PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[FUVEST 2020 - 1ª FASE] Discussões sobre a prova

4 participantes

Ir para baixo

[FUVEST 2020 - 1ª FASE] Discussões sobre a prova Empty [FUVEST 2020 - 1ª FASE] Discussões sobre a prova

Mensagem por nopz Seg 25 Nov 2019, 11:16

O que acharam da prova? Foram bem? Alcançaram seus objetivos nessa 1ª Fase?

Eu quero fazer Administração na FEA, nota de corte variando entre 40 e 45 ao longo dos anos, acertei 59; qual a experiência de vocês em relação ao impacto da 1ª Fase para a efetiva aprovação na 2ª? Meus acertos, em um curso não tão concorrido (14 candidatos por vaga), me deixam confortável? Optei por AC, embora tenha estudado em uma escola pública (ETEC), pois o número de vagas absolutas para EP era baixo.

Gabarito: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
nopz
nopz
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

[FUVEST 2020 - 1ª FASE] Discussões sobre a prova Empty Re: [FUVEST 2020 - 1ª FASE] Discussões sobre a prova

Mensagem por Francisco+1 Seg 25 Nov 2019, 11:41

Sla, achei um pouco conteudista historia e quimica.

Francisco+1
Jedi
Jedi

[FUVEST 2020 - 1ª FASE] Discussões sobre a prova Empty Re: [FUVEST 2020 - 1ª FASE] Discussões sobre a prova

Mensagem por nopz Seg 25 Nov 2019, 12:19

Minha análise por matéria:

Português - padrão
Matemática - levemente mais fácil que 2019
Biologia - levemente mais fácil que 2019
Física - mais fácil que 2019
Química - levemente mais difícil, mas dentro do esperado, vi muita gente falando que foi a parte mais difícil da prova
História - mais difícil que 2019; Revolução Gloriosa e algumas outras foram um pouco mais pesadas, porém não surpreende
Geografia - padrão

Eu em simulados específicos e em resolução de provas anteriores estive sempre próximo de 55 (2 pontos pra mais ou para menos), de maneira até um pouco surpreendente fui um pouco melhor na prova. Na minha opinião a prova foi difícil, como toda prova da FUVEST é, mas um pouco mais fácil em comparação com a dos 3 últimos anos.
nopz
nopz
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por CarlosBahlo Seg 25 Nov 2019, 13:18

Pra mim foi uma das FUVESTs mais fáceis dos últimos anos.
A prova de português foi ridícula, a pessoa nem precisava ler os livros, eram questões totalmente interpretativas.
A de matemática estava dentro do esperado, quem estudou foi bem.
As de geografia e história estavam muito fáceis, esta segunda mais conteudista do que a primeira. Aquela questão da operação condor me deu um branco total, bateu uma tristeza pq já estudei sobre.
As de química e biologia eram as mais difíceis na minha concepção. Química foi a mais chatinha de todas.
Física dava pra fazer pela lógica, pelo menos algumas questões. Foi aquilo de sempre.

Concluindo, pareceu mais uma prova do ENEM do que uma FUVEST em si, o que é ruim ao meu ver, pois na USP deveria passar quem sabe mais, não quem interpreta melhor.
Ou sabe ou não sabe, como sempre foi.
Senti falta de trigonometria e questões logarítmicas.
Faltou cobrar genética, ecologia e plantas.
Se for olhar as questões que caiam anteriormente, você percebe que houve uma mudança.

CarlosBahlo
Iniciante

Mensagem por HiroshiNk Seg 25 Nov 2019, 15:13

Estou concluindo o 2º ano do ensino médio e prestei como treineiro. Meu objetivo é a FMUSP.

Acertei 55 com gosto de derrota: algumas questões eu fiz corretamente mas errei por desatenção ao comando como a do Calvin de matemática; mas isso é questão de preparo. Preciso treinar mais o emocional.

Chutei 16 questões que eram de um conteúdo que não tive ainda (3º ano) e dessas eu não acertei nenhuma! Fora isso, foram 17 as que eu sabia o conteúdo e errei; muitas por desatenção mesmo.

Enfim, não vale nada por enquanto. Agora é tentar absorver a experiência e seguir focado para a 2ª fase.

Contudo, percebi algumas mudanças e tendências: o número de questões de inglês aumentou (de 2010 a 2018 eram apenas 5 questões, 2019 e 2020 foram 7) e, assim como a Unicamp, elas estão apresentando uma interdisciplinaridade. Além disso, senti um certo aumento da dificuldade do nível delas. A questão das flores necessitava um conhecimento de gramática até então nunca presente nas provas anteriores.

Senti falta de questões sobre botânica, evolução e zoologia / embriologia em biologia. O número de questões de Idade Antiga na prova de história também me chocou: apenas 1! A interdisciplinaridade em física, química e matemática também foi bem evidente: questões envolvendo pH e probabilidade, calor latente e massa molar, matemática enunciada em inglês, interações moleculares e quantidade de movimento....

Foi uma prova bem diferente do jeitão presente até pouco tempo; mas seguindo o padrão apresentando nas outras provas desse ano. Meu palpite para o ano que vem é a permanência - e até possível aumento - da tendência de questões multidisciplinares entre a prova de ciências da natureza e exatas, além das questões de inglês que também devem continuar apresentando um pézinho em outras disciplinas. Outra mudança, que já havia sido anunciada antes pela própria Fuvest, é o fato da prova ser impressa em cores. Não sei se nas edições anteriores já apresentavam isto, mas a prova foi grampeada de maneira simples, não do formato de livreto convencional dos vestibulares e simulados de cursinhos. Outro ponto que também não tenho certeza é o fato do gabarito apresentar círculos grandes e não quadradinhos apertados - (pelo que ouvi de uns amigos, no ano passado o gabarito era assim).
HiroshiNk
HiroshiNk
Iniciante

Mensagem por Francisco+1 Ter 26 Nov 2019, 09:09

Sobre o que falaram de conteudismo, vejo muitos que há maior facilidade em aprender as matérias do tipo física, química e matemática do que as demais. Isso porque é muito dissemidado o conteúdo dessas materias, agora procure história/geografia/português, é escasso. Do que adianta eu colocar um aluno que sabe o que é objeto direto, mas não entende que se eu repeti-lo estou querendo dar ênfase? Ou mesmo do que adianta perguntar sobre a forma do relevo de SP e não entender quais são as consequências disso? Ao meu ver, mesmo sendo a "Fuvest", precisa-se trabalhar as competências de cada área pois o próprio MEC estipula esse padrão, se a Unicamp é reflexiva, o Enem interpretativo, porque a Fuvest não pode ser os dois e ainda pegar mais conteúdo (vide questões da África e de análise dimensional) ?

Francisco+1
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo