PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

▪Redação= Cibercondria: A doença da era digital.

3 participantes

Ir para baixo

▪Redação= Cibercondria: A doença da era digital. Empty ▪Redação= Cibercondria: A doença da era digital.

Mensagem por Bertun3s Qua 24 Abr 2019, 23:32

A ascensão da internet ocasionou incontáveis mudanças à sociedade atual, através do contato instantâneo com a informação. Com isso, para muitos, a busca por diagnóstico médico se tornou ultrapassada e a internet primordial na determinação de doenças e compra de medicamentos. Entretanto, o uso inconsciente da ferramenta pode induzir o indivíduo ao erro, pela crença falha em possuir determinada doença.

  À priori, em séculos atrás, a hipocondria era amplamente difundida. Ela se caracteriza na infundada convicção de estar com uma doença grave, sendo apresentada na criação do "Emplasto Brás Cubas" do livro " Memórias Póstumas de Brás Cubas". Atualmente, se faz presente a partir da era digital, que além de induzir indivíduos ao consumo de grande quantidade de medicamento pela busca idealizada da própria imagem, facilita o contato a demasiados medicamentos.

 Com isso, muitos, psicologimente, ao pensarem estar doentes e usarem fármacos exageradamente sem prescrição médica, como analgésicos, acabam desenvolvendo doenças reais. Como ilustração, além da obsessão pelo próprio estado de saúde, a ansiedade crônica. Esta, pode desencadear o isolamento social, como também impasses no próprio organismo de outrem.

Portanto, apesar do progresso tecnológico da internet, impasses de seu uso associado àautomedicância não podem ser negligenciados. Por isso, no Brasil, se faz necessário que o governo em parceria com o Sistema Único de Saúde(SUS) proponha campanhas em hospitais. Isso, a partir de palestras com profissionais capacitados que especifiquem a importância da consulta ao médico para delimitado diagnóstico e prescrição de fármacos para uso consciente. Além disso, a mídia deve propor campanhas que conscientizem grande parte da população para cautela na automedicância e diagnósticos "online", visando mitigar a hipocondria digital.

▪Obrigada pela paciência e tempo gasto de quem leu é peço que alguém corrija, por favor.
Bertun3s
Bertun3s
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

▪Redação= Cibercondria: A doença da era digital. Empty Re: ▪Redação= Cibercondria: A doença da era digital.

Mensagem por VctMR Qui 25 Abr 2019, 09:09

Olá Bertun3s! Corrigindo a nível Enem tem-se a seguinte análise:

Competência 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
200
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
160
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

180
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

200
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
180
Nota Final: 920
--------------------------
Na competência 2, o que faltou foi retomar de alguma forma a citação da área de conhecimento que você pôs.
Na competência 3, o seu posicionamento em consonância com a argumentação foi mínima ao longo do texto, principalmente no desenvolvimento, o que dá impressão de parecer uma redação mais dissertativa. Faltou você colocar a marca de autoria.
Na competência 5, com base na correção atual da proposta de intervenção do Enem, só é levado em consideração um agente social para correção, o que não interferiu na sua nota. Dessa forma, considerando os agentes governo em parceria com o Sistema Único de Saúde(SUS) não vi a finalidade, o que se espera com as campanhas em hospitais, houve mais um detalhamento dessa parte entendeu?


Fora isso sua redação está ótima, tem uma boa estrutura textual. Levei em consideração que você queria a correção no padrão Enem. Se for para algum vestibular ou concurso informe e não esqueça a tipologia textual proposta para efeito de correção.


Wink Wink



___________________________
VctMR - 960 na redação do Enem


Última edição por VctMR em Qui 25 Abr 2019, 16:16, editado 1 vez(es)
VctMR
VctMR
Jedi
Jedi

Mensagens : 255
Data de inscrição : 11/05/2018
Idade : 23
Localização : Brasíla

Ir para o topo Ir para baixo

▪Redação= Cibercondria: A doença da era digital. Empty Re: ▪Redação= Cibercondria: A doença da era digital.

Mensagem por Jessie Qui 25 Abr 2019, 13:49

O seu texto tem duas introduções, use o primeiro parágrafo para apresentar o tema e os outros para comprovar sua tese.

Duas introduções? escreveu:A ascensão da internet ocasionou incontáveis mudanças à sociedade atual, através do contato instantâneo com a informação. Com isso, para muitos, a busca por diagnóstico médico se tornou ultrapassada e a internet primordial na determinação de doenças e compra de medicamentos. Entretanto, o uso inconsciente da ferramenta pode induzir o indivíduo ao erro, pela crença falha em possuir determinada doença.

À priori, em séculos atrás, a hipocondria era amplamente difundida. Ela se caracteriza na infundada convicção de estar com uma doença grave, sendo apresentada na criação do "Emplasto Brás Cubas" do livro " Memórias Póstumas de Brás Cubas". Atualmente, se faz presente a partir da era digital, que além de induzir indivíduos ao consumo de grande quantidade de medicamento pela busca idealizada da própria imagem, facilita o contato a demasiados medicamentos.

Linha 3 do parágrafo 1: "o uso inconsciente" -  ficaria mais objetivo se fosse trocado por "uso irresponsável" ou outra palavra de sentido mais exato do que "inconsciente".

Parágrafo 3 escreveu:Com isso, muitos, psicologimente, ao pensarem estar doentes e usarem fármacos exageradamente sem prescrição médica, como analgésicos, acabam desenvolvendo doenças reais. Como ilustração, além da obsessão pelo próprio estado de saúde, a ansiedade crônica. Esta, pode desencadear o isolamento social, como também impasses no próprio organismo de outrem.

Linha 1 do parágrafo 3: "psicologimente" está grafada fora da norma padrão;
Linha 1 do parágrafo 3: "psicologicamente" não tem sentido na frase e pode ser eliminada;
Linhas 2 e 3 do parágrafo 3: " . Como ilustração, além da obsessão pelo próprio estado de saúde, a ansiedade crônica."
O primeiro ponto provoca uma pausa desnecessária que quebra o ritmo do texto;

Linha 4 parágrafo 3: "Esta, pode desencadear o isolamento social, como também impasses no próprio organismo de outrem."

Como a ansiedade crônica pode provocar impasses "no próprio organismo de outrem"? Não tem sentido lógico e contará como erro estrutural e de argumentação.

Parágrafo 4 escreveu:Portanto, apesar do progresso tecnológico da internet, impasses de seu uso associado àautomedicância não podem ser negligenciados. Por isso, no Brasil, se faz necessário que o governo em parceria com o Sistema Único de Saúde(SUS) proponha campanhas em hospitais. Isso, a partir de palestras com profissionais capacitados que especifiquem a importância da consulta ao médico para delimitado diagnóstico e prescrição de fármacos para uso consciente. Além disso, a mídia deve propor campanhas que conscientizem grande parte da população para cautela na automedicância e diagnósticos "online", visando mitigar a hipocondria digital.

Linha 1 do parágrafo 4: "àautomedicância" - dois erros gramaticais, primeiro escreveu duas palavras como uma e "automedicância" não existe, se foi um neologismo intencional use aspas;

Linhas 2 e 3 do parágrafo 4: "Por isso, no Brasil, se faz necessário que o governo em parceria com o Sistema Único de Saúde(SUS) proponha campanhas em hospitais. Isso, a partir de palestras com profissionais capacitados que especifiquem a importância da consulta ao médico para delimitado diagnóstico e prescrição de fármacos para uso consciente."

Há um erro lógico nesta proposta, o problema é que as pessoas não procuram o médico para consulta, por que faremos palestras em hospitais? Além disso a proposta é bastante superficial e não está completa, pois não cita como serão as palestras,  para quem serão e quais seus efeitos.


Linhas 4, 5 e 6 do parágrafo 4: "Além disso, a mídia deve propor campanhas que conscientizem grande parte da população para cautela na automedicância e diagnósticos "online", visando mitigar a hipocondria digital."

Reincidência do erro na escrita de "automedicância" (automedicação);
Além disso, é outra conscientização que será considerada falta de repertório e senso comum pelos avaliadores, a proposta não está completa e não cumpre os requisitos exigidos, podemos questionar como serão feitas e onde serão exibidas as campanhas? e também quais seus  efeitos?
Linha 6 do parágrafo 4 escreveu:mitigar
Essa palavra é mais formal do que as outras que foram utilizadas no texto e por isso destoa da linguagem utilizada e conta como um formalismo descabido.

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: você tem um bom domínio da norma padrão, mas cometeu deslizes de gramática e reincidiu nos deslizes, além disso criou algumas confusões com a ordenação de algumas frases, por isso 120 pontos.

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: falta conhecer mais as exigências da proposta de intervenção, escreveu o texto com 2 introduções e teve uma argumentação pouco articulada e desconectada com a  proposta de intervenção, por isso 120 pontos.

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: Utilizou bons argumentos e o problema foi a organização desses argumentos, por isso 160 pontos.

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: Faltou uma boa articulação dos seus argumentos de forma que comprovassem que sua tese é uma verdade e por isso 120 pontos.

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: Sem dúvidas foi a pior parte, faltou criatividade para sair do senso comum das "conscientizações" e não cumpriu os requisitos mínimos de uma proposta de intervenção, a única parte boa foi que você conseguiu conectar a proposta com a introdução, por isso 80 pontos.

Total: 600 pontos

Reescreva a redação para vermos sua evolução!

Leia o manual de redação do ENEM, você encontra fácil na internet e vai te ajudar muito!

Bons estudos!
Jessie
Jessie
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 29/11/2017
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

▪Redação= Cibercondria: A doença da era digital. Empty Re: ▪Redação= Cibercondria: A doença da era digital.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos