PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dilema entre sonho e oportunidade

5 participantes

Ir para baixo

Resolvido Dilema entre sonho e oportunidade

Mensagem por gustavocsilva1 Sex 18 Jan 2019, 09:49

Pessoal, hoje saiu o resultado do ENEM. Fui muito bem e provavelmente entraria em qualquer curso, ainda mais sendo aluno de escola pública. Minha pretensão inicial era utilizar minha nota para Economia na USP de RP, mas após o resultado, muitos amigos e familiares estão me aconselhando a prestar medicina na UFMG. 
Sei que a decisão é inteiramente minha, mas gostaria de ouvir sugestões e experiências de vocês. Alguém já entrou em um curso e se frustou? Nunca pensei na área médica, mas hoje tenho questionado minhas decisões. Enfim, qualquer comentário será útil.


Última edição por gustavocsilva1 em Sex 18 Jan 2019, 14:29, editado 2 vez(es)

gustavocsilva1
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 03/01/2018
Idade : 22
Localização : Mococa, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dilema entre sonho e oportunidade

Mensagem por Elcioschin Sex 18 Jan 2019, 11:13

Esta decisão é fundamental para a sua vida.
Lembre-se que a profissão de economista é totalmente diferente da de médico.

Em qual das duas profissões você acha que seria feliz, isto é, aquela em você trabalharia por gosto, e não somente pelo dinheiro.

Imagine uma pessoa que escolha errado: vai ter que "aturar" o dia-a-dia como uma mera obrigação para ganhar dinheiro. Esta pessoa vai ser infeliz e todo dia só vai pensar na aposentadoria depois dos 60.

Eu tive uma colega que fazia engenharia comigo. Abandonou o curso no final do 2º ano, prestou vestibular para medicina e exerce a profissão até hoje e é feliz!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71679
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dilema entre sonho e oportunidade

Mensagem por Leo Consoli Sex 18 Jan 2019, 12:46

A decisão é sua, acho que você tem que pensar se o que te interessa em economia também se encontra na área medica, por que são dois cursos e duas carreiras bem diferentes, existe um motivo pra medicina ser o curso com o maior numero de alunos depressivos e ter tantos suicídios, o curso é longo,puxado e cansativo e muitas pessoas estão la por pressão da família.
Se você gostar, é outra historia, mais se passar no curso arrastando o desejo de fazer outra coisa não vai ser uma boa experiencia. 
Agora você disse que nunca pensou na área medica então pode ser que goste, tem pouco tempo ate o Sisu então eu recomendaria conversar com pessoas da área e visitar alguns hospitais.
Leo Consoli
Leo Consoli
Fera
Fera

Mensagens : 383
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 23
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dilema entre sonho e oportunidade

Mensagem por Diego A Sex 18 Jan 2019, 14:08

Entrar numa faculdade de Medicina não deveria ser somente um objetivo para satisfação do seu ego ou de pessoas ao seu redor. Aparentemente você se divide na sua decisão porque isso envolve o olhar de seus próximos. Não falo pra você desistir de rever suas escolhas, mas saiba que a área médica precisa de profissionais muito bem qualificados e seria ótimo contar com pessoas de responsabilidade e de mérito. Então decidir pela área da saúde é mais do que uma decisão individualista, mesmo que essa de certa forma deva ser atendida. Boa sorte!

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] // [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dilema entre sonho e oportunidade

Mensagem por gustavocsilva1 Sex 18 Jan 2019, 14:29

Obrigado a todos pelos comentários. Reconheço que são profissões muito distintas. 
Recentemente conheci o provérbio popular:  "Se um cavalo selado passar perto de você, suba porque pode ser que ele passe apenas uma vez". Hoje questionei essa frase. A medicina é um dos poucos cursos que a ascensão social é quase certa. Ainda mais para mim, que não sou de família rica, o peso acaba sendo grande.
De qualquer forma, se optar por ela, o farei com seriedade e responsabilidade, assim como o Diego pontuou como necessário.

gustavocsilva1
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 03/01/2018
Idade : 22
Localização : Mococa, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dilema entre sonho e oportunidade

Mensagem por leon030299 Sex 18 Jan 2019, 20:27

Amigo, eu como filho de médico e estudante de medicina aconselho você a pensar bem. Médico ganha bem pois trabalha muito. Se queres ganhar 30 mil como medico vai ganhar, só vai trabalhar 15 plantões/ mês. Já vou adiantando que é terrível, dormir 5 horas por plantão é um verdadeiro luxo, Você trabalha durante um dia e descansa o outro. Não é a toa que o suicidio chega até 3x mais que a população nos EUA e 70% a mais no Brasil.Além disso, a tendência  é o salário piorar. Com tudo isso dito, para ser um bom médico e ascender em uma boa residência é necessário o estudo contínuo, já que o conhecimento médico se modifica mais rapidamente que os outros. Estou partindo do pressuposto de querer ser um bom médico. Do contrário, dá pra empurrar o curso com a barriga, buscar conhecimento político e arrumar um monte de plantões, vai deixar morrer um monte de gente e se ainda tiver consciência, vai tê-la pesada para o resto da vida. Portanto, invista seu tempo em economia até um doutorado( lembre-se que a carga horária dedicada ap curso de medicina dá para terminar um doutorado e ainda sobra tempo), sendo a área que você gosta as possibilidades são infinitas( professor, consultor, executivo...). Se optar pela medicina com o objetivo de ser um bom médico, boa sorte e bem-vindo.
leon030299
leon030299
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 175
Data de inscrição : 26/02/2013
Idade : 25
Localização : PE-BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dilema entre sonho e oportunidade

Mensagem por gustavocsilva1 Sáb 19 Jan 2019, 09:41

Decidi fazer economia mesmo. Olhando as grades dos dois cursos, fiquei mais certo de que medicina não é para mim. Enfim, obrigado pelo comentário leon.

gustavocsilva1
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 03/01/2018
Idade : 22
Localização : Mococa, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dilema entre sonho e oportunidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos