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Mensagem por Jessie Qui 23 maio 2019, 21:26

No soneto "Língua Portuguesa", o poeta Olavo Bilac faz uma declaração de amor ao nosso idioma. Leia estes trechos do poema:

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura
[...]
Amo-te assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura! [...]

Olavo Bilac. Obra reunida. (Org. Alexei Bueno) Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p . 240


Releia o texto, se possível em voz alta, e, atentando para o aspecto sonoro dos versos, responda aos itens de a a c.

a) No segundo verso, o poeta cria uma aliteração com os fonemas /t/, /p/, /d/. Observe:
"És, a um tempo, esplendor e sepultura".

A partir desse exemplo, explique o que é aliteração e identifique outro verso em que esse recurso sonoro também é empregado pelo poeta.

b) Em alguns versos do texto, o poeta faz uso da assonância, recurso que, por meio da repetição de fonemas vocálicos, cria determinados efeitos sonoros.

No verso 5 ("Que tens o trom e o silvo da procela") ocorrem assonâncias? Explique.

c) Que efeito sonoro ("barulho") o poeta procurou sugerir no verso 5? Como ele obteve esse efeito?

Vocabulário

  • Lácio - antiga região em que se falava o latim
  • tuba -  instrumento musical de sopro
  • clangor - som metálico estridente
  • lira - instrumento de corda que produz sons suaves
  • singela - simples; sem enfeites
  • trom - estrondo; barulho forte
  • silvo - assobio; zunido cortante
  • procela - tempestade no mar
  • arrolo - cantiga de ninar


Não disponho do gabarito, único item que preciso de esclarecimentos é o c (responda todos se quiser), o barulho seria de um raio ou trovão, pela assonância e aliteração de /t/, /en/, /t/, /õ/ ?

obs: /en/ é o som vocálico em "tens"
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Mensagem por SanchesCM Dom 26 maio 2019, 12:12

Acredito que a questão não queira que tu digas a respeito do que estava havendo, como o barulho de um raio ou de um trovão, mas sim da ideia por trás, que seria simplesmente a representação de um estrondo por meio do uso da aliteração. Se tu fizeres um contraste com os versos anteriores, perceberás que eles são, foneticamente falando, mais "suaves" em relação ao quinto.
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