PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lei de gauss dúvida

2 participantes

Ir para baixo

Lei de gauss dúvida  Empty Lei de gauss dúvida

Mensagem por Dylan Chan Dom 17 Mar 2019, 10:49

Olá pessoal! Eu tenho algumas dúvidas a respeito da superfície gaussina. Por exemplo, se considerarmos uma carga carregada e tomarmos um ponto no espaço, esse ponto sofreria as ações do campo elétrico certo?? Se fizermos uma superfície gaussina em forma de esfera com centro na carga e com o ponto na superfície, facilmente calculamos o campo em que o ponto está sujeito. Mas se fizermos uma esfera que também tivesse o ponto na superfície esférica, porém sem envolver a carga, segundo a lei de gauss o campo seria nulo, o que é um absurdo. Então, como saber se eu desenhei a superficie correta se pode assumir diferentes valores ????
Ainda sobre a superficie gaussina , na demonstração de que as cargas em um condutor em equilíbrio eletrostático se localizam na superfície externa do condutor, partimos de uma superfície gaussina no centro e como não há cargas no interior então o campo é nulo pela lei de gauss. Mas como falei acima como ter certeza se não é possível traçar outra superfície gaussina que o campo de diferente de zero. Por exemplo poderíamos traçar uma esfera que englobasse as cargas externas, desenhando por exemplo uma esfera secante ao condutor com um ponto interno do condutor na superficie externa da gaussina, não poderíamos concluir que o campo é zero, pois há cargas no interior da gaussina.
Dylan Chan
Dylan Chan
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 31/05/2018
Idade : 21
Localização : São Paulo- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de gauss dúvida  Empty Re: Lei de gauss dúvida

Mensagem por Elcioschin Dom 17 Mar 2019, 13:11

Imagine uma esfera condutora de raio R, carregada com carga Q
Neste caso a superfície gaussiana seria, obrigatoriamente, uma esfera com raio r < R.

Se r fosse maior do que R, a superfície gaussiana abrangeria a carga Q, distribuída uniformemente na superfície da esfera e não conseguiríamos provar nada a respeito da inexistência de campo dentro da esfera.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71989
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de gauss dúvida  Empty Re: Lei de gauss dúvida

Mensagem por Dylan Chan Dom 17 Mar 2019, 19:03

Olá elcioschin! Com a lei de gauss eu consigo encontrar o valor do campo elétrico na superfície gaussina, certo? Então eu devo construir uma superfície gaussina que tangencie um ponto interno certo? Eu concordo com você, se eu cobrisse toda a esfera condutora eu não estaria tangenciando um ponto interno da esfera. Mas a questão é outra. Pois se eu fizesse uma superfície gaussina que por exemplo cobrisse metade da esfera condutora e outra metade o meio exterior, ou melhor dizendo, uma superfície gaussina secante a esfera, eu estaria pegando um ponto tangente do interior da esfera e ao mesmo tempo as cargas na casca da esfera. Ou seja,  eu não garantiria que o campo elétrico é nulo. Minha dúvida é: Como saber se eu peguei a superficie correta se é possível obter diferentes valores para o campo em um mesmo ponto?
Dylan Chan
Dylan Chan
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 31/05/2018
Idade : 21
Localização : São Paulo- São Paulo - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de gauss dúvida  Empty Re: Lei de gauss dúvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos