PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Variação de Entalpia

2 participantes

Ir para baixo

Variação de Entalpia Empty Variação de Entalpia

Mensagem por Javert Dumas Ter 05 maio 2020, 14:06

Qual a diferença entre o calor de formação e a energia de ligação? Por que a variação de entalpia, quando considerado o calor de formação, é calculada por (∆H Produtos - ∆H Reagentes), enquanto que a mesma variação, quando considerada a energia de ligação, é calculada por (∆H Reagentes - ∆H Produtos)?

Javert Dumas
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Variação de Entalpia Empty Re: Variação de Entalpia

Mensagem por Ryuzinho Dom 10 maio 2020, 11:54

Olá Javert!
  A diferença de entalpia de uma reação pode ser calculada tanto pelas energias das ligações como pelos calores de formação, mas é importante entender que são coisas diferentes.
  O calor de formação é a variação de entalpia envolvida na formação de uma substancia a partir de seus elementos mais estáveis, que por convenção recebem o valor de entalpia nula, como por exemplo dióxido de carbono a partir de gás oxigênio e carbono grafite. Pelos calores de formação, a variação de entalpia é calculada como ∆H Produtos - ∆H Reagentes. 
  As energias de ligação são mais simples, mas geram confusão. Numa reação, a variação de entalpia pode ser vista como a soma da energia necessária para quebrar as ligações dos reagentes mais a soma das energias na formação das ligações dos produtos. Como na quebra de ligações gasta-se energia e na formação de ligações se libera energia, o correto é escrever ∆H=∆H Produtos + ∆H Reagentes, visto que o sinal de - deve vir do fato de a quebra ter um ∆H>0 e a formação ∆H<0. Assim, em módulo ficaria ∆H Reagentes - ∆H Produtos, mas tente escrever sendo uma soma e analisando o sinal para não se confundir. É importante ressaltar que as duas formas de cálculo da variação de entalpia não tem nada a ver uma com a outra. Espero ter ajudado
 Abraços!

Ryuzinho
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos