PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Natalidade Brasileira a Incríveis 1,79

Ir para baixo

Natalidade Brasileira a Incríveis 1,79 Empty Natalidade Brasileira a Incríveis 1,79

Mensagem por GranTorino 30/6/2018, 1:57 am

Pesquisando no Google a taxa de natalidade mais recente do país, tive como resultado o censo do ano de 2015 cuja taxa ficou próxima a 1,79. O que eu achei assustador, já que ela é inferior à taxa estadunidense (1,84). Além disso, ela nos faz pensar o quão sombrio pode ser o futuro da galera do século XXII.

Embora a taxa japonesa tenha atingido a marca de 1,2 e, particularmente, para mim jamais sairá disso, a menos que importe população, necessitando para isso de uma reforma em sua política imigratória, uma vez que nem mesmo o número de descendentes japoneses dará conta de suprir a demanda, o Japão não sofrerá muito. Isso porque ele é um país que já investiu intensamente em suas estruturas médicas, urbanas e sociais. 

Essa taxa brasileira, que provavelmente diminuiu ainda mais, não pode limitar o país a atingir um nível de desenvolvimento tão grande quanto ao que o Japão atingiu? Eu me lembro que no começo da década de 2010 o Japão tinha perdido a segunda posição de maior economia mundial para o mercado Chinês, muitos falavam que era em razão da população japonesa estar ficando velha e eu achava aquilo bizarro.

A China e Índia têm um dos mercados mais promissores, sei que não é somente por causa da população.

Mas e quanto ao nosso país, que apesar de reduzir sua taxa de natalidade, não possui uma população tão longeva, nem mesmo adaptada aos trabalhos que os restam nos fins de suas vidas, pois muitos não conseguiram uma vida acadêmica a qual poderia os beneficiar nesse estágio. Não tem como um Estado e uma minoria ficar sustentando um número muito alto de pessoas improdutivas. 

O que vocês acham que acontecerá?
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos