Geom. Analítica - Circunferências - IF-RR 2018
2 participantes
Página 1 de 1
Geom. Analítica - Circunferências - IF-RR 2018
Considere, no plano cartesiano, as circunferências de equações λ3 : (x + 2)2 + (y + 2)2 = 4 e λ4 : (x - 3)2 + (y - 3)2 = 9 e uma reta r que passa pelos centros dessas circunferências, conforme Figura abaixo. A circunferência λ1 é tangente interiormente às circunferências λ3 e λ4 e tem o seu centro C1(a ; b ) pertencente a reta r . E a circunferência λ2 é tangente exteriormente às circunferências λ3 e λ4 e tem o seu centro C2(c ; d ) também pertencente a reta r . Dessa forma, é correto afirmar que:
A) a + b + c + d = 1
B) a + b + c + d = 2√2
C) a + b + c + d = 2
D) a + b + c + d = 0
E) a + b + c + d = √2
A) a + b + c + d = 1
B) a + b + c + d = 2√2
C) a + b + c + d = 2
D) a + b + c + d = 0
E) a + b + c + d = √2
Susttor Loki- Iniciante
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Geom. Analítica - Circunferências - IF-RR 2018
Boa Tarde Elcioschin, obrigado pela dica e por sua contribuição enorme ao Fórum.
A partir da sua dica consegui desenvolver mais a resolução mas estou me perdendo no meio do processo. Descobri as coordenadas de D, E, F e G, no entanto, tentei igualar a soma das distancias entre C1-G e C1-Origem com o raio de C1 para descobrir (a,b) mas não consegui. Alguém já fez essa questão e poderia disponibilizar os cálculos ?
A partir da sua dica consegui desenvolver mais a resolução mas estou me perdendo no meio do processo. Descobri as coordenadas de D, E, F e G, no entanto, tentei igualar a soma das distancias entre C1-G e C1-Origem com o raio de C1 para descobrir (a,b) mas não consegui. Alguém já fez essa questão e poderia disponibilizar os cálculos ?
Susttor Loki- Iniciante
Re: Geom. Analítica - Circunferências - IF-RR 2018
Mostre o passo-a-passo dos seus cálculos, para que os demais usuários possam comentar.
Elcioschin- Grande Mestre
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos