PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transporte de glicose e transporte ativo

2 participantes

Ir para baixo

Transporte de glicose e transporte ativo Empty Transporte de glicose e transporte ativo

Mensagem por lcosta55 Qua Abr 22 2020, 19:30

Transporte de glicose e transporte ativo 90541_pre

Proteínas presentes na superfície das células epiteliais que revestem o intestino utilizam um sistema eficiente de transporte para internalização dos açúcares da dieta, como demonstrado na figura. Com base na análise da ilustração e nos conhecimentos relacionados ao transporte através das membranas celulares, pode-se afirmar que 

a) a difusão facilitada de glicose para o meio intracelular menos concentrado favorece a manutenção dos baixos níveis de açúcar no sangue. 
b) a energia necessária para translocação de glicose para o meio intracelular é fornecida pelo transporte de Na+ a favor do seu gradiente de concentração. 
c) a glicose é transportada para as células epiteliais a favor do seu gradiente de concentração por meio de transporte passivo. 
d) macromoléculas, como a glicose, podem transpassar a membrana plasmática com o auxílio de proteínas carreadoras ou difundir-se através da bicamada fosfolipídica. 
e) o transporte de glicose para a matriz extracelular está diretamente ligada ao transporte de passivamente para o meio intracelular.


Por que a A está errada? E na B, não deveria ser "contra" no lugar de "a favor" ? Já que o transporte de Na+ a favor do seu gradiente acontece por meio da dif.facilitada

lcosta55
Padawan
Padawan

Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/01/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Transporte de glicose e transporte ativo Empty Re: Transporte de glicose e transporte ativo

Mensagem por RAFA&L Qua Abr 22 2020, 20:27

Icosta, observe que antes da glicose ir da membrana para o meio intracelular, por difusão, ela teve que entrar na membrana (ou seja, foi do meio extracelular - menos concentrado - para o meio da membrana celular - mais concentrado). Note que nessa entrada houve também a entrada de Na+. O Na+ é mais concentrado no meio EXTRACELULAR, ou seja, o Na+ foi A FAVOR do seu gradiente de concentração. Mas... (e o mais importante) é que a energia desse gradiente do Na+ é utilizada para jogar a glicose do meio extracelular para o interior da membrana. É um sistema de co-transporte (chamado simporte). Resumindo: O Na+ entra, a favor do gradiente, liberando energia. Essa energia é utilizada para jogar a glicose para o interior da membrana, por transporte ativo (pois vai do meio menos para o mais concentrado). Depois a glicose sai do interior da membrana e vai para o meio intracelular por difusão facilitada - trasporte passivo (sem gasto de energia).

Espero ter ajudado,
fico a disposição,
bons estudos..

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transporte de glicose e transporte ativo Empty Re: Transporte de glicose e transporte ativo

Mensagem por RAFA&L Qua Abr 22 2020, 20:35

Outra coisa:
Como notamos que o Na+ é mais concentrado no meio extracelular?
Você não precisa decorar isso (aliás, é bom decorar sim), mas observe na imagem que a bomba de sódio e potássio estra sendo usada para mandar Na+ para fora e K+ para dentro da célula. E como você já deve saber, a bomba de sódio e potássio gasta energia no seu funcionamento. Isso quer dizer que o Na+ está indo contra o seu gradiente de concentração (ou seja, do meio menos concentrado - intracelular - para o mais concentrado - extracelular). Se fosse o contrário, não haveria necessidade da bomba de sódio e potássio, pois seria um transporte a favor do gradiente. Seria um gasto de energia desnecessário, entende?

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transporte de glicose e transporte ativo Empty Re: Transporte de glicose e transporte ativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos