PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

transição idade média - moderna

2 participantes

Ir para baixo

transição idade média - moderna Empty transição idade média - moderna

Mensagem por RAFA&L Qui 09 Abr 2020, 19:20

Qual a relação entre o fim do império romano do oriente ( império bizantino ) e o fim da guerra dos 100 anos? Eu estava estudando aqui e vi que esses dois acontecimentos ocorrem no mesmo ano e marcam a transição da idade média para a idade moderna. Há alguma relação entre esses dois acontecimentos ou é só coincidência mesmo?

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

transição idade média - moderna Empty Re: transição idade média - moderna

Mensagem por JMão Qui 09 Abr 2020, 22:35

Com certeza. Na verdade, a Guerra dos cem anos contribuiu para o fechamento da Idade Média à medida em que fragilizava o sistema feudal e auxiliava na formação de um Estado mais centralizado. 
Tiveram alguns fatores determinantes para a guerra além da sucessão do trono francês...Entre eles o fato de os dois países se interessarem na região de Flandres, onde aconteciam muitas feiras e era um importante ponto comercial da época. Vale ressaltar também, de maneira simplória, que Flandres estava ligada politicamente à França e economicamente à Inglaterra, de quem obtinha lã para suas manufaturas. Além, disso, já haviam muitos nobres ingleses com feudos na França, o que deixava os franceses apreensivos e sentindo-se ameaçados. 
Bom, sem entrar no mérito do conflito em si, ao final da guerra já havia muito estrago. O medo de perder os territórios fez a burguesia e a nobreza francesas apoiarem o monarca. E com o fim do conflito, muitos nobres tinham morrido, assim fortalecendo a Coroa, que aproveitou para "pegar" não só as terras deles, mas também as terras dos ingleses que estavam naqueles territórios.
Vale ressaltar também a identidade nacional que ia aparecendo por causa desse contexto todo de brigas e guerras.
Dessa forma, com o fortalecimento da Coroa, enfraquecimento da nobreza, ascensão da burguesia, sentimento de "nacionalismo" em comum...levaram à derrocada do sistema feudal e ascensão da Idade Moderna.

Qualquer coisa pode perguntar. Seria legal se alguém mais puder contribuir também.  Very Happy

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

transição idade média - moderna Empty Re: transição idade média - moderna

Mensagem por RAFA&L Sex 10 Abr 2020, 00:17

Excelente Jmão, obrigado! 
Mas fora isso tudo, queria entender se há alguma relação direta da tomada de Constantinopla pelo império turco otomano com o tratado entre França e Inglaterra que marcava o fim da guerra dos 100 anos. 
No fundo eu sei que haviam relações, e sua explicação me deu mais luz quanto a isso, mas ainda persiste a dúvida do fato desses dois acontecimentos se darem exatamente no mesmo ano. Não sei se minha questão ficou clara

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

transição idade média - moderna Empty Re: transição idade média - moderna

Mensagem por JMão Sex 10 Abr 2020, 14:14

Ah sim, tudo bem. Desculpe a falta na interpretação. Essa eu prefiro deixar para outros, também gostaria de saber kk

JMão
Jedi
Jedi

Mensagens : 305
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 23
Localização : Vitória , Espírito Santo , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

transição idade média - moderna Empty Re: transição idade média - moderna

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos