PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão em Transformações Gasosas

2 participantes

Ir para baixo

Pressão em Transformações Gasosas Empty Pressão em Transformações Gasosas

Mensagem por giu157 Qui 26 Set 2019, 18:02

Olá, forumeiros!

Acredito que esta seja minha primeira postagem, e estou com uma dúvida teórica, algo para discutir(mos) e pensar(mos) em como explicar e entender o problema.

Ao pensar em transformações gasosas, e no trabalho realizado em transformações deste tipo, temos que uma abordagem clássica é a transformação sob pressão constante, onde o trabalho é dado pelo produto τ = p.Δv .


Alguns alunos me perguntaram como era possível a pressão se manter constante nesse tipo de transformação.
Eu dei uma explicação, e também mostrei matematicamente a partir da Equação de Clapeyron: pV = n.R.T; se há aumento na temperatura, um aumento proporcional no volume mantém a pressão constante.


Mas senti que eles não ficaram convencidos.


Pensaram em termos de "se aumentamos a temperatura, a energia cinética das partículas aumenta, e o choque com as paredes do recipiente é mais forte. Se é mais forte, tem mais pressão. Ok, o êmbolo pode se movimentar, mas como que isso diminuir a força do impacto?"

Enfim, acredito que era essa a dúvida que tinham. Gostaria de refletir sobre isso, e saber como poderia explicar ou exemplificar algo para sanar esse questionamento, que achei muito pertinente.

Desde já, muito obrigado!

giu157
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/10/2016
Idade : 36
Localização : Campinas, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão em Transformações Gasosas Empty Re: Pressão em Transformações Gasosas

Mensagem por Dr.Astro Qui 26 Set 2019, 19:51

Você pode apresentar a dedução da equação τ = p.Δv, já que é derivada dos estudos sobre pressão.
W-> Trabalho(work)
p-> pressão

Pressão em Transformações Gasosas Gif.latex?W%3DF (I)


Pressão em Transformações Gasosas Gif 

Pressão em Transformações Gasosas Gif.latex?F%3Dp (II)


II em I -> Pressão em Transformações Gasosas Gif.latex?W%3DF --> Pressão em Transformações Gasosas Gif.latex?W%3Dp.A

Se em um êmbolo, por exemplo, certa área é deslocada, isso se configura como volume, pois Pressão em Transformações Gasosas Gif.latex?V%3DA
Por isso, chegamos a:
Pressão em Transformações Gasosas Gif.latex?W%3Dp

Você pode utilizar a questão sobre choque e energia cinética no sentido de:
Aumentou a temperatura -> aumenta a força das colisões nas paredes do recipiente
Mas... aumentou a força das colisões nas paredes do recipiente -> aumenta o volume -> pressão permanece contante já que p=F/A

Pressão em Transformações Gasosas Gif.latex?W%3Dp

Pressão em Transformações Gasosas Gif.latex?W%3D%5Cfrac%7BF_%7Bconstante%7D 

Pressão em Transformações Gasosas Gif
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos