continue praticando bastante e arrume estes pequenos detalhes, que com toda certeza a nota máxima virá.
Espero ter ajudado! Bons estudos.
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Mensagem por _Arthur_ 13/11/2020, 12:50 am

Lembrando que a ideia do Paulo Freire está boa.
Você pode usar também a violência simbólica da qual trata Pierre Bourdieu para falar sobre a violência velada contra crianças mediante compartilhamento de pornografia infantil, já que esta prática fomenta, em última análise, a cultura pedófila.
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Mensagem por _Arthur_ 15/11/2020, 4:55 am

Vamos aprimorar sua propostas para garantir DUZENTÃO. 


Depreende-se portanto, que a pedofilia no Brasil é um problema que urge solução. Para isso, o Ministério da Educação(AGENTE)-instância educacional máxima do pais (DETALHAMENTO DO AGENTE)- deve, em auxílio com instituições de ensino (RETIRE ISSO, POIS É CONSIDERADO UM SEGUNTO AGENTE, SENDO QUE SE CONTABILIZA APENAS 1, OU SEJA, É INÚTIL E, PORTANTO, PERDE-SE LINHAS À TOA), educar a população no que diz respeitos às causas e consequências físico-psicológicas do crime de abuso infantil(AÇÃO), COMO O ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (DETALHAMENTO DA AÇÃO), por meio de palestras nas escolas (MODO)- sobretudo na área de psicologia (ESSE SOBRETUDO NA ÁREA DE PSICOLOGIA DÁ A ENTENDER QUE EXISTA UMA ÁREA DE PSICOLOGIA NAS ESCOLAS, O QUE NORMALMENTE NÃO ACONTECE, MELHOR ESCREVER DE OUTRA FORMA) SOBRETUDO RELACIONADAS À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL (DETALHAMENTO DO MODO) -, abertas ao público, COM O ESCOPO DE MITIGAR OS ABUSOS (EFEITO). Espera-se, (vírgula aqui) com isso, que esse crime diminua em todo país e a descrição de violência da ONU deixe aos poucos de ser uma realidade para muitas crianças. (DETALHAMENTO DO EFEITO)

Habitue-se, de agora em diante, a sempre escrever:
AGENTE - DETALHAMENTO DO AGENTE
AÇÃO - DETALHAMENTO DA AÇÃO
MODO - DETALHAMENTO DO MODO
EFEITO - DETALHAMENTO DO EFEITO
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Mensagem por romulos1 15/11/2020, 1:24 pm

Perfeito! vou tentar lembrar desse modelo. Obrigado Arthur e Thiago pelas correções.
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Mensagem por romulos1 15/11/2020, 1:27 pm

Aliás, uma pergunta, o enem tem 5 competências, tenho que melhorar a conclusão e meu desenvolvimento. Mas e o resto, acham conseguiria tirar uma nota alta na competência II e IV?
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